No primeiro coletivo, Comelli apenas observa

Depois de comandar o primeiro coletivo do Londrina para a temporada-99, ontem à tarde, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), o técnico Paulo Comelli disse que o novo elenco estará fechado até a próxima semana. Segundo ele, é preciso correr contra o tempo para montar o time que vai disputar a série A-2 do Paranaense. "Quero tomar decisões rápidas. Não posso iludir os atletas. Vou dizer logo quem fica ou não fica", avisou o treinador.

Comelli contou que conhece a maioria dos jogadores que se submetem a teste no clube. No entanto, ele admite que precisa observar mais atentamente os juniores, que se mesclarão aos titulares na Segunda divisão Paranaense. O treinador não quis apontar destaques individuais, mas reconheceu que alguns, como o lateral Pity, que disputou a Taça São Paulo de Juniores pelo Juventus, estão bem fisicamente.

Quanto aos três jogadores que vieram do Rio Branco do Acre - o lateral Régis, o central Marcelo e o meia Israel - Comelli entende que ainda é cedo para avaliá-los. O volante Alexandre Bianchi, que se movimentou bastante no meio campo, também não recebeu qualquer elogio do técnico.

Comelli, aliás, acompanhou o coletivo da pista do estádio, em silêncio, mas sempre atento a cada jogada do treino orientado pelo preparador físico José Carlos Venturini. "Deixei o pessoal à vontade", justificou.

Se os candidatos a uma vaga na equipe se descobram para conquistar a confiança do técnico, o atacante Aléssio e o lateral Vanderlei Jacomin, ao contrário, pediram para ficar de fora. Os dois explicaram ao técnico que têm outras propostas e que poderiam se contundir. "Compreendi o argumento deles, mas sugeri que treinem amanhã (hoje) e Sábado. Os dois concordaram. Isso facilitará minhas observações. Quanto ao Aléssio, já recomendei aos dirigentes", esclareceu Comelli. Aléssio estaria nos planos do Pelotas-RS.

Comelli pretende 'seguir à risca' a nova política do Londrina de valorizar ao máximo os pratas-da-casa, mas indicou cinco reforços. O supervisor Lico e o diretor de futebol Dorival Pagani mantiveram ontem vários contatos, mas escondem os nomes. Sbe-se que o volante Juliano, que defendeu a Desportiva na Série B do brasileiro, é um deles.

O supervisor das categorias de base, João Severo, confirmou que o clube iniciará, no dia 3 de fevereiro, uma série de peneiras para os juvenis e juniores - nascidos entre 79 e 84.

Enquanto isso, o vice-presidente de futebol Célio Guergoletto assegurou o sétimo sócio-cotista, de um total de 10 que irão investir R$ 5 mil mensais cada um. O dirigente voltou ontem a Camboriú - SC para retomar as féries e, de lá, tentará completar o primeiro grupo de investidores. Já o recém nomeado diretor de patrimônio Onéssimo Francisco de Assis disse que começará uma ampla reformulação na estrutura do VGD, especialmente no Departamento médico.

Elber rejeita ser cotista, mas pode colaborar

O atacante londrinense Elber, do Bayern de Munique, informou ontem, através de e-mail enviado à Folha, que não poderá atender ao pedido do Londrina para ser um dos sócios-cotista do clube, como desejava o vice de futebol Célio Guergoletto. "Estou preocupado com as crianças de rua de Londrina e vou continuar ajudando as pessoas carentes", disse o jogador referindo-se ao trabalho social que realiza com cerca de 200 crianças junto à Escola Oficina Pestalozzi, no jardim Franciscato (zona sul).

Elber, no entanto, mostrou-se disposto a servir de intermediário nas futuras transações de jogadores do Londrina com clubes europeus. "A ajuda financeira que o Célio quer não posso dar no momento. Mas posso indicar alguns jogadores para clubes europeus", prontificou-se.

O atacante deu a entender que futuramente poderá contribuir com o Londrina. "Agora, tenho que pensar ainda no meu futebol e depois, se for possível, posso fazer alguma coisa para o Londrina.

O jogador considera a iniciativa dos sócios-cotistas umasaída inteligente e espera que os empresários da cidade encampem a idéia. "Eu acho que a idéia é uma boa para ajudar o Londrina e os empresários poderiam apoiá-la". Mesmo de longe, ele continua torcendo pelo sucesso do clube que o revelou: "Espero que o londrina tenha muito sucesso no campeonato que está para começar."