PREÂMBULO

 


 

 

 

Queridos Irmãos:

 

É desta página, que compartilharemos com vocês a informação que recolhemos durante anos, de leitura de livros, bate-papos, inspirações, etc.

Por isso não significa que o que aqui escrevamos, reflita nossa sabedoria pessoal, mas sim nosso conhecimento, e tenham sempre em mente, que conhecer e saber são duas coisas diferentes. NÃO SOMOS DONOS DE NENHUMA IDÉIA QUE AQUI VENHAMOS A EXPOR.

 

Sabemos que na forma Maçônica, em seus Símbolos, se oculta uma Verdade Eterna, uma Verdade que foi é e será por sempre, e que o dever de todo Maçom é preservá-la tal  e qual, para os Maçons do futuro.  Isto não implica uma cristalização da filosofia maçônica, ou um envelhecimento da IDÉIA.  Será nossa interpretação dos

 

Símbolos, a que irá trocando com as Épocas, e à medida que a HUMANIDADE

vá crescendo, poderá aprofundar mais neles; pois embora hoje não os compreendamos mais que ligeiramente, não há razão para trocá-los.  Os Símbolos não deverão trocar nunca, nós SIM.

 

Ingressamos na Maçonaria, para aprender sua forma particular de expressar essa Energia Divina, que também se expressa através das outras filosofias e religiões do mundo, mas nossa filosofia, nos ensinará a Arte Real de Construir. O que é que devemos aprender a construir?

 

Isso é o que tentaremos explicar através destes artigos. Consideramos importante realizar uma pontualização, sobre o desenvolvimento dos temas que compartilharemos desde esta página virtual. O que iremos comunicar é que:

 

SABEMOS que não somos capazes de acessar ao estado de consciência onde se manifestam as Verdades Absolutas, somente estamos capacitados a compartilhar verdades relativas, que amanhã certamente poderemos mudar por outras verdades relativas, por isso estes artigos serão tão imperfeitos como os Irmãos que os escreveram, por isso os exorto a que ponham sua FÉ nos princípios da Ordem, e não nas pessoas que a integram. Os princípios são eternos e verdadeiros, e as pessoas são passageiras e imperfeitas.  Dissimulem as fraquezas e construam sua personalidade maçônica, sobre os fundamentos impessoais da Maçonaria Universal.

 

A Maçonaria não ensina com palavras, mas sim utiliza símbolos para expor suas verdades.

Cabe a cada um interpretá-los e alcançar por si mesmo, sua própria verdade.

Tudo o que outro possa nos dizer sobre nossos símbolos e cerimônias, não é nem mais nem menos, que sua própria experiência e interpretação particular.

 

Nenhum homem no mundo, por mais sábio que seja poderá por meio de palavras ensinar as verdades que encerram os símbolos maçônicos, só poderá expor o que ele mesmo conseguiu descobrir.

E como nenhum homem possui toda a verdade, toda interpretação, deve tomar-se só a título de explicação parcial e pessoal.

 

Não pensamos tratar nos temas que expomos, a história ortodoxa, a autenticidade dos rituais, ou a seqüência histórica da Maçonaria, à medida que se desenrolou ao longo dos anos em diferentes países. Estes serão transmitidos em outras páginas da revista. Estejam sempre dispostos a se desfazer de todo

Conceito que se oponha a uma nova verdade.

 

As bibliotecas maçônicas, estão recheadas de livros que tratam a história da Maçonaria, com suas antigas tradições, com os elementos controversos, conectados com sua aparência através dos tempos e com a discussão de seus rituais, origens e interpretações.

 

Ocuparemos-nos sim, do Espírito da Maçonaria e do significado interno e de possíveis interpretações de valor esotérico, do ensino interior, e da vida que está por detrás das formas exteriores, assim como dos rituais. Tentaremos tratar o tema Maçonaria como um Todo. Desta maneira, pode ser que obtenhamos esse propósito divino em desenvolvimento, que a Maçonaria tenta desenvolver, e desta revelação, que ela mantém, certamente a reserva para a Humanidade, e que talvez esteja a cavaleiro da revelação.

 

Agora que os homens têm alcançado um estado em que podemos pensar inteligentemente e responder conscientemente às idéias.

O Grande Carpinteiro de Nazareth, um dos Construtores que trabalha à ordem do G.A.D.U. nos disse, que no final dos tempos, as coisas secretas serão singelas e que as coisas ocultas se gritarão dos telhados.

 

Aquilo que até agora foi velado, misterioso e secreto, declara-se estar a cavaleiro da revelação, pois este é o final dos tempos, (dos tempos da Ignorância.).

 

Muitos pensadores do presente estão convencidos, de que estamos no começo de uma nova Era, onde os segredos do passado se farão públicos.  Se isto for assim e estiver em linha com o processo evolutivo da Consciência desta Raça, então o aspecto oculto e esotérico da Maçonaria também está sujeito a um processo similar, e se fará singelo, de maneira, que quem procure, possa encontrar.  Certamente a busca da Luz, que foi a maior preocupação dos homens em todos os tempos, algum dia deverá resultar bem-sucedida e a luz afluirá. Tenham sempre o valor de seus enganos e não deixem jamais que outro se equivoque por vocês

 

Os que aceitam, que seja, não pela confiança que tenham nos conhecimentos ou ainda na sabedoria de quem os disse, mas sim devem ser aceitos, só por que lhes parece justo aos olhos de sua própria razão, aos de seus sentimentos e aos de seu conceito pessoal de retidão.

 

E ainda assim, aconselhamos-lhes que tampouco se formem idéias definitivas.  Se nenhum homem possui toda a verdade, tampouco a possuímos nenhum de nós. E a experiência ensina que as verdades, que podemos compreender os seres humanos o são só pela metade e que novas experiências, novos conhecimentos, alteram os conceitos que pareciam mais inamovíveis. 

 

Estejam sempre dispostos a desfazer-se de todo conceito que se oponha a uma nova verdade, não definitivamente, senão a título provisório. Procurem, pois, no Amor e na Beleza, ao Mestre, em seu próprio coração.

 

Ele os instruirá silenciosamente, na arte de construir em vós MESMOS e a seu redor, aquela beleza de PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES que elevam e enobrecem à Humanidade. Sigam seus mandatos, e tenham a segurança de que sob sua sábia guia progredirão na Arte Real, até alcançar a estatura de um MAÇOM PERFEITO.

 

 

Mercúrio II

 

 

 

 

Tradução ao idioma português do

Ir.’. Maurício Kropidlofscky

Grão-Mestre da GLURGS

 

Mk33@terra.com.br

SIGUE