CARAZINHO
              
Rio Grande do Sul - Brasil
Cidade com 60.000 habitantes, no Planalto Médio ( centro-norte do estado), a 284 km de Porto Alegre (capital), região agrícola, produtora principalmente de soja, milho e trigo. Berço da colonização da região, emancipou-se em 1931.

(Página não oficial, criada por Alvaro R. Vargas)
Gaúcho bombeador
Símbolo da cidade
Brasão do município
Vista aérea do centro de Carazinho
LOCALIZAÇÃO: Situa-se a 28°15'15'' de latitude sul e 52°42'20'' de longitude oeste, na região centro-norte do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no Planalto Médio, a 592 m de altitude em relação ao nível do mar.
Acesso pelas BRs 386 e 285, encontrando-se no entroncamento das mesmas.
POVOAMENTO: Habitado a partir de 1827 por descendentes de portugueses, oriundos de São Paulo. No início do século XX, imigrantes alemães e italianos, e descendentes deles, vieram se juntar à população local. O município possui hoje cerca de 60.000 habitantes, sendo que mais de 50.000 na sede.
ASPECTOS FÍSICOS: Relevo de topografia ondulada, formada por conjunto de elevações com pendentes longos (coxilhas).
Subsolo de rochas basálticas, solo vermelho, textura argilosa, bem drenado, poroso. Mais de 40% de argila. pH ácido.
Clima temperado, raramente com temperaturas perto de 0°C no inverno e 30°C no verão.
Localizado exatamente no divisor das bacias hidrográficas do Uruguai e do Jacuí.
ECONOMIA: Baseia-se na agricultura, principalmente no plantio de soja, milho, trigo e aveia. Possui, em escala menor, pecuária de corte e de leite.
A produtividade agrícola é alta, acima das médias nacionais e estaduais. A mecanização está presente em quase todo o município e a tecnologia aplicada é a mais moderna, com amplo uso do plantio direto. As áreas das lavouras possuem, em sua maioria, entre 100 e 500 ha.
A indústria, anteriormente relacionada exclusivamente com a agricultura, hoje está se expandindo para outros setores, notadamente no Distrito Industrial, onde está instalada a Parmalat, entre outras, uma das maiores indústrias de laticíneos da América Latina.
O comércio é beneficiado pela localização da cidade, no cruzamento das BRs 386 e 285.
EDUCAÇÃO: Possui ampla rede de ensino público e particular, tanto de 1º como de 2º graus.
Duas entidades de ensino superior: Possui um campus universitário da UPF (Universidade de Passo Fundo) com vários cursos e instalações modernas. Também tem suas atividades o campus da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), com  várias opções de cursos.
TRANSPORTES: Em localização privilegiada, é o ponto de intersecção das BRs 285 (Vacaria-São Borja) e 386 (Porto Alegre-Iraí). Por elas são atingidos facilmente todos os municípios do Rio Grande, assim como Santa Catarina e os estados mais ao norte.
Além disso, é ponto de passagem da estrada de ferro, que liga Santa Maria a São Paulo.
Possui um ótimo aeroporto asfaltado.
Mapa de acesso à cidade de Carazinho
Entroncamento das BR285 e BR386, um dos mais importantes do sul do Brasil, onde se localiza o Distrito Industrial de Carazinho
Panorama comum da região.
"Do Caapi ao Carazinho": Texto integral do livro
sobre a história de Carazinho, de Alvaro R. Vargas
Comunique-se com o autor para sugestões
ou informações sobre Carazinho.