DST (Doença Sexualmente Transmissível)

As doenças sexualmente transmissíveis são aquelas que se propagam, principalmente, através das relações sexuais e são também conhecidas como doenças venéreas. Os germes responsáveis por estas doenças encontram características ideais para seu desenvolvimento na vagina, pênis, ânus e boca mas também podem penetrar em qualquer parte mais sensível do corpo.

Existem vários tipos de doenças transmissíveis através do sexo.O contágio também pode acontecer quando é feito o uso de toalhas e lençóis usados recentemente por pessoas infectadas, mas o comum é que haja contato sexual para que a pessoa se contamine. Muito folclore é feito sobre estas formas de contágio, mas não é verdade que sentar num lugar em que a pessoa infectada estava sentada antes, pegar nos objetos tocados por ela, tomar banho na mesma piscina, comer alguns tipos de alimentos ou pisar no chão frio provoque este tipo de doença. Roupas, copos e talheres também só podem ocasionar contágio em casos muito especiais.

Muitos sintomas devem ser observados para que o diagnóstico possa ser feito a tempo de um tratamento eficaz. Pode ser uma coceira ou ardência na região atingida, pode ser uma umidade constante em alguma região do corpo, pode ser uma ferida ou um caroço, enfim, cada uma tem sua forma de manifestação e o grande problema é que algumas não possuem sintomas visíveis e outras demoram até trinta dias para provocar a sintomatologia.

A gonorréia é uma das doenças em que os sintomas podem demorar até trinta dias após o contágio. Os homens sentem dor e ardência na hora de urinar e também podem observar pus na urina e íngua na virilha, e as mulheres geralmente não apresentam sintoma algum, a não ser quando a uretra já está infeccionada. Nelas o contágio é ainda mais fácil que nos homens.

No caso de infecção a mulher sente dor ao urinar, pode haver pus, febre, vômitos, dores abdominais e outras manifestações. Quando não é tratada a gonorréia pode provocar esterilidade nos dois sexos. O tratamento é feito com antibióticos e a melhora pode ser notada em uma semana.

A sífilis é outra doença que, como a gonorréia, é causada por uma bactéria. Esta doença se manifesta em três estágios e os primeiros sintomas podem demorar de dez a noventa dias para aparecer.

A primeira manifestação é uma ferida avermelhada que costuma ser chamada de cancro duro e que muitas vezes passa desapercebida por ser indolor, desaparecer em pouco tempo e pela variedade de lugares em que pode aparecer.

Mais ou menos seis meses depois deste primeiro estágio acontece o segundo que, em alguns casos, acontece ao mesmo tempo que o primeiro. Nesta fase ocorre febre alta, rachadura na pele dos pés e das mãos, dor de garganta e de cabeça, perda de apetite, cansaço e até perda de cabelo. Se o tratamento não for feito neste momento a sífilis passa para um estágio avançado e que pode não ter manifestação de sintomas.

Este último período pode durar até vinte anos e vai afetando todas as partes do corpo, provocando sérios problemas que podem afetar desde o sistema nervoso até a estrutura óssea.

A doença pode não ser grave se for tratada com os devidos medicamentos até sua segunda fase mas, a demora do tratamento pode causar loucura e até a morte.

O granuloma inguinal também é causado por bactéria e, ao contrário da gonorréia, contamina mais facilmente os homens. Os sintomas também podem ser tardios e se caracterizam por lesões com cheiro ruim nos genitais ou ânus. Se o tratamento não for feito a doença pode causar anemia e artrite.

Nem todas as doenças venéreas são causadas por bactérias. As verrugas venéreas ou condiloma acuminado são causados por vírus, como também é o caso da AIDS e da herpes . Há muitas outras doenças, com sintomas variados, que fazem com que a prevenção e visita regular ao médico sejam fundamentais. Algumas não possuem cura e dentre elas existem as mais graves como é o caso da AIDS e as mais comuns como a herpes.

A prevenção está relacionada a cuidados individuais de assepsia; uso de camisinha em alguns casos porque em outros o contágio depende do contato de partes do corpo que não estão protegidas por ela; exames de rotina; a observação constante do próprio corpo e a partilha com o parceiro de qualquer suspeita para que os dois possam tomar os cuidados necessários.

Saiba mais sobre DST