escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo, escotismo....

Em 22 de fevereiro de 1857 nascia em Londres, capital da Inglaterra, um menino chamado Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como fundador do Escotismo.

 O garoto Robert, fez seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, tanto colegas como professores. Nas férias ele sempre aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos. Desde sua infância era grande o seu amor pela aventura e pela natureza.

 Quando terminou seus estudos secundários, Baden Powell (BP como era conhecido) ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito; conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens, conheceu tribos de guerreiros da África, os vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá.

 Durante a Guerra do Transvaal em 1899, BP treinou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi durante meses vítima de ataques de forças inimigas muito superiores, e só manteve-se graças à inteligência e coragem de seu comandante, cujas atitudes inspiravam a atuação de seus comandados.

 Como dispunha de poucos soldados, BP treinou todos os homens válidos da cidade, para usá-los como combatentes e para os serviços auxiliares; primeiros socorros, comunicações, cozinha, etc, organizou um corpo de cadetes com os adolescentes da cidade. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em BP e, anos mais tarde, aquele conhecimento teria grande influência na criação do Escotismo.

 Graças aos seus feitos na vida militar, BP tornou-se herói em seu país, a Inglaterra. Durante uma viagem à sua Pátria, BP viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro que ele havia escrito para exploradores do exército, que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Conversando com seus amigos, ele entusiasmou e resolveu realizar em 1907, na Ilha de Bronsea (localizada no Canal da Mancha), um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos, divididos em quatro patrulhas (Lobo, Touro, Corvo e Maçarico), onde ensinou uma porção de coisas importantes como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.

 Devido aos bons resultados deste acampamento, BP começou a escrever o livro ESCOTISMO PARA RAPAZES