Dicas gerais :


Não estoque minerals. Minerals estocados não atacam nem defendem.

Não ponha fila de treinamento de unidades em suas construcões. E o mesmo que pagar a vista e receber a prazo. Faça mais construções para evitar isso.

Só ataque quando tiver certeza de matar . Não exite .

Faça muitos probes. Resources são muito importantes nesse jogo.

Nunca deixe a mensagem que diz que você não tem pylons suficientes aparecer.


Antes de tudo , aqui está uma maneira prática e abrangente de se começar o jogo com os protoss. Todas as estratégias a seguir partem deste mesmo começo , portanto preste atenção e não perca o passo.

Logo no começo , mande seus probes para os minerals , cada um dos quatro em um mineral diferente , e mande o nexus fazer mais um probe. Neste momento aproveite o tempo para arrumar as alianças e as mensagens , combinando alguma coisa com seu parceiro. faça probes e mais probes , sempre mandando cada probe novo em um mineral exclusivo. Quando o marcador de suprimentos ( canto superior direito da tela ) marcar 9/10 pela primeira vez , mande um probe fazer um pylon , próximo do nexus possivelmente . Mande fazer mais um probe ( o chamaremos de probe 10 ) enquanto o pylon fica pronto. Em um ritmo bom , quando seu pylon estiver pronto você terá 10/17 e recursos suficientes para seguir os passos a seguir...


1- Rush:...

Eficaz nos seguintes casos :

Contra ataque de marines ou zerglings , e em bom número contra todos os tipos de defesa como cannons , sunkens e até mesmo bunkers .

Ineficaz nos casos :

Contra todo tipo de ataque aéreo e contra drop

Assim que o probe 10 ficar pronto mande-o construir um gateway e mande-o para os minerals. Quando mais 150 minerals estiverem disponíveis mande um probe fazer outro gateway e dar uma voltinha para achar algum inimigo.Até que os gates fiquem prontos é possível fazer mais um probe e mais um pylon.Assim que os gates ficarem prontos faça zeas , coloque o rally point dos gates num local onde eles possam bloquear ataques , e sempre que tiver 50 minerals dando sopa faça um probe.Os minerals são a chave deste jogo. Continue assim , fazendo pylons zeas e probes. Nunca deixe aquela mensagem que você precisa de mais pylons surgir pois você perderá tempo aguardando um pylon. Fique de olho no status de referência para isso.E mais importante NUNCA mande 1 gate fazer mais que um zea por vez , isto é , não ponha fila no gateway. Se isso acontecer significa que você já deveria ter feito mais gates. Assim que você perceber que tem mais 150 minerals sobrando e que está fazendo probes , zeas e pylons sem parar , faça mais gates.Uma maneira de aumentar o efeito dessa tática é fazer uma forge e fazer os upgrades dos zeas. Às vezes quando a adversário requer , vale a pena até mesmo fazer o upgrade da Citadel of Adun. Quando você deve parar de fazer gates?Isso você vai ter que descobrir. Eu já vi jogadores fazerem 10 ou 12 gateways. Se perceber que o inimigo está tramando algo como ataque aéreo ou um drop (outra seção) e que você pode não conseguir matá-lo até la mude seu plano.Que plano escolher? Bom...se eu conhecesse todas as respostas talvez esse jogo não seria tão divertido...


2- Cannons

Essa tática pode parecer defensiva para alguns e pode parecer ofensiva para outros. Decida você mesmo.É muito utilizada em jogos individuais , ou no Big Burn Hunters , mas sempre aparece alguém fazendo isso em todos os mapas.É muito utilizada também contra zergs , que são muito rápidos no começo e principalmente quando um overlord o avista.

Eficaz nos seguintes casos :

Rush de qualquer espécie , ataque terrestre em pequeno número , ataque aéreo , inclusive drop , com exceção de carriers , guardians , battlecruisers .

Ineficaz nos seguintes casos :

Ataque de tanques ( muito perigoso ) , ataque de reavers , ataque terrestre em grande número ou de unidades com upgrades.

Quando o probe 10 estiver pronto mande-o fazer uma forge e mande-o de volta para os minerals. Até que a forge esteja pronta faça mais um probe. Quando a forge estiver prona faça 3 cannons de preferência protegidas por alguma construção como o pylon ou a forge.Existem 2 tendências quanto à posição das cannons no mapa The Hunters : na boca de entrada da sua cidade ou perto da mina.Minha dica é : faça perto da mina onde podem proteger suas construcões e seus probes.As cannons na boca da cidade podem ser simplesmente ignoradas pelo seu adversário que perderá algumas unidades pelo caminho , mas quando passar por elas caminhando vai se deliciar com seu nexus e seus probezinhos.Principalmente num jogo de times , onde o ataque simultâneo dos adversários é muito usado , diminui a eficácia das cannons na entrada.A partir daí decida seu plano mas fique certo que não morrerá com uma rush dessa maneira .


3-Dragoons ...

Dragoons são muito poderosos contra marines ou hydras e têm dificuldade em lidar com algumas unidades. Mas quando um exército deles é feito o poder de destruição é quase inigualável por qualquer unidade do jogo.Uma de suas virtudes é o ataque anti-aéreo.

Eficaz nos seguintes casos :

Contra hydras , marines , firebats e qualquer tipo de ataque aéreo.

Menos eficaz nos seguintes casos :

Contra zealots , zerglings , tanques , e carriers ou guardians ou battlecruisers bem posicionados ( fora de alcance)

Os dragoons merecem uma certa cerimônia para serem feitos.Pode-se partir de um plano de rush para o de dragoons facilmente mas é necessário tomar a decisão antes que seja tarde. Faça os mesmos passos que foram descritos na rush , mas faça uma forge para poder fazer cannons para auxiliar seus zeas na defesa , e pare no segundo gate. Ao invés de fazer mais gates , faça o cybernet score e uma refinery ( ou 2 se seus minerals permitirem e se exisitir outro gas por perto! ) . faça alguns probes , ou pegue alguns emprestados dos minerals para as refineries , mas lembre-se de repô-los em seguida com mais probes. Assim que o score estiver pronto faça dragoons e mais um gate. Assim que possível faça o upgrade do score que aumenta o alcance de ataque dos dragoons . Faça dragoons sem parar e é claro mais pylons. Se perceber que os minerals estão demorando à chegar é porque você deveria ter feito mais probes. Num jogo de times os upgrades da forge podem fazer a diferença entre dois jogadores protoss com dragoons. Alguns jogadores fazem arbiters para auxiliar dragoons em um jogo mais demorado.


4- Drop ...

O drop é talvez uma das maneiras mais sádicas de se eliminar um adversário. Trata-se de descarregar alguns reavers ou templars perto da mina do inimigo e destruir tudo a seu alcance.


Drop de reavers ...

Eficaz nos seguintes casos :

Contra qualquer tipo de adversário terrestre em menor número , principalmente se o inimigo não dispõe de unidades rápidas ou de ataque em alcance.

Ineficaz nos seguintes casos :

Contra qualquer tipo de ataque aéreo ou contra um inimigo que dispõe de um bom número de unidades , incluindo unidades anti-aéreas.

Siga o mesmo procedimento descrito na seção dos dragoons mas não faça dragoons. Ao invés disto , quando o score estiver pronto faça 2 robotics facilities. Essa construção demora para ficar pronta o que lhe possibilitará guardar alguns recursos para usá-los na obtenção de reavers e de um transporte para eles.Quando uma delas ficar pronta mande construir um transporte e construa também uma robotic support bay.Quando o transporte estiver pronto a support bay também estará. Neste momento mande construir 2 reavers , um em cada facility . Existem variações a partir deste momento. Alguns fazem mais um facility e outros fazem um observatory para poder construir um observer e escolher um lugar para a descida dos reavers.quando os reavers estiverem prontos carrege-os de bombas e coloque-os no transporte. É importante verificar se o adversário tem unidades anti-aéreas como cannons ou missile turrets , para saber qual o melhor lugar para descer os reavers.Desça os reavers atrás da mina em um lugar seguro e deixe o transporte sempre próximo aos reavers. Se unidades terrestres se aproximarem em pequeno número....mate-as. Se forem em grande número mas em ataque anti-aéreo como zealots ou zerglings coloque os reavers no transporte e desca-os em outro lugar. O transporte serve como proteção os seus reavers.Repita o procedimento até que não exista mais ameaças aos seus reavers.Caso o inimigo tenha unidade anti-aéreas ele vai tentar derrubar seu transporte para que você não tenha como proteger os reavers.


Drop de templars...

Eficaz nos seguintes casos :

Em qualquer situação em que o adversário não tem unidades anti-aéreas.

Ineficaz nos seguintes casos :

Em qualquer situação em que haja unidades anti-aéreas

Muito destrutivo porém a destruição não é permanente. Siga os passos de sempre até o cybernetic score.Faça a Citadel of Adun . Quando estiver pronta , faça os templar archives. Você terá q fazer também um robotics facilty para fazer o transporte. Quando o templar archives estiver pronto faça 2 templars por vez e depois faça o upgrade da psionic storm. Posteriormente mande fazer o transporte . Quando o upgrade estiver pronto você vai ter 4 templars com energia razoável para algumas storms. Coloque os templars no transporte e faça o mesmo que faria com os reavers , protegendo-os no transporte . Volte com os templars assim que a energia se esgotar. O problema dos templars é que demoram mais que os reavers , portanto você dá mais tempo ao seu adversário para fazer cannons ou dragoons , o que dificultaria a entrada do transporte na cidade do adversário.Além disso você estará limitado à energia do templar para fazer seu ataque , enquanto que com os reavers você depende apenas dos seus recursos.


5- Carriers...

Carriers são as unidades de ataque aéreas mais eficientes dos protoss. Os carriers levam algum tempo para serem construídos.É preciso se defender bem para que você chegue a fazer carriers. Uma defesa de cannons não basta , já que alguns tanques ou reavers podem penetrar com facilidade. É preciso ter também algumas unidades terrestres com zeas ou dragoons.

Eficazes nos seguintes casos :

Quando são feitos todos os upgrades e quando estão em grande número e acompanhados preferencialmente de 1 arbiter.

Ineficazes nos seguintes casos :

Quando mal posicionados , contra dragoons ou hydras com upgrades e em grande número, contra batlecruisers , contra templars , e principalmente contra os eternos inimigos dos carriers : os scourges.

Prossiga como o descrito na seção dos dragoons até o cybernetic score. Quando este estiver pronto faça 2 ou 3 stargates. É...você vai precisar de muitos recursos para esse plano. Preferencialmente você deve ter pelo menos 1 expansão ou estar jogando em algum mapa com grande disponibilidade de recursos , como o Big Game Hunters ou o Big Burn Hunters. Quando o stargate estiver pronto faça o Fleet Bacon. Quando estiver pronto começe a fazer os carriers. Você terá que prestar muita atenção `a quantidade de pylons já que o carrier requer grande quantidade de energia PSI. Além disso , faça os upgrades no Fleet bacon e se prepare para gastar muitos recursos com os carriers , já que tem que ser carregados com suas unidades de ataque frequentemente. É muito aconselhável não atacar co carriers simplesmente. é muito interessante acompanhar os carriers com um arbiter ou com illusions de carriers feitas por templars além de um observer caso esteja preste a atacar um terran. Pessoalmente , eu não tentaria um plano desses `a toa. Saiba o que está fazendo pois mesmo sendo muito destrutivos os carriers são muito suscetíveis `a ataques relativamente banais como o de scourges ou scouts invisíveis. Um scourge custa uma bagatela perto de um carrier mas faz muito estrago. Além disso , historicamente (?) os carriers levam desvantagem contra battlecruisers . Além disso , um adversário inteligente vai atacar diretamente o carrier sem deixar que as unidades do carrier o confunda.


Caso queira colaborar , tenha alguma crítica ou sugestão CLIQUE AQUI