Crescimento Populacional e Desenvolvimento



Relatório da Comissão em Crescimento Populacional e Desenvolvimento reunida na sede mundial do Rotary em Evanston, Illinois, EUA em agosto de 1999 e aprovado pelo conselho de diretores do Rotary Internacional.


Crescimento Populacional, quando acompanhado por produção agrícola crescente e educação adequada para todos, pode ser um elemento importante de uma sociedade prospera, provendo uma força de trabalho forte para ajudar a conduzir a economia. Onde o crescimento populacional excede a capacidade da economia em absorver e integrar a população, o resultado não é prosperidade para a maioria da população, mas sim uma espiral descendente de pobreza crescente, recursos insuficientes, violência urbana e degradação ambiental. Os mais pobres entre os pobres são os mais afetados de forma adversa.
Desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e qualidade de vida para todos, especialmente a nova geração, são impactadas pelo crescimento populacional. As taxas de nascimento mundiais atuais e a expectativa de vida mais longa contribuem para acelerar o crescimento populacional, o que coloca uma tensão sempre crescente nos recursos não-renováveis necessários para o desenvolvimento sustentável. Através de projetos tais como Hunger (Fome), Concern for the Aging (Preocupação com os Idosos), AIDS, Literacy (Alfabetização) e Preserve Planete Earth, clubes Rotários já iniciaram a endereçar a questão do crescimento populacional, ambos diretamente e indiretamente. O Rotary Internacional encoraja clubes Rotários e distritos, trabalhando de modo apropriado com as agência governamentais, agências não-governamentais e lideranças locais, para ampliar a consciência e tomar ainda mais projetos que impactem diretamente no crescimento populacional e no desenvolvimento sustentável. Os projetos incluiriam aqueles que promovem educação quanto a questão da população, acesso a tratamento de saúde familiar, nutrição adequada e decisões responsáveis quanto a questões como espaçamento entre nascimento de filhos de uma forma que seja respeitosa em relação a valore pessoais e considerações culturais e religiosas.