Foi em uma aventura sênior realizada um tempo atrás que alguns jovens de nosso grupo tiveram a grande oportunidade de aprender dicas valiosas sobre sobrevivência na selva, além das costumeiras "gambiarras". Aqui vão algumas dicas que com certeza serão muito úteis para a boa execução de uma aventura no campo ou na selva.
Selva:
Caso você esteja perdido no meio da selva, a primeira coisa é não entrar em pânico. Calma é essencial em situações como essa. Memorize duas siglas que serão a base para sua sobrevivência: ESAON e CAL. O significado da sigla EASON é Estacione (Não ande nem corra sem uma direção), Sente-se (No lugar onde se perdeu, e pare para pensar com calma) Alimente-se (Mesmo que não esteja com fome mantenha-se alimentado para aguentar os trancos), Oriente-se (Olhe em volta, e se tiver uma bússula, defina seu itinerário. Caso não disponha de uma, use outros métodos de orientação), Navegue-se (Procure um rio ou um ponto alto para se orientar). A outra sigla, CAL (Cabeludas, amargas e leitosas), define plantas que são proibidas para o consumo. Caso esteja com fome, há outras maneiras de se obter alimentos, entre eles animais e frutas. Na dúvida, opte por uma das duas opções:
Observe o que o macacao come. Coma exatamente a mesma coisa, pois com certeza não o fará mal algum.
Com exceção de cogumelos e plantas CAL, todas as substâncias impuras dos animais e plantas são imunizadas pela chama do fogo, então, antes de colocar algo na boca, pevina-se cozinhando o alimento!
Outro ponto a ser avaliado é a água. É necessário manter-se hidratado o tempo todo, portanto, aqui vão algumas possibilidades de obtenção de água:
Caso haja um rio nas proximidades, não hesite em seguir seu leito, assim você poderá garantir seu estoque de água.
Outro modo de não ficar a seco é extrair o líquido do cipó-d'água. Mas lembre-se: Faça anteriormente um corte mais acima do local "alvo" e rapidamente acerte o cipó no lugar desejado. Assim você evitará que a planta "absorva" a água, levando-a para o topo da vegetação. O bambu também pode fornecer água, mas se ela estiver com aspecto sujo, não beba!
Não
reclame da chuva nunca, pois ela pode te salvar em um
momento de sede! Para conduzir a água da chuva até sua
boca, utilize uma folha como um funil ou um pedaço de
pano, que será encharcado e torcido, escorrendo assim a
água.
Outra dica válida é beber a água estocada nas folhas
da bromélia.
Algumas outras funções do sangue, além de irrigar nosso corpo:
Como o sal é a única substância não disponível no meio ambiente, sua obtenção fica restrita apenas ao sangue. Caso não disponha de uma embalagem de sal convencional, recorra ao sangue animal (lembre-se que vc está no meio de uma selva!!!). A média requerida é de 20 a 30 ml por semana.
Como citado acima, o sangue possui o sal que pode (e deve) ser aproveitado junto ao cozimento dos alimentos, dando um agradável (ou pelo menos não tão ruim) sabor a comida.
Acampamento:
Não é necessário sofrer com bolhas no pé. Arme-se de uma agulha devidamente esterilizada e uma linha (a de costura serve), furando a bolha e deixando-a por algum tempo. A linha absorverá toda a água existente e não permitirá que outra bolha se forme. Lembre-se de limpar o local com os devidos cuidados.
Apesar de ser um tópico básico, é sempre bom lembrar que nunca se deve armar a barraca com a abertura virada contra o vento. A explicação é bem simples: O ar estufará a barraca, fazendo com que esta levante vôo e estrague sua noite de sono.