Criação de Paca

  • Habitat Natural
  • Caracteristicas Gerais
  • Alimentação
  • Produtos da Paca
  • Produção
  • Instalações
  • Observações
  • HABITAT NATURAL:

    As pacas se distribuem nas zonas de clima tropical nas Américas Central e do Sul. Vivem nas áreas cobertas com vegetação alta, junto aos cursos d´água (rios, lagos, lagoas, represas e riachos). Abrigam-se em tocas por elas mesmas construídas, onde passam o dia todo, saindo apenas para comer. As tocas ficam geralmente junto a rochas e ou raízes, onde marcam seu território, e possuem várias saídas para a superfície.

    CARACTERISTICAS GERAIS:

    A paca (Agouti paca) é o segundo maior roedor brasileiro, perde apenas para a capivara. Seu comprimento varia de 32 a 60 cm, da cabeça à base da cauda e pesa até 10 kg. Possui pelagem eriçada de tonalidades variáveis, que vão do castanho-pardo ao castanho-avermelhado, tendo quatro faixas longitudinais de cores claras. A parte inferior do focinho e do ventre são brancas. Com estas características ela se confunde facilmente na vegetação se protegendo dos predadores. Possui orelhas pequenas. As patas são fortes com unhas afiadas, sendo as anteriores com quatro dedos e as posteriores, cinco.

    ALIMENTAÇÃO:

    Fitófagas alimentam-se de frutas da época hortaliças, tubérculos, raízes, sementes e capim (cana de açúcar). Na alimentação em cativeiro é necessário levar em consideração o hábito noturno ou crepuscular dos animais. Deve-se servir duas vezes ao dia 50 g de ração de coelho para complementar a alimentação. Os comedouros devem ser instalados em lugares ventilados e secos e de preferência cobertos. Manter os comedouros limpos também é muito importante para o manejo correto do animal. Os bebedouros devem ter dimensões adequadas ao número de animais no cativeiro, deve conter água sempre limpa e ficar a sombra.

    PRODUTOS DA PACA

    O valor comercial da paca é a carne. A carne de paca tem sabor especial e agrada a todos, sendo muito valorizada devido a pequena oferta. O couro pode ser utilizada para confecção de pulseiras de relógio luvas e outras peças pequenas de artesanato.

    PRODUÇÃO:

    Para produção das pacas devem ser criados grupos. A formação do grupo de ser lenta colocando sempre apenas um macho para cada grupo de fêmeas. O número de animais por grupo vai depender do tamanho do criadouro. A gestação é de aproximadamente 115 dias, podendo ocorrer até duas por ano. A paca dá a luz a uma cria por vez. O abate deve ser feito quando o animal atingir peso próximo a 7,0 kg, ressaltando a necessidade de se evitar que o grupo tenha mais de um macho dominante e o cruzamento entre pai e filhas.

    INSTALAÇÕES:

    O criadouro deve ficar em local com sombra e plano. Para um grupo de um macho e duas fêmeas, a área deve medir no mínimo 20 m2 e cercada com tela com 1,50 m de altura com baldrame de 0,60 m de profundidade, para se evitar fugas. Cada animal deve ter seu abrigo feito de alvenaria ou tubo de concreto. A construção de um tanque para os animais se banharem facilita o manejo dos animais tornado-os mais dóceis e ajudando em seu desenvolvimento.

    OBSERVAÇÕES:

    O criadouro deve ter um projeto com um engenheiro ou biólogo responsável para ser aprovado pelo IBAMA. O projeto deve ser o mais completo possível com descrição do manejo até do treinamento dos envolvidos. Para ser iniciado necessita de ser vistoriado pelos técnicos do IBAMA que também expedirá autorização para capitura e ou aquisição dos animais para dar inicio a criação.

    O Agribussiness faz o seu projeto, adequando à sua realidade, e presta toda assistência técnica para implantação definitiva do mesmo em sua propriedade. Entre em contato com agente sem compromisso.

    PROJETOS FOTOS LAZER SOFTWARE DICASNEWS