***

 

Eu sempre gostei de escrever. Desde pequeno brinco com as palavras, procurando ordená-las e dar-lhes um sentido. Observava o meu avô trabalhar (ele era jornalista) e ficava fascinado. Certa feita, quando eu tinha os meus doze anos de idade, decidi mostrar ao meu avô um "livro" feito por mim: uma estória policial, escrita com caneta vermelha, em papel ofício, com uma letra minúscula. Na verdade, deixei sobre a mesa dele, timidamente. Nem esperava que fosse ler. No dia seguinte, ele comentou com o meu pai que eu um dia eu seria um escritor. Aquilo me fez tomar uma decisão: eu faria jornalismo.

Naquela época, o meu avô trabalhava na velha máquina de datilografar. Chegou até mesmo a ter uma máquina de escrever elétrica, uma inovação para o velho jornalista. A vida não lhe deixou "navegar" pela rede; se bem que ele não teria paciência para isso, decerto, visto que nem sequer sabia ligar um vídeo. E a Internet abriu um leque de possibilidades muito amplo, particulamente na área da comunicação. A maioria dos jornais, agências, rádios, televisões, grandes ou pequenos, possuem a sua Home Page. Alguns jornais existem apenas em suas versões digitais, dado o seu baixo custo em relação ao modelo tradicional. 

A Internet é uma espécie de mundo pararelo ao nosso, onde as fronteiras inexistem e o sentido de liberdade é multiplicador. Fonte de pesquisas, lugar de negócios e entretenimento, de prazer e bate-papos. "Aldeia Global". Viajar pelo planeta "navegando" sobre os bytes velozes, interagir, buscar aquilo que almeja digitando algumas palavras-chave, se surpreender. Um mundo ainda pouco explorado, que precisa ser utilizado de uma maneira mais útil e racional, mas que certamente já influencia e influencirá ainda mais o mundo em que respiramos.    

O jornal O Foca é apenas mais um nesta teia que não para de crescer. Esta primeira edição teve a sua interface toda elaborada por mim, com uma participação muito especial de Cristiane Meneses, o grande amor da minha vida, e nós não entendemos quase nada de HTML; e é justamente a facilidade que existe hoje em criar e alojar um site na World Wide Web que a rede não para de se tornar maior e mais insinuante. Tentei fazer o melhor, dentro das minhas limitações técnicas, e pelo menos acho que não ficou um trabalho horrível... . Aceito críticas e espero contar com a ajuda de alguém mais experiente com a Hipertext Markup Language nas próximas edições.

A minha maior preocupação não é a interface do site, mas sim o conteúdo dele. Nesta primeira edição, a quantidade de estudantes de comunicação que me mandaram material foi muito pequena. Espero que ela aumente na segunda, na terceira, na quarta edição, e assim sucessivamente.

É muito fácil participar de O Foca. Se você é estudante de comunicação de qualquer parte deste planeta, pode mandar a sua matéria ou o seu artigo. Você também pode participar de uma maneira mais eficaz ajudando na construção do site, aceitando indicações de matéria, nos indicando matérias, dando sugestões, nos avisando sobre eventos interessantes, participando de nossas reuniões etc. Se você não é estudante de comunicacação e gostaria de participar, entre em contato, pois também aceitamos colaboradores.

Nesse primeiro momento, O Foca terá atualização mensal. Mas isso não impede que alguns links sejam atualizados até diariamente, como um que pretendo criar para coisas de última hora. À medida que o número de participantes for aumentando, ele passará a ser quinzenal. Da mesma forma, o jornal ganhará mais links, um formato mais qualificado, um conteúdo mais rico e, consequentemente, se tornará mais atrativo e dinâmico.

O Foca é um espaço democrático, onde o que vale é o seu talento e estilo para escrever. Aqui, além de mostrar o que sabe, você lerá coisas interessantes, principalmente na área de jornalismo. A idéia é fazer deste pequeno fio na imensa teia um laboratório prático e um ambiente interativo; a ambição maior é, quem sabe um dia, fazer de O Foca uma referência nacional para estudantes e profissionais do ramo das comunicações e uma fonte reveladora de talento e competência.

Obs: Para quem não sabe, Foca é o apelido dado ao jornalista iniciante e é sinônimo de ansiedade e força de vontade para trabalhar e aprender.  

 

Alexandre Costa Reis
Autor da idéia desta Aventura no Ciberespaço.

 

Clique no GIF e mande a sua sugestão
ou o seu material. Participe!!!!!

correio.gif (1311 bytes)

 

 
[Especial] [Entrevista] [Matérias]
[Academia] [Artigos] [E-mail]
 
 

Index
casa.gif (503 bytes)