GUIA DA GESTANTE
A SUA ORIENTAÇÃO PRÉ-NATAL
O desenvolvimento do bebê
Conheça uma descrição passo-a-passo do desenvolvimento do seu bebê, desde as primeiras semanas da gestação até a hora do parto.
PRIMEIRO TRIMESTRE
Primeiro mês
O embrião já está formado e, embora ele ainda seja minúsculo (mais ou menos do tamanho de um grão de arroz), já existe uma outra vida em você!
Até o 2° mês seu bebê é chamado de embrião e a partir do 3° mês é chamado de feto. |
Daqui a bem pouco, não mais que duas semanas, começarão a se formar o tubo neural (centro nervoso mais tarde transformado no encéfalo e na medula espinhal), o coração, o tubo digestivo, os órgãos dos sentidos e as extremidades (futuros bracinhos e perninhas).
Segundo mês
Agora seu embrião já está mais crescido: de sua cabecinha às nádegas ele mede cerca de três centímetros e seu peso é de aproximadamente seis gramas.
O seu coração já está batendo mas não dá para escutar ainda!
Seus braços e pernas têm um aspecto mais definido e já apresenta um esboço das mãos e dos pés.
|
Até aqui seu filhote é muito pequenino para ser percebido por outros que não por você. |
Terceiro mês
Os órgãos reprodutores do seu bebê já estão formados.
Será menino ou menina?
Você terá de esperar mais um tempo para saber, porque ainda não dá para distinguir com precisão.
Os rins, as pálpebras e os olhos já se formaram também, os dentes e as cordas vocais estão sendo desenvolvidos e agora ele é um feto.
Está medindo entre seis a oito centímetros e pesando cerca de 14 gramas.
Outros órgãos estão se desenvolvendo, o aparelho circulatório e urinário já funcionam e o fígado já produz bile.
Seu coração já pode ser ouvido através de um aparelho chamado sonar e ele já brinca dentro de você, exercitando-se no útero e "nadando" no líquido amniótico (para desenvolver seus músculos).
Agora, o seu bebê já está bem alojado na parte superior do útero e dentro de uma bolsa cheia de líqüido amniótico (a chamada "bolsa d'água").
Este líquido o protege de traumas ou infecções e é constantemente renovado pelo organismo materno, para estar sempre limpo.
Ele se renova a cada seis horas e no final da gravidez sua quantidade pode atingir um litro.
O líqüido amniótico contém proteína, açúcar, estrogênio, progesterona, prostaglandina, células fetais e outros elementos químicos presentes no organismo da mãe.
|
Aos três meses é que você começa a sentir algumas mudanças mais marcantes em seu corpo. |
SEGUNDO TRIMESTRE
Quarto Mês
Seu bebê já está com mais ou menos dez centímetros, pesa cerca de 60 gramas e está sendo nutrido pela placenta, já totalmente formada.
O ritmo de crescimento de seu corpo começa a ser maior que o da cabeça. Os brotos ou germes dentários já estão se formando, assim como os dedinhos das mãos e dos pés já estão bem definidos.
Ele já se diverte dando cambalhotas, embora você ainda não perceba que isto acontece.
Ele vira a cabeça, abre e fecha a boca, movimenta o peito para cima e para baixo como se estivesse respirando, boceja e se estica. Consegue franzir a testa e já faz trejeitos como se estivesse querendo levantar as sobrancelhas.
|
Seu bebê consegue sugar, engolir e, pasme!, até soluçar. |
A PLACENTA
Por volta do terceiro mês a placenta está totalmente formada.
A partir daí se desenvolve junto com o feto até a hora do parto, chegando a medir 20 centímetros de diâmetro com 3 centímetros de espessura e pesando cerca de 500 a 700 gramas (1/6 do peso do bebê).
Ela é uma formação de tecidos, semelhante a um pequeno fígado e fica aderida ao útero.
A placenta mantém a circulação do feto e tem a função de realizar as trocas respiratórias, absorver nutrientes e excretar, atuando também como barreira contra algumas infecções.
Ela também é responsável pela produção de hormônios na gravidez (progesterona e estrogênios). Enquanto a produção destes hormônios estiver aumentada, a menstruação continua a ser inibida.
No começo da gravidez a placenta também provoca o aumento de produção de um hormônio chamado GCH (gonadotropina coriônica humana), que é em parte o grande responsável pelos enjôos ou "náuseas matinais" (que têm este nome mas podem ocorrer a qualquer hora do dia).
A partir do quarto mês a liberação deste hormônio diminui e os enjôos e náuseas cessam ou amenizam.
O bebê está unido à placenta através do cordão umbilical e qualquer substância que esteja correndo em seu sangue, estará correndo também no sangue de seu filho, pois a placenta não é um filtro de todas as impurezas.
O cordão umbilical do bebê é constituído por três vasos sangüíneos entrelaçados, sendo duas veias que levam o sangue limpo e oxigenado da placenta para o bebê e um terceiro que conduz o sangue venoso de volta para a placenta.
O feto possui o seu sistema circulatório único, só dele .
Nunca o sangue da mãe se mistura com o do bebê.
Quinto Mês
Seus movimentos agora já podem ser sentidos por você, pois ele começa a se movimentar e a brincar mais, girando, se enrolando, pulando e dando cambalhotas (uns bebês são mais ativos do que outros e isto varia de criança para criança).
A parede do seu útero já está mais elástica e isto permite que ele apoie os pés e a cabeça e faça ginástica como ninguém, exercitando os seus pequenos músculos.
Como ele está crescendo e ainda existe muito espaço por ocupar, ele aproveita, em geral se movimentando mais à noite, exatamente quando você está em repouso.
Neste período ele já chupa o dedo, num exercício básico para a sucção que o permite treinar para sua futura alimentação. Também neste mês o seu coração já pode ser ouvido e ele executa os movimentos respiratórios (embora não respire ar dentro do útero), já treinando para quando nascer.
Seu corpo está sendo recoberto por uma penugem fina e macia, chamada lanugo. Os cabelos já começam a nascer e os cílios e sobrancelhas estão se formando. Por volta deste mês também começa a se formar a vernix caseosa, uma camada gordurosa fina e protetora que o reveste inteirinho.
|
Seu bebê já mede entre 20 e 25 centímetros e pesa 200 gramas. |
Sexto Mês
No final do sexto mês seu bebê já está com aproximadamente 30 centímetros de comprimento e pesa 850 gramas.
Sua pele está fina e brilhante, embora vermelha e enrugada, sem apresentar gorduras no tecido subcutâneo. Suas unhas já se formaram, ele abre e fecha as mãos e se movimenta bastante, mantendo os movimentos de sucção do polegar; as pálpebras já se dividiram e os olhos já conseguem se abrir.
E como seus olhos já podem se abrir, começa a perceber a claridade que ultrapassa a parede abdominal. Então, se você está no escuro, lá dentro para ele tudo é escuridão, mas se você estiver num ambiente mais iluminado ou com luz solar, ele poderá perceber uma luminosidade rosada vindo de fora.
OBSERVAÇÕES MUITO IMPORTANTES
Se você ingere muito álcool, ele diminuirá seu ritmo respiratório, porque o álcool debilita o sistema nervoso central que controla a respiração.
Se você fuma, seu bebê também ficará com deficiência de oxigênio, porque seus movimentos respiratórios também ficarão diminuídos.
O oxigênio na corrente sangüínea é diminuído tanto pelo álcool como pela nicotina e estes interferem no sono do bebê.
A cocaína atravessa a parede placentária, lesando-a, reduzindo o fluxo de sangue para o feto e retardando o seu crescimento.
Os bebês são como nós: há dias em que estão mais agitados, sentindo vontade de chutar, soltar os cotovelos e joelhos para todo canto, enquanto em outros dias estão mais calmos. Saiba que isto pode acontecer com o seu filho.
Os movimentos fetais são sentidos de acordo com a atividade da mãe. Se ela se ocupa e se movimenta bastante durante o dia, não conseguirá perceber bem quando o bebê está acordado ou não. Somente à noite ou pela manhã é que estará mais atenta à atividade do feto.
A atividade do bebê também aumenta depois que a mãe se alimenta. Algumas mães também já descobriram que, se estão muito nervosas ou excitadas, a movimentação do bebê também é maior. Isto talvez se deva ao aumento da adrenalina na circulação materna.
Os bebês são mais ativos entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.
Não se esqueça: cada feto tem seu ritmo próprio de desenvolvimento e atividade. Então, desde que não haja redução radical ou desaparecimento do ritmo de atividade habitual do bebê, todas as variações são normais.
Se por acaso seu bebê está dando chutes dolorosos e socos incríveis, como se estivesse tendo um acesso de raiva, procure mudar a sua posição (deitada para sentada ou em pé para deitada) para conter este pequeno rebelde.
Há horas em que parece que todo um estádio de futebol está dentro da sua barriga, os dois times e mais a torcida, de tanta movimentação existente. Fique calma, pois por enquanto ele tem espaço e é bom que aproveite. Logo mais isto tenderá a diminuir, pois o tamanho de seu corpo irá aumentar e o espaço ficará restrito somente à área do gol.
TERCEIRO TRIMESTRE
Sétimo Mês
No final deste mês seu bebê suga com mais força o polegar, soluça, chora e já pode sentir um sabor amargo ou doce.
Pode responder à estímulos como a luz, dor e sons.
A função da placenta começa a declinar e o volume do líquido amniótico principia a diminuir.
Ele já pesa aproximadamente 1.500 gramas e mede 24 centímetros da cabeça às nádegas.
Antes, os sons eram sentidos por ele sob a forma de pequenas vibrações; agora, seus terminais nervosos já estão mais desenvolvidos e ele consegue perceber bem melhor as coisas.
Como ele já está mais crescido, seus movimentos já não têm grande amplitude mas continuam e como!
Ele consegue, mamãe, ouvir os sons do seu aparelho digestivo, do seu coração bombeando o sangue e escuta o barulho dos pulmões quando o ar entra e sai deles para você respirar.
|
Dentro de sua barriga parece ser uma festa só! |
Se você está num lugar muito barulhento, seu bebê consegue sentir as vibrações vindas deste lugar. Quando você fala, ele já escuta o som da sua voz (o que leva seu pequeno coração a se acelerar), pois já está se acostumando com ela para reconhecê-la após o nascimento.
Converse com ele e, sempre que possível, ouça músicas suaves e calmas ele irá ouvi-las também e gostar bastante!
Seu corpo ainda está recoberto pela vernix caseosa (como já vimos, a camada protetora que reveste o corpo do bebê até o parto) e isto pode bloquear um pouco a sua audição, embora ele possa escutar as mesmas músicas que você ouve.
Sua pele está mais translúcida e minúsculas veias já são visíveis através dela.
Neste mês ele ainda pode estar sentado (posição pélvica), mas poderá virar, isto é, ficar de cabeça para baixo (posição cefálica) a qualquer momento.
Oitavo mês
No final deste mês, em geral o penúltimo de uma gestação normal, seu bebê está com aproximadamente 45 centímetros e pesa cerca de 2.500 gramas.
O crescimento do encéfalo é maior neste período, o que permite a ele ouvir e ver melhor.
Neste mês seu bebê já deve estar de cabeça para baixo e talvez permaneça nesta posição até o momento do parto.
|
Os pulmões ainda estão imaturos, mas os outros sistemas e órgãos já estão completamente desenvolvidos. |
Muitos bebês ficam de cabeça para cima, na posição sentada (também chamada de posição pélvica), mas a maioria deles fica de cabeça para baixo, que é denominada posição cefálica.
Mesmo se ele estiver na posição pélvica, quando há espaço (isto é, se o bebê não for muito grande), ele ainda terá tempo e espaço para virar.
Você já percebe neste período a posição de seu bebê: se ele está de cabeça para baixo, vai empurrar com os pés as suas costelas, mas se estiver de cabeça para cima é a sua cabeça que comprimirá suas costelas.
Não se assuste, tudo é suportável!!!
Quando ele se "encaixa" para o parto, fica na posição cefálica e a sua cabeça pressiona os músculos do assoalho pélvico, primeiro suavemente e depois com mais força (você verá detalhes de tudo isto no capítulo Mudanças no corpo da mãe).
Como ele está maior agora, um simples movimento pode parecer um grande distúrbio.
Nono mês
Bem, até agora seu bebê esteve hospedado em sua barriga feliz e altamente protegido.
Seus pulmões já estão amadurecidos e ele está pronto para nascer a qualquer hora.
É só crescer mais um pouquinho e engordar alguns gramas para que seu sistema de regulação de temperatura quente e frio esteja pronto para enfrentar as mudanças que ocorrerão quando ele sair do seu útero.
|
Seu bebê está forte e com vigor para enfrentar "sozinho" mundo. |
A sua pele ainda continua com a vernix caseosa até o momento do nascimento.
Suas unhas estão completamente formadas.
Seu cordão umbilical é liso e escorregadio e mede cerca de 50 cm.
Ele está tranqüilo e curioso para conhecer sua mamãe por fora.
E você?
É só aguardar com calma: seu organismo (mãe) e o dele (bebê) é que decidirão o momento deste encontro e como ele se dará.
Participando de todas as atividades físicas propostas no Serviço Meu Bebê, você poderá recebê-lo com pouca dor, sem sustos e sem tensão ou medo mas com muita alegria para que ele seja bem-vindo!
Aguarde novas atualizações sobre gestação...