NÚCLEO DE ANTIGOS-ALUNOS DO COLÉGIO SANTO INÁCIO
Rua São Clemente 226 / 22260-000 Rio de Janeiro - RJ / BRASIL
tel. (21)2537-8646 / fax (21)2266-5367
"âncora": Prof.Vicente Paim


história do csi
Santo Inácio
o núcleo
cadastramento
fotos-recordações
infoCSI
serviço
obras sociais
espiritualidade
ex-alunos
você mudou?
pessoas & fatos
opiniões
novos alunos

anagrama IHS,
símbolo da
Companhia de Jesus;
as três primeiras letras
da palavra Jesus em grego
ou, conforme outra interpretação,
as iniciais da frase
Iesus Hominium Salvador
(Jesus Salvador dos Homens)



volta ao início

o que são
"exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola"?

Inácio responde nas suas Anotações para se adquirir alguma compreensão dos EE e ajudar tanto quem os dá, como quem os recebe: "Por exercícios espirituais se entende qualquer modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e outras atividades espirituais, de que adiante falaremos. Assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, chamam-se exercícios espirituais diversos modos da pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas. E, depois de tirar estas, buscar e encontrar a vontade divina na disposição de sua vida para sua salvação."

A palavra chave é exercícios. Se você é convidado a fazer exercícios, você logo entende que vai haver um treino, de acordo com um plano e a orientação e acompanhamento de um treinador. Logo os EE não são qualquer oração, mas são um trabalho planificado, com orientação e acompanhamento.

Os Exercícios são previstos para durarem um mês intenso, em lugar retirado, onde a pessoa possa deixar seus negócios, ocupações e cuidados habituais, ou ao longo da vida corrente, quando só puder dispor de uma hora ou uma hora e meia cada dia. Nos dois casos, quem dá os Exercícios, se absterá de dar conselhos, ou influir nas decisões, simplesmente apresentando, com brevidade, os modos de orar e os assuntos.

O conjunto é dividido em 4 "semanas" ou etapas.

  • introdução - sentido da vida

  • atitudes básicas do comportamento e análise pessoal
  • 1.ª etapa (ou 1.ª semana)

  • consciência da existência do mal e suas conseqüências
  • 2.ª etapa (ou 2.ª semana)

  • a convocação para o Reino feita por Jesus
    a Encarnação de Cristo e sua vida oculta
    as duas bandeiras - o convite de Cristo
    as três atitudes de respostas humanas
    a vida missionária de Cristo
  • 3.ª etapa (ou 3.ª semana)

  • Paixão e morte de Jesus
  • 4.ª etapa (ou 4.ª semana)

  • Cristo Ressuscitado
    a contemplação para o Amor

    Paralelamente e de acordo com os objetivos de cada etapa ou semana, Santo Inácio desenvolve orientações e comentários sobre procedimentos e técnicas, como discernimento, processo das moções e sentimentos, como fazer uma opção/eleição, exercícios de humildade, ascese... Também sugere e propõe diversas formas e métodos de oração e contemplação, de diálogo com Deus, exame de consciência, regras e orientações para as diversas situações da vida.
    Inácio já previu adaptações às circunstâncias de lugar e pessoas. Assim, hoje, temos Exercícios de fins de semana para iniciação, Exercícios dados em etapas sucessivas e Exercícios de oito ou dez dias.

    Uma nota: os Exercícios são previstos para pessoas que sentem em si ânimo e generosidade para ordenar seus afetos e buscar e achar a vontade de Deus em todas as coisas. Se, de fato, muitas pessoas sentem um efeito curativo e restaurador fazendo os Exercícios, isto não quer dizer que eles sejam propostos como ajuda a pessoas desanimadas, fragilizadas e problematizadas, pois supõem autonomia e esforço também psicológicos.

    experimente!

    clique aqui e veja onde fazê-los

    veja também
    O CAMINHO DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
    P.R.Paiva SJ