Ciência & Tecnologia

American Astronomical Society
Astrônomos profissionais e amadores discutem o espaço sideral, ciência e educação em vários trabalhos acadêmicos. Há um link para o Astrophysical Journal.

Ciência e Tecnologia
Repositório experimental de ciência e tecnologia da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que coordena a Internet acadêmica no Brasil.

Ciência Hoje
A revista Ciência Hoje existe desde 1982 e sempre se dedicou à divulgação científica. A partir de 1993, estendeu suas atividades para mídia eletrônica: criou um BBS (021 295 4846), lançou revistas em disquete, um CD-ROM e, em 1995, criou um site na Internet. Nele, estão matérias inteiras da revista, um clipping eletrônico de ciência e uma versão da revista Ciência Hoje das Crianças, especializada em divulgação científica para o público infantil. (Jesus de Paula Assis)

Discovery Channel
O Discovery Channel é especializado em documentários. No Brasil, é distribuído via cabo. Seu site traz notícias de ciência e mesmo uma função de procura (embora você não deva perder muito tempo com ela, pois é uma pesquisa arbitrária e bem desatualizada). O interessante das matérias de ciência é que o Discovery Channel funciona como via de acesso a especialistas, permitindo que o usuário coloque questões sobre o tema da semana, que são respondidas por experts. (Jesus de Paula Assis)

Eurekalert
O nome não ajuda muito. Ok. Mas o que interessa é que o Eurekalert é talvez a maior base de notícias científicas na Internet. Ele é mantido pela Associação Americana para o Avanço da Ciência e, nele, você pode encontrar índices de diversas revistas científicas (entre elas, “Science” e “Nature”), links para home-pages de revistas de primeira linha e, a novidade, um link de imagens científicas, incluindo um diretório completo de arte que usa dinossauros como tema! É, de longe, o mais importante site no exterior para quem se interessa por assuntos científicos, tanto ciência hard (para cientistas), quanto divulgação científica. (Jesus de Paula Assis)

European Space Agency
A NASA européia, que fez uma parceria com o Japão para lançar um satélite (Artemis). Há um mapa de suas instalações espalhadas pela Europa e algumas publicações e serviços na Web (em inglês).

Ibict
O Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), diferentemente da Ciência Hoje, não visa ao leigo interessado em ciência. Pesquisadores, estudantes de pós-graduação e mesmo de graduação em áreas científicas e técnicas vão encontrar praticamente tudo sobre o Brasil nesse site. Por exemplo, links para revistas científicas brasileiras, listas de bases de dados ou catálogos de teses defendidas em todas as universidades brasileiras etc. (Jesus de Paula Assis)

Inside Science
Inside Science são programas de 1min30s para TV feitos por um consórcio entre o American Institute of Physics e a American Chemical Society. No site, além de contatos com os produtores e especialistas, existem muitos vídeos MPEG com previews dos programas, por exemplo, mostrando o que existe de fato e de ficção em “Twister”. (Jesus de Paula Assis)

Kooks Museum
Trata-se do primeiro museu sobre ciência amalucada. Cientistas loucos são coisa comum na literatura, mas esse não é o interesse da curadora do museu, Donna Kossy. Seu interesse é documentar casos de indivíduos que realmente levaram a sério suas invenções, eventualmente gastaram o que tinham e, claro, não chegaram a ponto algum. A galeria inclui pesquisas sobre motos contínuos, sobre dispositivos antigravitacionais etc. Muito ilustrado e com links para cientistas (doidos) que mantêm sites na rede. (Jesus de Paula Assis)

Projeto Gutenberg
O Projeto Gutenberg é um esforço de várias universidades e institutos de pesquisa, para formar uma biblioteca eletrônica. Ou seja, eles têm a paciência necessária para digitar longos textos, comparar edições, estabelecer o texto definitivo e colocar na Internet. Tudo de graça. (O Projeto aceita doações.) O problema é que, com o interesse que muitos desses textos despertam, os sites que os abrigam vivem congestionados. Este site é relativamente livre e permite um download rápido da maioria dos textos. De ciência, existem livros de Galileu, Aristóteles, Harvey etc. Tudo, é claro, em traduções para o inglês. (Jesus de Paula Assis)