Criando um cabo de transferência para HP48G/GX
Os passos para construir um cabo de transferência de dados entre a HP48 e um PC:
HP Calculator Serial
Connector
------------- ----------------
____||||_________________p/-----5
____|||__________________p/-----3
____||___________________p/-----2
____|____________________p/ malha (não é
necessária a conexão)
Você pode comprar um conector
serial em qualquer loja de eletrônica (ou se tiver um mouse
estragado,pode aproveitar o conector).
Para a HP, um conector de 3 pinos fará isto embora o encaixe
não fique firme,o fio que liga a placa de som ao cd no
computador (o conector branco) se encaixa perfeitamente na HP.
Ligue os três fios conforme o diagrama acima. 1 é ligado na malha (não é necessário ligar), 2 RX , 3 TX, 4 Terra;
A figura acima é a visão que você terá olhando a porta onde se encaixa o mouse serial (conector macho com 9 pinos). Note que o Pino 1 fica na sua esquerda, os números em vermelho indicam onde se devem ligar os respectivos fios (2 HP-2 PC, 3 HP-3 PC, 4 HP-5 PC).
Feito o cabo, o próximo passo é iniciar o KERMIT (protocolo que a HP usa por Default), execute o programa, configure a porta e a velocidade (digite na linha de comando do kermit: set port com1 (enter), set baud 9600 (enter))
Agora mude o parâmetro de transferencia na sua HP para Binary, baud 9600.
Para enviar um arquivo que esta em seu computador para a HP digite: send nome do arquivo (enter); na HP pressione RECV
Para deixar o computador como servidor de arquivos para a HP: digite server, na HP você deve ir ao campo name, pressione CHOOS, selecione Remote PC files.