Cidade de São Paulo - Área de Sociedade e Cultura (CEFET-SP)

ÁREA DE SOCIEDADE E CULTURA

Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo




Cidade de São Paulo: Textos, Fotos e Imagens


Há um desconhecimento muito grande sobre a cidade de São Paulo seja sobre a sua realidade social e econômica seja sobre os seus pontos históricos e sobre a sua fisionomia arquitetônica. O propósito desta página é o de colaborar para um maior conhecimento desta cidade em todos estes aspectos citados. Estarão disponíveis sites, figuras, fotos e textos sobre a cidade de São Paulo.

Acreditamos que desta forma estaremos colaborando para um maior conhecimento sobre a nossa cidade.

Se você, visitante de nossa Homepage, conhecer um Site sobre a cidade ou tiver algum trabalho, por favor, entre em contato através de nosso e-mail e teremos o maior prazer de nos valer de sua contribuição para enriquecer mais ainda esta página

Apresentamos aqui alguns destes sites sobre os quais fazemos um breve comentário:

 

1.Site dos alunos do Colégio Brasil: pretende ser um guia aos pontos históricos da cidade. Apresenta uma síntese histórica abrangendo o período de 1822 a 1997 com figuras e fotos interessantes.

Guia aos Pontos Históricos - alunos Colégio Brasil

2.Site da Área de Sociedade e Cultura - ETFSP: Trabalhos escolares com textos e fotos sobre Habitação em São Paulo - de Alunos do 2º ano do Curso Médio da Escola Técnica Federal de São Paulo - 1° semestre de 1999.

Trabalhos sobre Habitação em São Paulo

3.Site da Fundação Brasileira de Educação Pátio do Colégio: com o propósito de dar informações sobre o Padre José de Anchieta traz imagens, fotos e textos sobre a história da cidade de São Paulo inclusive sobre o núcleo inicial que foi o Patio do Colégio

Fundação Brasileira de Educação Pátio do Colégio

4. Site do projeto "Artecidade": traz textos sobre pontos históricos da cidade de São paulo. É um projeto de intervenção urbana realizado em São Paulo desde 1994. Reúne artistas, críticos e arquitetos e ocupa áreas significativas das tensões metropolitanas. As intervenções culminam em grandes mostras de arte e urbanismo.

Site do Projeto Artecidade

5.Site do Museu da pessoa: mantido pelo Universo online. Traz fotos e textos sobre as ruas de comércio em São Paulo. Faz parte do projeto "memórias do comércio em São paulo" patrocinado pela FCESP/SESC-SP/SENAC/SEBRAE, realizado entre agosto de 1994 e maio de 1995.

Ruas do comércio - Projeto Memórias do comércio

6.Site sobre o bairro do Bexiga: Traz um histórico sobre o Bairro do Bexiga, há informaçõe sobre o seu museu, os costumes deste Bairro, a Igreja Santa Achiropita, Escola Vai-vai etc... .

História do Bexiga

7.Site "Centro Virtual de Estudos Históricos" - coordenado pela professora de História da USP Janice Theodoro: entre outros artigos temos estes sobre a cidade de São Paulo: "São Paulo: quatro séculos de história", "São Paulo de Ramos de Azevedo Da cidade colonial à cidade romântica", "O Nosso Cotidiano", "Nóbrega e a Fundação de São Paulo (um marco decisivo na política de colonização do Brasil) ", "Ferrovias Síntese introdutória do tema" (sobre a Ferrovia Santos-Jundiaí)", "A Questão Urbana".

Site da Professora Janice Theodoro

8.Site da Área de Ensino "Sociedade e Cultura" da Escola Técnica Federal de São Paulo: Há um texto do prof. Laerte intitulado "São Paulo: segregação e expansão urbana - 1850/1992" que relaciona a expansão da cidade de São Paulo com a segregação urbana no período de 1850 a 1992

Site da Área de Sociedade e Cultura

9.Site "Casa Paulistana": Traz uma mostra virtual sobre a fisionomia arquitetônica do Bairro da Móoca

Mostra virtual do Bairro da Móoca

10.Site da Área de Ensino "Sociedade e Cultura" da Escola Técnica Federal de São Paulo: Há um texto de alunos da Turma 478 do Curso de Edificações da Escola Técnica Federal de São Paulo (ano 1998) que traz um histórico sobre o Museu Paulista. Nomes dos alunos: Daniel, Livia, Tarso, Tatiana, Thaís, Vinícius

Site da Área de Sociedade e Cultura - Museu Paulista

11.Site da Prefeitura de São Paulo: Traz os seguintes textos sobre a cidade:"Dossiê São Paulo", "Histórico do Palácio das Indústrias" (atual sede da Prefeitura), "São Paulo do Sítio ao Site". Este último texto é divido nos seguintes itens: A Vila dos Jesuítas (1554 - 1711), A Cidade dos Bandeirantes (1711 - 1822), Imperial Cidade e Burgo dos Estudantes (1822 - 1889), A Capital do Café (1889 - 1930), O Maior Pólo Industrial do Brasil (1930 - 1953), A Prefeitura e a Mobilização Popular (1953 - 1969), A Cidade sem Eleições (1969 - 1975)

Site da Prefeitura de São Paulo - História de São Paulo

12.Site da Área de Ensino "Sociedade e Cultura" da Escola Técnica Federal de São Paulo: Texto jornalístico colhido no Jornal de Bairro "Freguesia News" (2ª quinzena de agosto de 1991)que traz dados históricos sobre o Bairro da Freguesia do Ó, situado na Zona Noroeste da Cidade de São Paulo.

Site da Área de Sociedade e Cultura - Freguesia do Ó

12.Site da Área de Ensino "Sociedade e Cultura" da Escola Técnica Federal de São Paulo: Texto jornalístico colhido no Jornal de Bairro "Freguesia News/Santana News/Folha do Limão" (06 de agosto de 2000) que traz dados históricos sobre o Bairro de Vila Nova Cachoeirinha, situado na Zona Noroeste da Cidade de São Paulo.

Site da Área de Sociedade e Cultura - Bairro de Vila Nova Cachoeirinha

13.Site do Prof. Laerte : Traz 8 fotos sobre o Pátio do Colégio: do Museu Padre Anchieta, frente da Igreja, monumento, etc...

Site do Professor Laerte

14.Site da Área de Sociedade e Cultura: Artigo do Jornal "Folha de São Paulo", 05/12/1999, que chama a atenção para o decréscimo populacional na cidade de São Paulo. Serão necessários mais de 20 anos para que a cidade ultrapasse os 10 milhões de habitantes.

São Paulo em queda no número de habitantes

15.Site da Área de Sociedade e Cultura: Texto muito interessante do Prof. Nicolau Sevcenko que faz um comentário sobre a cidade de são Paulo a partir de um percurso no seu interior. - escrito na Revista "Carta Capital", 29/09/1999.

Nicolau Sevcenko e São Paulo

15.Site da Área de Sociedade e Cultura:"Breve Histórico do Crescimento Vertical na Cidade de São Paulo", Do livro: São Paulo: Crise e Mudança - Ed. Brasiliense e Prefeitura Municipal de São Paulo ( Gestão Luiza Erundina - ano 1991 - pág. 110 e 111)

Verticalização de São Paulo




MANDE-NOS UM E-MAIL


Você é o visitante número deste site desde out. 98