De Arromba à Rio Branco Esporte Clube

        No dia quatro agosto de 1913, tendo como principal incentivador o senhor João Truzzi, formou-se pela primeira vez em nossa cidade um time de futebol que se chamou "Sport Club Arromba". Este importante acontecimento se deu na presença de 27 interessados, que em assembléia definiu a primeira diretoria do Clube. Na mesma assembléia de fundação, João Truzzi propôs o uniforme do Clube - calção preto, camisa branca e meias pretas.
        O Primeiro jogo do Arromba data de 27 de agosto de1913 com "Sport Club Operário" de Carioba e apresentou como resultado: 1º Team Arroba 3x0 Op. Carioba - 2º Team Arromba 2x1 Op. Carioba. Nesse período o campo do Arromba estava localizado no alto da Rua 12 de novembro (hoje os arredores do Banco do Brasil), sendo o segundo campo no terreno do senhor Basílio Bueno Ragel hoje Sede Social e EEPSG Heitor Penteado).
Fortunato Basseto, então presidente, em 1917 propõe a alteração do nome Arromba para "Villa Americana Foot Ball Club", mas em Assembléia Geral de 16 de setembro do mesmo ano, definiu-se, por votação, o nome "Rio Branco Foot Ball Club".
 

De Rio Branco Futebol Clube à Rio Branco Esporte Clube

        A compra do campo do Rio Branco Foot Ball Club foi iniciativa de todos os associados e até da comunidade que queria ver o time crescer. Para tanto, em março de 1920, houve emissão de 200 ações por 10$000 reis (dez mil reis) cada, e nesse mesmo ano formou-se a Primeira Comissão Pró Estádio.
        O RBFC começa a incorporar outras modalidades esportivas ao Clube. A primeira foi a Bola ao Cesto em 1927, e que em 1945 disputou o "Troféu Bandeirantes". Em 1942 o Prof. Atílio Dextro é contratado para orientar a equipe de Ginástica Feminina. Em 1945 o RBFC filia-se a Federação Paulista de Xadrez. Em 27/01/1956, Sérgio Ceotto é autorizado pela diretoria a utilizar as dependências do Clube para prática do Halterofilismo, e em 1983 a academia passou a atender também o público não associado.
        A mudança do nome para Rio Branco Esporte Clube aconteceu em 10 de outubro de 1961, e nesse ano aconteceu também a filiação na Federação Paulista de Natação. A Caça e Tiro filiou-se em 1964. Este ano marcou também a inauguração do Clube de Caça e Tiro. O Hoquei sobre patins passou também a ter seu departamento em 16/11/1966, e em 68/69 conquistou o título de Bi-Campeão Paulista Juvenil.
        Em 1970 tivemos o 1º Campeonato de Handebol de Americana, organizado pelo Rio Branco Esporte Clube. Desde sua fundação o Rio Branco tem um lugar de destaque, e hoje ele ostenta vários títulos tanto no esporte profissional, como no amador. O Rio Branco possui hoje em atividade equipes de Natação, Handebol, Voleibol, Atletismo, Ciclismo, Tênis de Mesa, Futebol em todas as categorias desde Dente de Leite até o Time Principal.

 
 Fusão AEC - Americana Esporte Clube / Rio Branco Esporte Clube - A volta do Futebol

        Desativado desde o final da década de 40, o Rio Branco volta a ter uma equipe de Futebol profissional, graças a fusão entre Rio Branco e Americana EC (ex Vasco da Gama), que se deu em Abril de 1979, aprovada por votação em Assembléia Extraordinária.
 

1990 - Vice-Campeão da Divisão Intermediária

        Neste ano o Rio Branco conseguiu seu maior feito depois dos tempos áureos da década de 20, empatando sem abertura de placar com o Olímpia EC. Assim ele conquistava o direito de disputar a Primeira Divisão do Futebol de São Paulo. Dez anos se passaram e o Tigre trouxe uma das maiores alegrias ao povo americanense. Ao longo deste ano foram 40 partidas, sendo 24 vitórias, 09 empates e 07 derrotas. O Rio Branco teve então o direito de disputar o Grupo "B" da primeira divisão.
 

1992 - Rio Branco no Grupo de Elite

        Depois de estrear na primeira divisão o Rio Branco, consegue figurar agora entre as melhores do estado de São Paulo, o Grupo "A". Em 1992 acontece a desvinculação do futebol amador do departamento de esportes amadores e passa a integrar a diretoria de futebol profissional.
 
 
Rio Branco: Bons Resultados e Muitas Revelações em 93 e 94

        Os anos de 93 e 94 do Rio Branco Esporte Clube pode ser classificado como "anos de glória", com muitas conquistas, boas posições em campeonatos e gratas revelações. O ano de 1993 foi marcado pela classificação da equipe profissional para disputa do octogonal final do Paulistão, terminando em sexto lugar, atrás apenas dos considerados grandes da capital.
        O segundo semestre de 93 foi utilizado para montagem de uma estrutura forte para revelações de craques para 94. Porém 93 não parou só nesta boa classificação do profissional, no amador grandes resultados foram obtidos.
        Depois de um bom ano, o seguinte não poderia ser diferente. O ano de 94 começou com a venda do volante Flávio Conceição para a Sociedade Esportiva Palmeiras. A venda do craque rendeu a montagem de um bom time para a disputa do Paulistão. O futebol profissional do Rio Branco este ano conseguiu a sétima colocação na classificação geral do Campeonato Paulista, campeonato este que revelou para o futebol brasileiro jogados como Marcinho, negociado com o Guarani, Sandoval (emprestado ao Guarani no Campeonato Brasileiro), Aritana emprestado à Portuguesa e Souza vendido ao Corinthians (maior negociação entre times brasileiros). Passaram pelo Clube este ano jogadores como Pinga, Cristóvão, Nei, entre outros.
        Depois de um bom primeiro semestre disputando o Paulistão, o Rio Branco não teve tanta sorte disputando o Campeonato Brasileiro Série C, no qual foi desclassificado na primeira fase, mas entretanto; valeu a experiência, mesmo porque, foi o primeiro Brasileirão na história do Clube.
        Pode-se notar através dos resultados obtidos e acima descritos que o Futebol do Rio Branco está a todo vapor e o trabalho de base vem dando expressivos resultados.