Diferenças entre Mangá e Anime

Toda a série de mangá que vira um anime sempre sofre transformações. Em Yu Yu Hakusho não foi diferente. Veja abaixo algumas dessas mudanças.

Só para começar: antes de ressucitar, no mangá, Yusuke passou por umas "provas" que, infelizmente, não colocaram no anime. Numa delas, Yusuke ressucita por um dia e salva Keiko, que caíra nas mãos de uns arruaceiros. Quase que a coitadinha é...bom, vocês já imaginam o que poderia ter acontecido. Já no anime, Yusuke ressucita no 5° capítulo, sem passar por esses "testes".

A mãe de Yusuke, Atsuko Urameshi, tem uma participação bem maior no mangá do que no anime. Ela vai assistir às lutas do filho no Torneio das Trevas, ao lado de Shizuka, Yukina, Keiko e Botan. Na batalha de Yusuke contra o Sensui, há uma cena no anime em que Shizuka segura o Piu e diz que ele estava um pouco estranho. No mangá, ao invés de Shizuka, é Atsuko que está segurando Piu.

Fãs do Yusuke: isso é decepcionante, mas é verdade. No mangá, Yusuke fuma, desde o começo da série. Numa das cenas do anime, Yusuke diz a Keiko que vai ao Mundo das Trevas, à beira de um rio, sentados. No mangá, nessa hora, Yusuke acende um cigarro e Keiko tira-o da boca de Yusuke, dá uma tragada e faz cara de quem não gostou muito.

No torneio ocorrido nas Trevas, grande parte das lutas não são mostradas no mangá, mas sim, são mostradas em parte ( como a luta de Natsume contra a Mukuro) ou são apenas citadas pelos personagens.

Enfim, o final do mangá foi diferente do anime. No anime, Yusuke aparece quando todo mundo estava na praia, na hora em que Keiko dizia que não agüentaria mais esperar por ele. No mangá, Yusuke havia aparecido bem antes e, quando ele volta das trevas, encontra Kuwabara e Kurama.

Curiosidades

Você sabia que há semelhanças entre Yu Yu Hakusho e Fushigi Yuugi. A primeira é que os dois foram animados no mesmo estúdio, o Estúdio Pierrot. A outra semelhança está na história: lembram-se dos vilões Genbu, Seiriyuu, Biyako e Suzako? Estes, na verdade, são deuses de lendas chinesas e é justamente o universo delas que é explorado em Fushigi Yuugi: a personagem principal dessa série é Miaka, que é a sacerdotisa do deus Suzako.

Após Yu Yu Hakusho, Yoshihiro Togashi publicou um trabalho chamado "Level E", entre 1995-1996 (não tenho muita certeza dos anos) e que, ao contrário de Yu Yu Hakusho, não teve muita repercussão. Em 1998, Togashi começou um novo trabalho chamado "Hunter X Hunter" (o primeiro capítulo dessa história está no n° 14 da Shonen Jump em 1998) e ainda está sendo publicado.

Voltar para a página anterior