CAPRICÓRNIO
de 22 de dezembro a 20 de janeiro

Posição no Zodíaco: de 270º a 300º
Signo: cardinal.
Elemento: terra. 
Temperamento: melancólico.
Simbolismo: a décima casa do Zodíaco, que representa a afirmação no campo social, o desejo de poder, a ambição e o sucesso. 
Planetas em Capricórnio: Saturno está no seu domicilio noturno; Urano, no seu domicilio diurno; Marte está em exaltação; a Lua está em exílio e Júpiter, em queda. 
Símbolo estacional: o auge do inverno, quando a natureza diminui o seu ritmo e armazena energia para renascer na primavera. 
Personalidade: pessimista, prudente, introvertido. Corajoso e objetivo, enfrenta os problemas com sangue-frio. É desconfiado, especialmente no campo afetivo, mas sabe inspirar confiança fazendo uso de seu comportamento fiel. Autocontido, dedica grande parte de sua energia aos interesses de sua carreira ou às coisas que reafirmam seu prestigio. Neste sentido, os capricornianos sempre correm o risco de se desumanizarem, pois põem a vida afetiva em segundo plano. 
Atividades: o capricorniano dá-se bem em qualquer campo em que possa utilizar sua capacidade de organização. Necessita que seu superior seja um líder carismático e, se ficar famoso, precisa de uma pessoa que esteja sempre a seu lado, para guiá-lo e lhe dar segurança. Essa necessidade de segurança é importantíssima para o nativo, que nunca vai se sentir atraído por negócios que envolvam riscos ou que o "enriqueçam depressa". Em geral, o capricorniano tenta fazer progressos regulares, a longo prazo, e dificilmente se desvia do seu objetivo.
Saúde: as partes mais vulneráveis dos nativos deste signo são os ossos, as articulações, o aparelho digestivo e a pele. As doenças mais comuns são: artrite, reumatismo, eczemas, cálculos no fígado e problemas dentários.
Ambiente favorável: o nativo se sente atraído pelas montanhas e pelas paisagens rochosas, áridas e duras, mas com grandes espaços e bastante luminosidade.
Clima favorável: frio e seca
Animais: jacaré, serpente, morcego, cabra e todos os animais de patas fendidas. 
Plantas e flores: todas as árvores altas, como o pinheiro e o eucalipto; madressilva, narciso, aquilégia, samambaias e heras.
Pedra: quartzo rosado. 
Perfume: flor de laranjeira. 
Metal: chumbo.
Cor: verde-escuro. 
Dia de sorte: sábado. 
Número de sorte: 4.
 

O amor de Capricórnio com...

Áries: podem sedar bem sexualmente ou quando compartilham das mesmas ambições. Em outros casos, a relação é geralmente conflitante, pois o capricorniano se mostra intransigente, enquanto o ariano é muito impulsiva

Touro: união de dois signos de Terra, que pode ser positiva sob vários aspectos, especialmente do ponto de vista profissional. Este encontro corre apenas um risco: com o tempo, a relação pode cair na monotonia.

Gêmeos: relação bastante complicada, pois os dois signos são muito diferentes. Os defeitos de um costumam ser insuportáveis para o outra. Em termos afetivos e sexuais, essas diferenças chegam a ser insuperáveis.

Câncer: a união destes dois signos pode ser muito positiva, apesar de serem opostos no Zodíaco. No entanto, estes signos têm os mesmos objetivos, pois ambos procuram a segurança, pensam no futuro e evitam riscos.

Leão: pode ser uma união promissora, principalmente se, além da ligação afetiva, existir uma relação de trabalho, de modo que possam colaborar um com o outro para alcançar o sucesso. Porém, é uma união sem muito enlevo.

Virgem: em termos afetivos, estes dois signos são frios e incapazes de externar seus sentimentos, o que pode levar a relação ao tédio e á monotonia. No campo profissional, a união tende a ser perfeita.

Balança: é uma ótima combinação Balança traz fantasia, harmonia e flexibilidade para contrabalançar o sóbrio e fechado Capricórnio. Por sua vez, este dá seriedade e constância à frivola Balança. O resultado é de muita harmonia.

Escorpião: embora costume haver problemas sexuais — a combinação da Terra fria com a Água fervente é muito difícil —, se os tipos forem evoluídos a união pode ser harmoniosa. A relação é muito positiva profissionalmente.

Sagitário: ótima combinação, porque o sagitariano, brincalhão e aventureiro, completa o sério e prudente nativo de Capricórnio. Na relação, ambos precisam se esforçar para chegar a uma união harmoniosa.

Capricórnio: esta união se caracteriza por muita prudência e pouco entusiasmo. Pode ser uma relação sólida, mas sem grandes paixões ou demonstrações de afeto, correndo o risco de afundar na rotina e no tédio.

Aquário: a instabilidade típica de Aquário será freada pela seriedade de Capricórnio, o que pode levar a uma relação de complementação. Porém, há sempre o risco da desestabilização entre estes parceiros tão diferentes.

Peixes: quando baseada em afinidades espirituais, esta união pode ser positiva. Mas, se a relação estiver apoiada na atração física, não tem muitas chances de durar, porque o romantismo pisciano não suportará a frieza do parceiro.
 

Capricórnio com ascendente em...

Aries: nesta combinação de Terra e Fogo, a força de vontade, a concentração de energia e a firmeza de Capricórnio são alimentadas pelo fogo primário de Áries, cujo impulso instintivo dá energia e decisão, impelindo as forças estáticas do signo à ação. A determinação e a ambição de Capricórnio, unidas ao idealismo de Áries, levam este nativo a altas posições.

Touro: nestes casos, os dois signos de Terra exaltam a razão, tornando o nativo com estas características uma pessoa decidida e consciente das próprias capacidades. O lado negativo desta combinação é uma certa vulnerabilidade, quando sai das esferas racionais e práticas, lacuna que se torna bem evidente no campo sentimental e nos relacionamentos sociais.

Gêmeos: a Terra e o Ar, elementos contrastantes, podem produzir uma combinação altamente positiva. Capricórnio dá racionalidade e senso prático, enquanto Gêmeos conduz à fantasia, à criatividade e à inovação. A soma de tudo cria um temperamento aberto dinâmico, sempre disponível e pronto para o dialogo, que se desenvolve muito bem no campo intelectual.

Câncer: a fusão da dureza de Capricórnio com a sensibilidade de Câncer tende a radicalizar a introversão típica do capricorniano. Os sentimentos passam a ter um papel muito importante, enquanto a vida interior destas pessoas é moldada pela intuição e pela fantasia. A perseverança, comum aos dois signos, possibilita a conquista de uma posição social elevada.

Leão: combinação positiva, pois reforça a racionalidade capricorniana com a energia solar de Leão, produzindo um temperamento ativo, tanto no plano social quanto no intelectual. A perseverança e a ambição podem levar este nativo a enfrentar tarefas difíceis, numa constante procura de grandes sucessos, mas sempre orientado por princípios morais e pelo senso de honra.

Virgem: a racionalidade, o perfeccionismo e o senso critico de Virgem, combinados com a tenacidade e a serenidade do Capricórnio, podem produzir indivíduos excepcionais em termos práticos, capazes de realizar grandes projetos. No plano afetivo, porém, estas pessoas costumam se caracterizar pela frieza e pela incapacidade de manifestar seus sentimentos.

Balança: a união de duas naturezas tão diferentes pode levar a muitos conflitos. Em geral, a seriedade capricorniana entra em constante atrito com a volubilidade dos librianos, produzindo um temperamento inseguro e instável sob a aparência de firmeza e segurança. No campo profissional, estes nativos têm aptidões para as artes, especialmente literatura.

Escorpião: combinação de energia que gera um temperamento problemático, fechado e introvertido. Estes nativos terão imensas dificuldades em mostrar as próprias qualidades, porque, como são muito desconfiados, costumam esconder seus aspectos positivos. Para conseguir o sucesso, deverão lutar muito e também renunciar a muitas coisas.

Sagitário: as forças de Capricórnio, impulsionadas pelo fogo de Sagitário, produzem um caráter humano e sensível, sempre disposto a ajudar o próximo e capaz de superar sozinho qualquer tipo de dificuldade. A honestidade, a correção e o senso de justiça são as exigências espirituais deste nativo, características que podem levá-lo ao auto-sacrificio.

Capricórnio: a duplicação das características capricornianas dá um temperamento forte, resistente, perseverante e desconfiado. Se por um lado as qualidades do signo são acentuadas, também há o risco de um excessivo fechamento em si mesmo. Capaz de qualquer sacrifício para conseguir o seu objetivo, este nativo geralmente consegue atingir uma posição de destaque na sociedade.

Aquário: a genialidade, a inventividade e o espirito empreendedor de aquário sempre disposto a renovar tudo o que está á sua volta, unem-se á constância e á seriedade de Capricórnio, modificando o tradicional temperamento do nativo. Este se torna uma pessoa moderna e dinâmica, com urna vida pouco rotineira, mas que nunca perde o senso de disciplina e de coerência.

Peixes: nesta combinação, a força de vontade e a firmeza de Capricórnio entram em choque com a indecisão e a insegurança de Peixes, levando o nativo a uma atitude de extrema prudência. O medo do futuro, que é visto como algo cheio de perigos, provoca um estado de insegurança constante, a qual, por sua vez, obriga o nativo a uma permanente busca de afirmação social.



 
Voltar