Introdução ao Civilization II
Por
Thomaz NapoleãoCivilization II é o melhor jogo de estratégia de todos os tempos. Falo isso imparcialmente; já conheço quase todos os grandes jogos do mesmo gênero. Você pode perguntar: O que tem esse jogo de especial? E eu responderei: muita coisa. Para começar a entender a magia do jogo, leia este texto. Mas garanto que você só saberá como é no momento em que jogar.
Descrever Civilization II não é fácil; ele é único. Algumas pessoas comparam-no a um Sim City 2000, com a diferença que você tem que construir um império, e não uma cidade. É um bom começo, mas CivII é muito mais que isso. Em CivII, você é o governante único de uma civilização, e deve conduzi-la de seus primórdios, em 4000 a.C., até 2020. Você deve tomar importantes decisões militares, econômicas, políticas, sociais e históricas para obter o sucesso. Se este for o seu desejo, você pode tornar-se um grande líder militar, enfrentando e vencendo centenas de batalhas. Ou então, ser um mestre da diplomacia, manipulando habilmente seus adversários (são até sete nações simultâneas) para alcançar seus objetivos. Talvez prefira apostar (e vencer) uma corrida tecnológica em que os vencedores controlarão os melhores e mais modernos armamentos e obras urbanas. Pode tentar construir um Império de fazer inveja ao Britânico do séc. XIX, com cidades em todos os continentes. Pode possuir uma marinha invencível. Uma força aérea suprema. Fazer alianças, acordos de paz e cessares-fogo. Construir Maravilhas do Mundo, como as Pirâmides, a Grande Muralha ou o Projeto Manhattan. Você pode até tentar alcançar o Espaço Sideral!
São infinitas possibilidades. Uma partida nunca, em hipótese alguma, será igual a outra. Por isso mesmo, a diversão é eterna.
Existe ainda a (interessantíssima) opção de recriar cenários históricos com grande precisão. Você é capaz de vencer Napoleão Bonaparte e seu poderoso exército? Repetir o feito dos aliados e impedir Adolf Hitler de conquistar o mundo? Superar Alexandre, o Grande, Júlio César, Carlos Magno e tantos outros líderes brilhantes? Se preferir, crie seu próprio cenário fantástico. Por que não criar uma guerra pela colonização de Júpiter? Uma acirrada disputa tecnológica no século XXV? Ou até mesmo a manjada 3a Guerra Mundial?
Mas talvez a opção mais interessante seja a de personalizar seu Civilization II, alterando as unidades totalmente, criando novas Maravilhas do Mundo (dos Jogos Olímpicos à Cruz Vermelha) e Melhoramentos Urbanos, alterando a Árvore de Tecnologias, mudando os terrenos, a aparência gráfica de suas cidades, as bandeiras e características de cada nação e seu líder em particular... Enfim, quase tudo pode ser transformado, dependendo de sua vontade.
E, com o CD-ROM Fantastic Worlds, que é um kit de expansão, Civ2 fica ainda mais interessante, pois você pode "programar" eventos (que tal uma revolução na décima rodada? Ou uma enchente dramática na rodada 31?) e aumentar as possibilidades de Unidades e Tecnologias. Além disso, o CD inclui 15 cenários geniais como IceWorld, Mars, X-COM , USA 2010 ou Dinosaur. Infelizmente, é muito difícil encontrá-lo no Brasil; mas se você souber de algum amigo que vai para o exterior, implore para ele trazer o CD-ROM Fantastic Worlds. Ou então, procure bem aqui por aqui; em algum lugar, deve existir o pacote para vender (confesso que só o encontrei lá fora). Ei, por que você não o compra pela Internet?
Se existe algum problema ou defeito em Civilization II? Sim, somente um. Depois que você começar, não vai parar mais de jogar (essa frase é manjadíssima, mas verdadeira).
Confissão de um Civer:
- Passo metade do meu dia jogando Civ2 e a outra metade pensando no que farei nessa primeira metade. (A. Mayer)