Qual seu tipo de pele

Muita gente fica na dúvida na hora de comprar cosméticos em relação ao tipo de pele que possui. Saiba quais são as características de cada tipo de pele:

SECA -  pele é fina e opaca, sem brilho. Os poros são pouco visíveis e este tipo de pele tem tendência a descamar, principalmente nos tempos de frio.

OLEOSA - pele oleosa é mais espessa (grossa) e tem mais brilho. Os poros da pele oleosa são mais evidentes. Este tipo de pele é mais vulnerável ao surgimento de cravos e espinhas.

NORMAL - com aspecto liso e luminoso, a pele normal não evidencia os poros e não sofre com o ressecamento. Dificilmente uma pessoa adulta possui pele normal, pois a poluição, resíduos de maquiagem e suor influem diretamente nas características da pele.

MISTA - pele mista apresenta aspectos da oleosa, geralmente na região do queixo, nariz e testa; e da pele normal ou seca.

É importante lembrar que as características da pele podem ser modificadas de acordo com alterações no tamanho das glândulas e na produção de sebum. Essas alterações são reguladas e modificadas de acordo com os hormônios andróginos, que variam conforme a idade, fase do ciclo menstrual e até por questões emocionais. Variações climáticas também interferem neste quadro. Quanto a alimentação ainda não foi comprovado cientificamente se ela interfere na produção de sebum.

 
 
Curiosidades
        * ENJÔO E SEXO DO BEBÊ
Estudo do instituto Karolinska, da Suécia, indicaram que mulheres que sentem mais enjôo e indisposição nos três primeiros meses de gravidez, tendem a ter bebês do sexo feminino. Segundo os cientistas, a alta de hormônios no organismo da mulher quando ela espera uma menina, causa maior indisposição.

        * SONECA DEPOIS DO ALMOÇO
Dormir após o almoço é um ato considerado positivo pelos pesquisadores do sono nos EUA. Algumas empresas americanas já adotaram as chamadas 'salas de cochilo', que são equipadas com cadeiras reclináveis, cobertores e despertadores, para os funcionários que sofrem de carência crônica de sono. O resultado não podia ser melhor, já que o rendimento destes funcionários, após uma gostosa  soneca, melhorou segundo as empresas.

        * CUIDADOS COM AS CACHOEIRAS
É preciso orientar os filhos e amigos para os riscos de mergulhar em cachoeiras e rios. No verão aumentam consideravelmente os acidentes em mergulhos. Uma dado alarmante é que 90% das pessoas acidentadas ficam tetraplégicas, segundo uma pesquisa da rede de hospitais Sarah, realizada em Brasília e Salvador. 
OBS: também devemos ter cuidado com as cachoeiras, principalmente se no topo da montanha estiver com cara de chuva, quando chove nos topos a água vem em enxurrada e pegam você de surpresa, matando muita gente afogada em lugares normalmente calmos.

        * A FÉ PODE CURAR
Um estudo realizado por pesquisadores do hospital Saint Luke's com quase mil doentes com problemas cardíacos, constatou que as orações podem influir na recuperação dos pacientes. O estudo feito verificou que o grupo, em cuja intenção foram feitas orações, teve uma maior melhora em relação aos outros pacientes. Para nos, os brasileiros, a noticia não chega a ser uma novidade, já que não são raros os casos de cura de enfermidades através da fé. Quem já esteve em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, sabe bem  o que isso significa!

        * CÓLICA E ALIMENTAÇÃO
O obstetra Francisco Villela declarou a revista Veja que as cólicas em bebês podem ter a ver com os hábitos alimentares da mãe. O obstetra afirmou que quando a mãe ingere alimentos que lhe provocam gases, a tendência é que o bebê também sinta o mesmo problema. Ele indica que durante a amamentação o ideal é não exagerar na ingestão de doces, frutas ácidas e grãos.
 

Voltar