Joseph Priestley (1733-1804)

priestley.gif (40246 bytes) Joseph Priestley nasceu em 13 de   Março de 1733, em Fieldhead no Norte da Inglaterra e morreu em 6 de Fevereiro de 1804 em Northumberland, Pennsylvania. Ele teve  uma vida de variedade extraordinária e em muitos aspectos ele simbolizava a união anglo-americana, teve muitos amigos conhecidos como Burke, Johnson, Franklin, Paine, Wedgwood, Eramus Darwin, King George III e os presidentes Washington, Adams e Jeferson.

Priestley foi treinado para ser ministro e sempre acreditou ser esta a sua vocação. Ele escreveu intensamente sobre teologia, mas também sobre história, gramática, política, educação e outros temas. E Ciência foi, sem dúvida,  motivo de longas horas de leitura. Seu panfleto "Formas de saturação de água com ar" estava presente nas garrafas americanas de bebidas carbonatadas. Ele foi o primeiro a isolar muitos dos gases comuns, incluindo o oxigênio.  Além disso, ele descobriu algumas fotossínteses essenciais.

Priestley foi um proeminente revolucionário tanto na religião quanto na política e em 1791 sua casa em Birmingham foi incendiada. Em 1794 ele refugiou-se nos Estados Unidos, mas continuou sendo uma figura controversa até a vitória eleitoral de seu amigo Thomas Jefferson. Ele morreu pacificamente poucos minutos depois de finalizar algumas correções em sua última publicação.

References
DSB, Vol.XI, pp. 139-147.
F.W. Gibbs, Joseph Priestley: Revolutions of the Eighteenth Century. Garden City, NY: Doubleday, 1967.

[Home] [Galeria]