EL   ARTE   REAL

 

 

 

A Iniciação

 

                                    

 


Pelo fato de ser tantas vezes repetido quase seria desnecessário dizer uma vez mais, que a Iniciação não consiste na comunicação oral, escrita ou simbólica, de alguns segredos da Natureza ou do Homem e que o Iniciado não é tal só pelo feito de compreender e até de utilizar tais segredos, mas sim consiste no começo de um processo biológico que troca, primeiro a estrutura anímica, mental e psíquica do Iniciado, e depois a corporal.

 

“Busca a quem te dará nascimento, na Sala da Sabedoria” .

 

Assim como a concepção física é um processo que "inicia" a manifestação  material do indivíduo, assim também a Iniciação consiste em uma operação equivalente que promove sua manifestação espiritual.

 

 Por isso não  pode existir iniciação sem Iniciador.

 

“Procura a quem te dará nascimento na sala da Sabedoria”, diz H. P. Blavatsky em “La Voz do Silêncio” e explica o processo gestativo de seu livro.

 

Não existe nem pode existir manifestação sem corpo e que, assim como não há existência física sem corpo material, tampouco é possível a espiritual sem um veículo de idêntica natureza.

“Há corpos materiais e corpos espirituais”, explica Paulo aos Coríntios (I-Cor. 35/37).

 

Por sua parte João, no começo de seu Evangelho assinala deste modo que existe uma forma de geração não-carnal, produtora de organismos espirituais.

 

H. P. Blavatsky assinala a sua vez em suas notas à “Voz do Silêncio”, que durante a vida física do iniciado, vai formando nele um corpo de natureza etérea destinado a receber e prolongar a consciência mais à frente o que para o vulgo é a Morte.

 

Indubitavelmente para a mentalidade materialista é mais fácil considerar que um Iniciado é simplesmente alguém que sabe um pouco mais que os outros, em alguma área, e não que se trata de alguém em quem existe um processo de modificação corporal transcendente.

 

Pelo resto, o vulgo considera que um Iniciado possui alguns poderes e sentidos especiais... sem advertir que todo sentido ou poder implica ao correspondente órgão corporal.

 

Portanto quem possui um sentido especial deve necessariamente ter desenvolvido o órgão correspondente... O que necessariamente implica uma modificação na estrutura de seu corpo.

 

Entretanto, pensando bem, nada mais lógico nem corrente na natureza, posto que é definitivo, não existe corpo algum que permaneça estático.

 

Pelo contrário, todas as criaturas (e, por que o homem teria que ser uma exceção?), se encontram,   transformando-se permanentemente.

 

Quem pode assinalar o momento em que o desenvolvimento humano alcança máxima expressão corporal?

 

Primeiro

encontrar o caminho,

e em seguida

permanecer nele.

 

Por acaso o homem nasce adulto com todos seus poderes de conhecimento e ação completamente desenvolvidos?

 

Podemos precisar quando culmina  seu crescimento sentimental, psíquico ou mental?

 

A Natureza é um exemplo de que, quando um corpo é inadequado para a expressão do ser que deve habitá-lo, não é este último o que se adapta, mas sim o corpo que se transforma.

 

Iniciado no sentido transcendente do termo é alguém em quem começou a gestação de um novo veículo de consciência, com órgãos de ação e conhecimento mais adequados às necessidades de expressão de quem tem que habitá-lo.

 

Diversos meios foram postos a disposição do indivíduo para ajudá-lo a obter este "novo nascimento" que o tem que liberar definitivamente das limitações do circulo do tempo, entre os quais podemos anotar a Ioga, a Religião, a Iniciação cerimoniosa (tal como a praticava nos antigos Mistérios e ainda como atualmente é outorgada na Maçonaria), ou os da escola rosacruciana de Max Heindel, parcialmente desenvolvidos no "Conceito Rosacruz do Cosmos'", etc.

 

Adicione-se a isto o fato de que uma legião de instrutores, grandes e pequenos, através do tempo, deixou cada um, ensinos orais ou escritos para ajudar aos aspirantes.

 

O primeiro a encontrar o caminho e em seguida a permanecer nele, driblando com felicidade os múltiplos obstáculos e perigos que pudesse encontrar, e teremos o panorama completo de que a única dificuldade real está na disposição e vontade do próprio aspirante.

 

Observemos que embora a Ignorância, a Mentira e a Ambição tenham, em muitos casos, tentado assassinar ao Mestre e ocupado seu interior, não podem ser considerados como um impedimento para que qualquer um, que realmente o deseje,  tente, à inversa, lhe ressuscitar e restabelecer sua autoridade.

 

Tanta é a Luz que a humanidade de hoje herdou do longínquo passado, que não puderam obscurecê-la nem os apóstolos da mentira, nem os ignorantes amanuenses encarregados de multiplicar as cópias e os enganos dos livros sagrados, nem os executores inquisitoriais  com suas fogueiras alimentadas com valiosos manuscritos!

 

Dizia Buda mais ou menos o seguinte: “A semente se converte em árvore pelo simples transcorrer do tempo; de idêntica maneira o filhote se transforma em leão”.

 

Só o homem, para chegar a sê-lo, deve esforçar-se em descomunal tarefa.

 

O desenvolvimento psíquico e espiritual que implica uma remodelação corporal progressiva que culmina na transferência final da consciência do veículo animal que ocupa no homem carnal, a um de outra natureza, não se produz sem grandes esforços e sofrimentos que só poucos ousam aceitar.

 

Por isso: Embora muitos ouçam, poucos entram.

 

“Muitos são os chamados, poucos os escolhidos” diz a escritura e assim é, em efeito.

 

 

Antenor Dal Monte

 

 

 

 

 

 

Tradução ao idioma português do

Ir.’. Maurício Kropidlofscky

Grão-Mestre da GLURGS

 

Mk33@terra.com.br