JONS JACOB BERZELIUS (1779-1848)

Tobias Smollet called Samuel Johnson " foi o grande destaque da Literatura".  Jons Jacob Berzelius qualificou-se igualmente no campo da  Química.  De fato, existe uma causa para que Berzelius fosse qualificado como o mais completo químico que o mundo científico  tinha conhecimento até aquele momento. Ele foi, assim como Johnson, melancólico, irritável e um tanto agressivo.
Berzelius nasceu em 20 de Agosto de 1779 e perdeu seu pai com a idade de quatro anos. Ele fez medicina em Uppsala onde desenvolveu uma tese sobre o efeito da eletricidade galvanostática sobre pacientes enfermos. Sua primeira experiência química foi com a análise de minerais em águas naturais.   Isto o levou a uma colocação no Colégio de Medicina em Stockholm e ao chalé de Wilhelm Hisinger (um cientista amador), onde passou a viver.  Juntos eles realizaram experimentos pioneiros em eletroquímica. Entretanto, quem levou o crédito do pioneirismo foi Humphry Davy.
Em 1810, Berzelius alcançou sua estabilidade profissional como docente no Instituto Karolinska. Onde ele estabeleceu o mestrado em praticamente todas as vertentes da  Química. Ele iniciou seu longo estudo da combinação das massas moleculares e publicou a Tabela de Pesos Atômicos, introduzindo nossos familiares simbolos  alfabéticos. Além disso, ele isolou Cério, Selênio e Tório e definiu termos como alotropia, isomerismo e catálise protêica.

Sua teoria dualística da combinação química teve grande influência na química orgânica emergente e na química inorgânica. Berzelius publicou um grande volume de trabalhos em muitas edições e em diferentes idiomas.  Na idade avançada tornou-se conservador e autocrático, falecendo em 1848.

Referências:
DSB, Vol. II, pp. 90-97

J. E. Jorpes, Jac Berzelius, His Life and Work. Stockholm: Almqvist and Wiksell, 1966.

[Home] [Galeria]