Plantas Medicinais - Árvores

Nome Sinonímia Nome Científico Aplicação e Preparo
LIXEIRA Folha de lixa, Bambaía, cajueiro-bravo, sambaibinha, Sand paper tree(ingles) Curatella americana As flores são usadas em chás contra tosse, bonquite e os resfriados.
LOURO Louro cmum, loureiro-de-presunto, loureiro de apolo, loureiro dos poetas Laurus nobilis Cataplasmas dos frutos(30 g)são aplicados quentes junto com bagas de zimbro(15 g) e três cabeças de alho sobre a bexiga. Suco (3 gotas)das folhas para combater amenorréia. O chá das folhas é útil contra dispepsia. O azeite das folhas é usado externamente contra nevralgia, e reumatismo.
LOURO-BRANCO Louro-das-guianas, Louro-tamanco, tamanquera, umarirana, cumarirana cujaumari-mirim Ocotea guianensis O decocto das folhas e casca são resolutivas e aplicadas sobre abscessos.
LOURO-INHAMBUÍ Louro nhamuí, Louro-mamorim, inamuí,pau de gasolina. Octoea barcellensis, Nectandra elaiophora O óleo tem efeito para combater as dermatoses e as lêndeas.
LOURO-PERTO Canela-preta, canela-preta-verdadeira, canela-inhaíba, canela-massapé, canela-prego,inhaíba, pó de santana Nectandra mollis, Nectandra amara, Laurus atra O infusão das casca é diurética e emenagoga. Usa-se para azia, atonia e catarros intestinais, várias moléstias do estômago, enterite catarral e crônica, flatuências, irritação gastro-intestinal, lienteria.
LOURO SASSAFRÁS DO AMAZONASA Pau-sassafrás Nectandra cymbarum Infusão da casca é boa contra a debilidade dos órgãos digestivos.
MAÇARANDUBA Maçarandubeira Massaranduba emarginata, Achras paraensis O suco leitoso do fruto é peitoral, conbate a tosse, a tuberculose e outros males. Cataplasmas ou emplastos do fruto são recomendados contra artite.
MACUCU-VERDADEIRO Pau-macucu Ilex mocoucoua As folhas em infusão são estomáquicas.
MAGNÓLIA Maginólia de champaca Magnolia champaca O decocoto da casca tem propriedades eupépticas, estimulantes, tõnicas, diuréticas.
MAGNÓLIA-DE-FLOR GRANDE Magnólia-de-flor- branca Magnolia grandiflora A casca em decocção é tonica e febrífuga.
MAMÃO-BRAVO Mamão do mato, mamão-rana, chamburu Jaractia spinosa Suco do fruto é drástico e hidragogo
MAMONA Mamoneira, rício, carrpateiro, palma-cristo Ricinus communis Das sementes limpas se obtem óleo purgativo. O azeite combate vermes intestinais. As sementes se ingeridas em grande quantidade são tóxicas podendo até matar.
MANACÁ ANACONDA Flor-de-natal, santa -maria Durantia bicolor A decocção da raiz serve para blenorragia, sífilis, reumatismo e afecções do útero.
MANGABA-BRAVA Mangabeira-brava Hancornia pubescens O extrato amargo da casca serve para obstruções do fígado, icterícia e dermatóses.
MANGOSTA Mangostão Garcinia mangostana A infusão das folhas é adstrigente e estomáticas e antiescorbuticas. O fruto é adstrigente também.
MARAPUAMA Murirapuama, muiratâ, marantã, pau-homem, murapuama Ptychopetalum uncinatum O Banho com decocto da raiz e da haste de plantas jovens é útil para tratamento da paralisia e do beribéri. Internamente produz bons resultados nos casos de ataxia locomotriz, debilidade, astenias (cardíaca e gastro-intestinal), gripe, impotência, paralisias parciais, reumatismo crônico.I
MARINHEIRO DE FOLHA LARGA Jitó, marinheiro, Tuaiuçu, utauapoca Gaurea guidonia, Guarea spicaflora, Trichilia spicaflora Decocto da Casca é usado em banhos para resolver tumores artríticos. Em pequenas doses é usado em clisteres, para expulsar vermes instestinais, contra hidropsia e as febres terçãs. Cuidado em altas doses é abortivo. Não recomendável para gestantes.
MARMELEIRO DA CHINA Marmeleiro, marmelo chinês Cydonia sinensis O Xarope de mucilagem do fruto é adstringente muito bom contra diarréias.
MARUPÁ Marubá, parariúba, marupá-mirim, marupaúba Simaruba officinalis, Simauba medicinalis, Simaruba amara, Quassia simaruba O chá da raiz em decocção é usado para curar diarréias, desenterias, cólicas aconpanhadas de evacuações líquidas e abundantes, com catarro ou sangue. Usado também contra afecções verminosas, febres intermitentes e leucorréia. O pó da casca e bom cicatrizante.
MARUPÁ DO CAMPO Marapaí-do campo, paraíba, pau-paraíba, mata-barata, pitomba (Marajó) Simaruba versicolor, Simaruba brasiliensis, Simaruba parahyba A casca e o fruto são febrifugos. Decocto da casca é usado nas diarréias sanguinolentas. A casca e o fruto secos em pó é aplicada à cabeça para matar piolhos. O pó do fruto passa por anti-sifilítico, vermífugo, insticida. A raiz é usada como emético na epilepsia, nas mordedura de cobra e nas manifestações cutâneas parasitárias.
MATA PASTO Cássia sedosa, caa-quira, fedegoso -do-pará, taretoqui Cássia sericea Infusão das folhas tem efeito sudoríco e antidartroso. A raiz torrada é tônica.
MUIRAPIXUNA Catinguira Caesalpinia paraensis A infusão das folhas combate as diarréias. O infuso das flores é remedio para bronquites.
MUIRAPUAMA Muiratã, marapuam Ptychopetalum olacoides A decocção de hastes e especialmente raízes das plantas novas é usado nos casos de astenias (cardíaca e gastro-intestinal), ataxia locomotora, reumatismo crônico, paralisias parciais, gripes, impotência, debilidade. O decocto da raiz também é usado em banhos e fricções contra o beribéri e a paralisia. Em loções, tem efeito contra a queda do cabelo.
MULUNGU Muchocho, murungu Erythrina mulungu O banho como estrato da casca serve para acalmar a excitação do sistema nervoso e combater insônias. O decocto da casca, internamente, serve nas bronquites asmáticas e nas inflamações do figado e do baço, depois das febres intermitentes
MURICI DA MATA Murici, murici docampo, murici vermelho Bysonima crispa, B. crassifolia, B. spicata A casca é febrífuga, adstringente, tônica para combater a tuberculose.
MURTA DE CHEIRO Murta-flor, jasmim-laranja, murta-dos jardins, bucho-da-china Murraya exotica, Chalcas japonica, Marsa buxifolia Propriedades adstringentes estimulantes e tônicas da decoctação da casca e folhas.
MURUPITA Curupitá, tapuru, pau-se-bicho, leiteira, burra-leiteira, seringarana Sapium biglandulosum, S. lanceolatum, S. curupita Aplica-se o látex contra as úlceras, os ingurgitamentos ganglionares e as picadas de arraia. É cáustico. As folhas combatem a sarna e os frutos são venenosos
MURURÉ Moruré, mureru, mercúrio-vegetal Brosimopsis acutifolia A seiva (5 g/dia) diluída em chás de outras plantas é depurativo, anti-sifítico e estimulante dos sistema nervoso e muscular. Tem ótimo efeito no tratmento de reumatismo de origem sifilítica e de certos casos de lepra.
MUTAMBA Pojó, camaçã, ibixuma, mutombo, mucungo, camba-acã Guazuma ulmifolia O decocto da entrecasca é adstingente depurativo, anti-sifilítico, desobstruente do fígado e bom contra as dermatoses. Marcerado da entrecasca tem aplicação dontra a queda do cabelo e as afecções parasitárias do couro cabeludo. O decocto da casca é eficaz nos casos de bronquite, asma, tosse, peneumonia e outras afecções das vias respiratórias.

Volta

Anterior   Menu   Próxima