CARACTERÍSTICAS DO PARQUE
O Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB) está localizado em um braço da Serra da Mantiqueira, com altitudes entre 1000 e 1784 m, como é o caso do Morro da Lombada. Nele predominam os campos rupestres de altitude.
Destaca-se mundialmente por sua formação rochosa, possuindo a segunda maior concentração de quartzito do mundo. O parque está incluido no catálogo mundial de liquens, com suas 163 espécies, sendo duas endêmicas. Possui a segunda maior gruta de quartzito do mundo: a Gruta das Bromélias. Seu clima é o tropical de altitude, com temperatura média anual de 18,90c com mínima de 40c.
Criado por lei em 04/07/73, o PEIB possui área de 1488 hectares e pertence ao Estado de Minas Gerais. Tem por objetivo: garantir a preservação do ecossistema, possibilitar a realização de estudos e pesquisas científicas e oferecer condições para turismo e conscientização ambiental.
A beleza dos Rios do Salto e vermelho são cenários fotográficos naturais, com tonalidades em ouro, consequência do acúmulo de matéria organica em decomposição nas bacias subterrâneas. Ibitipoca possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Paraíso das bromelias, orquídeas, samambaias e candeias (sempre cobertas com um liquen esverdeado). No Rio do Salto pode-se identificar várias espécies de plantas insetivoras.
A fauna é rica em espécies que estão em extinção pelo Brasil, como a onça parda, o lobo guará, os macacos barbado e guigó.
Cerca de 210 espécies de aves habitam no PEIB, representando 13% do total do país.