A música na década de 60

Os anos 60 foram marcados pela inovação no campo da música. Grandes sucessos surgiram nessa época de revolução, como os Rolling Stones, The Yardbirds, The Byrds, The Animals, Bob Dylan, The Doors, Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin, Eric Clapton, Led Zeppelin e muitos outros. Mas um dos maiores sucessos da época e que influenciaram a história da música mundial a partir de então foram os Beatles.

História dos Beatles

Não foi apenas acaso o fato de Liverpool ter sido a cidade de origem do maior e mais revolucionário fenômeno musical popular da história. O fato de ser uma cidade portuária fazia com que as novidades vindas da América chegassem inicialmente a Liverpool e daí ao resto da Inglaterra e Europa.

Em 1956 John Winston Lennon forma a sua primeira banda de rock, nomeada The Quarrymen e passa a tocar em igrejas e festas escolares. Em pouco tempo, Paul McCartney seria chamado para assumir a segunda guitarra na banda. Mais tarde Paul trouxe para banda George Harrison, também guitarrista e John, Stuart Sutcliffe (baixista). A banda é completada pelo baterista Tommy Moore (depois substituído por Ringo Star). O nome foi reduzido apenas para Beetles e a ortografia correta foi mudada para Beatles fazendo um trocadilho com "beat" (batida). O grande passo da banda ocorreu quando, de volta à Inglaterra, foram descobertos pelo empresário judeu e homossexual Brian Epstein, dono de uma loja de discos e grande responsável pela explosão da banda.

Apesar do sucesso absoluto na Inglaterra e Europa os Estados Unidos, grande mercado e a nação que definia o mercado mundial de música, se negava a aceitar os Beatles. Mais uma vez coube a Brian Epstein mudar a situação agendando uma apresentação dos Beatles no maior programa de televisão americano. A América nota que havia naquela banda estranha de garotos cabeludos algo que faltava aos artistas americanos.

Tem início a beatlemania, registrada no filme "A Hard Day's Night", que documentava um dia na vida dos Beatles e que foi acompanhado pela trilha sonora de mesmo nome. A evolução musical e amadurecimento da banda se reflete no disco "Rubber Soul" lançado no final de 1965. As músicas bobas da fase inicial dariam lugar a arranjos complexos, instrumentos exóticos, experimentação no estúdio e letras elaboradas. Pela primeira vez o rock era encarado com seriedade e deixava de ser apenas uma forma de diversão.

Com o comunicado oficial do fim da banda em 10 de Abril de 1970 a gravadora terminou a mixagem do material gravado do projeto Get back e lançou o disco "Let it Be". Desde então os apreciadores da banda passaram a fomentar uma nova reunião que só viria a ser descartada de vez com a morte de John Lennon em 1980.

Discografia

  • Please Please Me, Parlophone, 22/03/1963.
  • With The Beatles, Parlophone, 22/11/1963.
  • A Hard Day's Night, Parlophone,10/07/1963.
  • Beatles For Sale, Parlophone, 4/12/1964.
  • Help!, Parlophone, 6/8/1965.
  • Rubber Soul, Parlophone,3/12/1965.
  • Revolver, Parlophone, 5/8/1966.
  • Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Parlophone, 2/6/1967.
  • Magical Mystery Tour, Parlophone, 19/11/1976 como um LP.
  • The Beatles, Apple, 22/11/1968.
  • Yellow Submarine, Apple, 17/1/1969.
  • Abbey Road, Apple, 26/10/1969.
  • Let It Be, Apple, 8/5/1970.

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Consagrados por crítica e público os Beatles decidem marcar sua passagem pelo mundo da música com um álbum definitivo. A decisão é a de fazer um disco diferente, em todos os sentidos. Desde a capa, Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band é um disco diferente e revolucionário. Pela primeira vez uma banda de rock grava músicas longas, com arranjos complexos e unidas umas às outras por uma linha condutora. Sgt Pepper’s LHCB também foi o primeiro disco da história que publicou as letras de suas músicas. Esse disco disputa com Pipper at Gates of Dawn, do Pink Floyd o título de marco inicial do rock progressivo.