Os Transportadores de Membrana


Canais ou Poros

São passagens, falhas na continuidade da membrana, que permitem a comunicação entre os lados externo e interno da membrana.

Os canais podem possuir cargas positiva, negativa ou neutra. A carga se origina a partir de grupos laterais COO- e NH3+ e outros grupos laterais das proteínas. Canais positivos permitem a passagem apenas de ânions, assim como os canais negativos só permitem a passagem de cátions e ou canais sem carga, de moléculas neutras. Isso acontece porque os canais estão sempre ocupados por uma molécula de carga contrária. Outro fator que interfere na passagem da molécula é a relação entre o diâmetro da molécula hidratada e o diâmetro do canal.

Há ainda, tipos específicos de canais que possuem um ou dois portões que são abertos ativamente e apenas na presença de um comando específico. É o caso dos canais de Na+ dos neurônios, que só abrem durante o potencial de ação.

Os canais tem como forma de transporte a difusão facilitada, mesmo aqueles que possuem portões.

Carreadores

Os carreadores são proteínas que possuem sítios de ligação para um substrato específico e fazem o transporte por movimentação da sua estrutura ou mudança de conformação, de modo a deixar o substrato voltado para o outro lado da membrana, no qual será liberado.

Os carreadores podem atuar promovendo difusão facilitada ou transporte ativo. Eles podem ser saturados por excesso de substrato em contato com seus sítios de ligação. É aos carreadores que vamos nos referir durante todo o estudo de transporte ativo.