O NOVO CAMPEÂO
No dia 7 de Agosto Acerlino "Popó" Freitas disputou o título dos superpenas da Organização Mundial de boxe.
O baiano boxeador tem 23 anos de idade. Ele enfrentou o russo Anatoly Alexandrov de 32 anos. Ele é o campeão da organização Mundial de boxe. Os dois lutadores enfrentaram se em Le Canet , cidade próxima de Canet na França.
Há muito tempo o boxe brasileiro não tinha um pugilista com tantas condições de um cinturão mundial. O brasileiro tem 20 vitórias por nocautes, já o russo Alexandrov conquistou o cinturão da OMB ao derrotar o francês Julien Lorcy, em maio do ano passado. Lorcy é o atual campeão dos leves da associação Mundial de boxe (AMB). A última defesa de cinturão feita pelo russo foi no dia 25 de janeiro neste ano em Paris.
Popó fez um combate este ano. Foi contra o mexicano Juan Macias em Tijuana, no México. O brasileiro venceu por nocalte técnico no oitavo assalto. A pesar do bom histórico, o cartel de Popó vem sendo construído com vitórias sobre rivais inexpressivos como Peter Buckley e Luiz Montez.
A LUTA!
Na hora da luta não foram necessários 94 segundos para Popó derrubar o russo Anatoly Alexandrov e trazer o título mundial para o Brasil. O russo atacou Popó apenas uma vez, já o brasileiro, com um direito de direita, derrubou o russo pela primeira vez. O juiz parou a luta, na volta o campeão tentou atacar, mas não tinha a menor condição. Outra boa seqüência de Popó, com direto de direita, levou o russo para a lona. O árbito abriu a contagem, mas Alexandrov, valente, resolveu continuar o combate, que já estava perdido. Popó atacou com um novo direto de direita, acertando-o na seqüência um upper, que pegou de lado e um cruzado de direita. Este último golpe que demoliu definitivamente o campeão, que ficou desacordado. Durante todo o combate dona Zuleica, mãe do novo campeão, ficou rezando na sua casa em Salvador.
Trechos da reportagem dada ao jornal LANCE!
LEON ALMEIDA COUTINHO e LUIZ CARLOS GOMES DE ALMEIDA