Ribeira Brava em festa *)
- O casal Real era ontem esperado com bastante entusiasmo no concelho da Ribeira Brava. É que Dona Isabel é descendente de uma antiga família nobre, de nome Correa Herédia, de onde se destaca Francisco Correa Herédia, conhecido por Visconde da Ribeira Brava, e que muito fez pelo desenvolvimento da localidade.
-
- A visita dos Duques de Bragança iniciou-se com uma homenagem na Câmara Municipal da Ribeira Brava, que está instalada num edifício que pertenceu aos familiares de Dona Isabel. Altura para reavivar memórias e para uma troca de presentes. O Presidente da edilidade ofereceu aos Duques duas garrafas de Vinho Madeira embaladas numa bonita caixa de embutidos, tendo Leonete Reis, presidente da Assembleia Municipal, ofertado a Dona Isabel um ramo de flores e outras lembranças.
D. Duarte, por sua vez, ofereceu à autarquia uma medalha comemorativa do seu casamento e uma outra assinalando o nascimento da sua segunda filha, Dona Maria Francisca.
Na altura, Ismael Fernandes salientou o prazer de todos em receber os Duques de Bragança e lembrou que a Ribeira Brava foi o último concelho a ser fundado na Região Autónoma da Madeira e teve corno grande impulsionador Francisco de Herédia.
Jornal da Madeira, Raquel Gonçalves, 6 de Agosto de 1997.
-
Patriotismo *)
- D.Isabel confessou aos jornalistas a sua emoção pelo «regresso às origens» e por constatar o trabalho efectuado por todos os membros da família Herédia, que a par do Visconde da Ribeira Brava, curiosamente um republicano convicto, deram igual contributo no desenvolvimento da ilha.
Duques ao vivo *)
- Acompanhados das individualidades ribeira -bravenses , os duques deram depois um passeio a pé pela vila, visitando a igreja matriz, onde conheceram alguma estatuária e joalharia sacra do século XVI. Percorridas as principais artérias, D. Duarte e D. Isabel foram ainda recebidos no Museu Etnográfico da Madeira. Ali, apreciaram as actividades tradicionais da Região na pesca, agricultura e artesanato. Ao casal foram oferecidos uma manta de retalhos, feita em tear tradicional, e dois pares de sandálias para crianças, manufacturadas por artesãos madeirenses.
Diário de Notícias, Helena M. Anes R., 6 de Agosto de 1997 pág.7
A propósito da monarquia : *)
- "E só para que conste, e segundo sondagens recentes, cerca de 60 por cento dos portugueses gostariam de viver numa monarquia, embora não considerem um tema muito importante,. 30 por cento deste total considera que o regime seria útil para o país, enquanto que 20 por cento dos portugueses são claramente contra a monarquia."
Jornal da Madeira, 6 de Agosto de 1997.
*) Extractos de notícias publicadas no Jornal da Madeira e Diário de Notícias
Página pessoal da Senhora Duquesa de Bragança
Sobre o Visconde da Ribeira Brava
Várias páginas sobre Monarquia (Sapo)
Câmara Municipal da Ribeira Brava
E mail: João Luis Gonçalves)