PÁGINA DE NOTÍCIAS
SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL DE RUGBY
FRANÇA - 1998

As notícias aqui veiculadas estão sendo atualizadas apenas uma vez por semana, devido a dificuldades de comunicação com a delegação, pois a cada semana estão em uma nova cidade.
(última atualização realizada em 22/03/98 ás 11:00 hs do Brasil)

dia 22/mar/98 (dom) - Assistir Jogo em COLOMIERS
Descanso no período da manhã, almoço e viagem para a cidade próxima, Colomiers, onde á tarde assistem ao jogo COLOMIERS x DAX, da 1ª Divisão Francesa de Rugby profissional.

dia 21/mar/98 (sab) - Viagem e Recepção em ONDES
Neste sábado, a delegação brasileira viajou para a cidade de Ondes, onde fica hospedada no Colégio Agricola. Durante a tarde houve treino leve e á noite houve Recepção, com jantar, pela Prefeitura da Cidade de Ondes.

dia 20/mar/98 (sex) - Recepção e Jogo x Aiguillon
De manhã houve um treino leve, pois diversos jogadores estavam gripados. Almoçaram e foram recepcionados pela Prefeitura de Aiguillon. Á noite houve jogo contra time selecionado da região. Primeira vitória em campos franceses o time brasileiro de Rugby Juvenil, conseguiu hoje a primeira vitória (Brasil 17 x 7 Aiguillon) na viagem pela França. Existe muito otimismo entre os jogadores e dirigentes, quanto á possível conquista do Grupo C, no Campeonato Mundial, pois a cada jogo realizado, nossa Seleção Brasileira consegue melhorar técnica, tática e físicamente.

dia 19/mar/98 (qui) - Visita a Caves e Jantar c/time local
De manhã, corrida para oxigenação e treino tático. Á tarde visitaram duas das melhores Caves (fabricantes de vinhos) da região.

dia 18/mar/98 (qua) - Viagem para AIGUILLON
Bem cedo, viajaram para a cidade de Aiguillon, onde ficaram alojados num centro de hospedagem da Prefeitura Local. Á tarde fizeram treino leve.

dia 17/mar/98 (ter) - Visita a uma estação de Ski
Pela manhã, treino técnico-tático. Após o almoço visitaram uma das cinco estações de ski de Andorra, onde alguns jogadores puderam, pela primeira vez, conhecer e tocar na neve. Travaram-se algumas batalhas com bolas de neve e escorregaraam com pequenas pranchas próprias para principiantes. Não foi disputado nenhum jogo em Andorra, para evitar o confronto direto com aqueles que serão os primeiros adversários da Seleção Brasileira no Mundial de Toulouse.

dia 16/mar/98 (seg) - Viagem para ANDORRA
Pela manhã, viajaram para o Principado de Andorra, chegando ainda antes do meio-dia. Foram alojados em um hotel na cidade. Á tarde fizeram um breve passeio no centro comercial e em seguida tiveram treino técnico e tático. Devido á neve das estações de esqui dos Montes Pirineus, bem próximas a cidade, a temperatura estava baixa e alguns jogadores ficaram gripados, mas isto nada atrapalhará os planos da Seleção.

dia 15/mar/98 (dom) - Visita pela região
Pela manhã, aquecimento e treino. Em seguida, visita a algumas pequenas cidades próximas. Almoço em Saint Martin e visita a canyons próximos.

dia 14/mar/98 (sab) - Visita a cidade de Couilloure
Após corrida matinal de aquecimento, e treino técnico-tático, a delegação brasileira viajou para a cidade próxima de Couilloure, onde foram recebidos com almoço, pela Prefeitura local.

dia 13/mar/98 (sex) - Treino técnico-tático
Cêdo, mesma programação. Tarde, treino técnico e tático. Localizado bem em frente do Mediterrâneo, o Hotel proporcionou durante todos os dias, uma agradável estadia e belíssimo visual e apesar de bastante frio, devido aos ventos constantes, alguns arriscaram um rápido mergulho nas águas geladas do mar.

dia 12/mar/98 (qui) - Jogo contra Júniors de Perpignan
Cêdo, repetida a programação dos dois dias anteriores. Á tarde, jogo contra time Juvenil de Perpignan, com nossa Seleção sendo derrotada pelo placar de 55 x 10. Após o jogo, 3 tempo.

dia 11/mar/98 (qua) - Almoço e Recepção em Prades
Pela manhã, mesma agenda do dia anterior. Almoço na cidade vizinha de Prades, visita e recepção pela Prefeitura.

dia 10/mar/98 (ter) - Jogo em Villenueve de la Raho
Pela manhã, corrida de aquecimento na beira do mar, treino e aula de francês. Á tarde, viagem para a cidade próxima, Villenueve de la Raho e jogo com time juvenil da cidade, com o placar de 46 x 14 para os donos da casa. Após o jogo, 3º tempo (integração entre os dois times, com bate papo e coquetel)

dia 09/mar/98 (seg) - Viagem para PERPIGNAN
A Delegação Brasileira parte para a cidade de Perpignan, onde ficará hospedada em Hotel 4 Estrelas, na cidade de St. CYPRIEN, beira Mar Mediterrâneo. O Hotel hospeda nossa delegação gratuitamente, apenas porque o proprietário do Sr. Gege Pabros é amigo do Vice-Presidente da A.B.R. - Associação Brasileira de Rugby, Sr. Angé Guimerá, desde há 45 anos atrás, quando jogaram Rugby Junior, na França.

semana de 09 á 12 de março:
Esta será uma semana importante para a Seleção Brasileira Juniors, pois haverão 3 jogos contra outros times e será intensificado o treinamento, visando a definição do time titular que disputará o Campeonato Mundial. Todos, jogadores e comissão técnica, estão bastante confiantes numa boa participação do Brasil no MUNDIAL JUNIORS.

dia 08/mar/98 (dom) - Assistir jogo da 2ª divisão
Hoje nossa Delegação viajou outra cidade (distante 2 hs.) onde puderam assistir a um jogo de Rugby, da 2ª divisão profissional francesa.

dia 07/mar/98 (sab) - Visita a Vinícula
Os jogadores da Seleção Brasileira de Rugby Juvenil, visitaram uma vinícula da região, onde puderam degustar e adquirir deliciosos vinhos. (nota do redator: Está proibida a bebida alcoólica durante a semana e em dia de jogo, porém hoje, foi permitida esta extravagância.)

dia 06/mar/98 (sex) - Treino e Recepção pela Prefeitura
Pela manhã programação normal, á tarde realizado treino intensivo e á noite houve uma recepção oferecida pela Prefeitura de Pierrelatte.

dia 05/mar/98 (qui) - Treino e Passeio pela região
A delegação brasileira teve treino tático-técnico pela manhã. Á tarde houve um passeio ao parque, onde havia um pequeno canyon muito bonito.

dia 04/mar/98 (qua) - Jogo com time adulto da cidade
O time do Brasil jogou contra um time adulto da cidade de Pierrelatte e foi derrotado pelo placar de 63 x 15 (resultado normal pela superioridade física e técnica do adversário). Este foi o único jogo disputado nesta semana. Á noite o clube da cidade ofereceu um coquetel para nossa delegação.

dia 03/mar/98 (ter) - Treino tático-técnico
O local onde estão alojados é distante da cidade, porém muito agradável e bonito. É um tipo de pousada, com comida muito boa, dentro de uma propriedade agrícola, ao lado de um pequeno haras. A comunicação com os jogadores é difícil pois não há aparelho telefônico no alojamento. O clima já é bem mais agradável, com temperaturas em torno de 16°C.

dia 02/mar/98 (seg) - Viagem para PIERRELATTE
O chefe da delegação brasileira foi substituido conforme programado, deixando de contar com a presença do Sr. Aurélio Zimmermann (já de volta ao Brasil) e encontrando-se com o Sr. David Pirie (que já estava em Pierrelatte). Devido a grande distância entre Nantes e Pierrelatta a viagem tomou o dia todo e foi muito cansativa.

dia 01/mar/98 (dom) - Visita ao Mosteiro São Michel
No domingo, dia de descanso e visita a um local muito bonito e pitoresco situado na orla marítima, a 2 horas de viagem de Nantes (ônibus). Um mosteiro religioso denominado Monte São Michel, cravado na areia da praia e que só é acessível na maré baixa, ficando isolado quando o mar sobe, durante as cheias.

dia 28/fev/98 (sab) - Descanso e visitas em Nantes
Neste dia uma folga na programação técnica, com visita a castelo da cidade de Nantes. Também puderam visitar um barracão da liga local de blocos carnavalescos, onde acompanharam a montagem de carros alegóricos que participam de um desfile á noite.

dia 27/fev/98 (sex) - Visita ao Chateau de France
Pela manhã a mesma programação dos dias anteriores. A tarde visita ao Chateau de France, conhecendo as vinhas, as instalações, processo de fabricação e degustação de vinhos.

dia 26/fev/98 (qui) - Recepção - Prefeitura de Nantes
Novamente se repete, no período matutino, o roteiro do dia anterior. Após o almoço, jogaram contra um time universitário (adulto) de Nantes e perderam pelo placar de 81 x 7. A noite foram recepcionados pela Prefeitura de Nantes.

dia 25/fev/98 (qua) - Jogo contra Juniors de Nantes
Nesta quarta feira, pela manhã o mesmo programa do dia anterior foi cumprido e á tarde foi disputada partida de Rugby com o time Juniors de Nantes, quando os brasileiros foram derrotados pelo placar 46 x 3. Fato curioso é que, devido aos resultados negativos, nossos jogadores estão dizendo que "descobrimos que jogamos muito mal..." (Nós, pais de jogadores da seleção juvenil já sabíamos que o nivel de Rugby jogado na França seria muito superior ao jogado aqui no Brasil e que é para apanhar e aprender que eles estão lá em período preparatório).

dia 24/fev/98 (ter) - Treino tático-técnico
Pela manhã, circuito de oxigenação, aula de francês e treino, sendo que a temperatura, neste período é de aproximadamente 4 a 5°C e nossos jovens jogadores protegem-se do frio com uma roupa especial (Parka), que praticamente se tornou uniforme obrigatório. Durante o dia as temperaturas atingem 10 a 12°C.
No final do dia puderam participar do desfile de abertura do carnaval local, com cobertura e fotos de jornal da cidade.

dia 23/fev/98 (seg) - Viagem para NANTES
Nossa Delegação viaja para NANTES, pela manhã e devido ao percurso longo que terão pela frente, irão parar para almoçar em um Castelo.
A Delegação Brasileira ficou alojada em um centro de treinamentos para esportistas, apropriado para receber delegações e bem localizado.

dia 22/fev/98 (dom) - Assistir jogo de Rugby 1ª Divisão
A nossa Delegação pode descansar pela manhã, á tarde assistir uma partida de Rugby da 1ª Divisão e preparar-se para a viagem para Nantes.

dia 21/fev/98 (sáb) - Visita e festa em MONTAUBAN
Visitaram a cidade de Montauban e participaram de festa animadíssima.

dia 20/fev/98 (sex) - Jogo e Recepção em Montauban
Houve jogo contra um time da cidade de Montauban, próxima a Valence d'Agen, e nossa equipe perdeu pelo placar de 66 x 15, mas apesar da enorme superioridade dos adversários, nossos jogadores apresentaram mais garra e melhora na técnica de jogo. Á noite foram recepcionados pela Prefeitura daquela cidade.

dia 19/fev/98 (qui) - Treino tático-técnico
Muito treino é o que nossa Seleção Juvenil de Rugby teve neste dia, a exemplo do que vem ocorrendo com grande frequência.

dia 18/fev/98 (qua) - Jogo c/Júniors de Valence d'Agen Nossa Seleção jogou contra os Júniors CRABOS e perdeu de 41 x 0 mas mesmo assim a partida foi considerada importante para o desenvolvimento técnico e físico de nossos jogadores. A superioridade técnica de jogadores franceses é enorme, pois na França o Rugby é disputadíssimo e tão, ou mais, importante que o Futebol. Algumas contusões um pouco mais grave ocorreram com nossos jogadores, mas isso já era previsto e estes estarão brevemente curados e reiniciando suas atividades na Seleção.

dia 17/fev/98 (ter) - Visita e Recepção em AGEN
Nossa Delegação viajou para a cidade de AGEN, onde além do passeio, foram recepcionados pela Prefeitura daquela cidade.

dia 16/fev/98 (seg) - Viagem para Valence d'Agen
Pela manhã a Delegação Brasileira viajou para a cidade de Valence d'Agen. A tarde foram recepcionados pelo Comité TARN et GARONNE.

dia 15/fev/98 (dom) - Assistir a Jogo de Rugby - Conforme estabelecido no roteiro, os brasileiros assistiram a jogo da 1ª Divisão do Rugby Francês, onde puderam observar a alta técnica desenvolvida lá. Conforme estabelecido no roteiro, os jogadores tiveram a manhã para descansar e á tarde assistiram jogo da 1ª divisão do Rugby Francês.

dia 14/fev/98 (sáb) - Descanso e visita a Castelo
Nossa seleção visitou, na região de PAU, o Castelo que foi do Rei Henrique IV

dia 13/fev/98 (sex) - Treino tático-técnico
A programação seguiu conforme o roteiro pré estabelecido e um técnico francês deu orientações aos nossos jogadores, apontando as falhas e pontos fracos do time.

dia 12/fev/98 (qui) - Jogo X Juniors CRABOS/PAU
Pela manhã a segunda auta de francês e á tarde realizaram jogo contra o time da 1ª Divisão Júniors de PAU, quando foram derrotados pelo placar de 105 x 5. Nossos jogadores sentiram a enorme distância que terão para chegar ao nivel técnico do Rugby que é disputado na França. Dos 15 jogadores francêses, 6 pertencem a Seleção Francesa Juniors.

dia 11/fev/98 (qua) - Visita á LOURDES
Também conforme programado, viajaram para a cidade de LOURDES, próxima á PAU (38 km), onde puderam conhecer a famosa basílica de Nossa Senhora de Lourdes e outros pontos turísticos da região.

dia 10/fev/98 (ter) - Recepção no Comité do BEARN
A primeira aula de francês foi dada aos jogadores brasileiros pela manhã, após o circuito de oxigenação na floresta próxima á concentração. No final do dia houve uma recepção no Comitê do BEARN (região da França onde estão) com a presença do Consul do Brasil.

dia 09/fev/98 (seg) - Treino tático-técnico
A semana em Pau iniciou com clima mais ameno, temperaturas por volta de 10ºC, comida boa e local bonito e pitoresco. O local do alojamento dos nossos jogadores é um castelo antigo, em bom estado de conservação e relativamente confortável.

dia 08/fev/98 (dom) - Viagem para PAU
A Seleção do Brasil viajou para a cidade de Pau, tendo sido uma longa e cansativa viagem, segundo relato do jogador Fábio Henrique. Lá chegando foram recebidos e acomodados em alojamento do time local de rugby. Para não sentirem tanto a diferença da comida francesa em relação á brasileira, foi servido feijão (cozido como no Brasil) no jantar. O clima na cidade de Pau está mais quente em relação ao de Paris porisso mais agradável para os brasileiros.

dia 07/fev/98 - Visita panorâmica - Assistir jogo
Neste dia, nossos atletas tiveram oportunidade de fazer uma visita panorâmica na cidade de Paris, passando pelos pontos turísticos, tais como o Louvre, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Rio Sena, Catedral de Notre Dame, etc., quando muitas fotos foram batidas para registrar o fato.
Também assistiram o jogo de abertura do Campeonato Europeu de Rugby, no Stade de France (novíssimo estádio de futebol e rugby) quando se enfrentaram os times da Inglaterra (17) x (24) França. O estádio estava completamente lotado, muita animação e nossa seleção, na arquibancada, foi filmada pela TV francesa, qeu estava transmitindo ao vivo.

dia 06/fev/98 - Chegada em Paris e jogo amistoso
Conforme esperado e sem nenhum fato imprevisto, a delegação de Rugby Juvenil do Brasil chegou na manhã deste dia, no Aeroporto Charles de Gaulle - PARIS, sob uma temperatura local de 6ºC contra os quase 40ºC na saída de São Paulo. Já estão devidamente alojados em Santa Genoveva. Foi realizado um jogo contra time (adulto) de Santa Genoveva tendo nossa equipe (juvenil), perdido por apenas 1 ponto de diferença, mesmo estando cançados da longa viagem (12 horas de avião), do fuso horário (3 horas a mais que no Brasil) e da temperatura naquela hora, (-2ºC) que era de dois graus negativos.

dia 05/fev/98 - Embarque para a França:
Dia 05/02/98 (quinta feira) ás 18:40 hs, alçou voo (AF443) o avião da Air France levando a Seleção Juvenil de Rugby do Brasil e respectiva Comissão Técnica, com destino á Paris. O embarque (Aeroporto de Guarulhos-SP) ocorreu em grande estilo, com os jogadores trajando o uniforme oficial da Seleção Brasileira Juvenil de Rugby (calça azul marinho, blaser bege c/brazão da A.B.R., camisa social branca, gravata azul marinho oficial da A.B.R., com a Vitória Régia bordada e sapatos pretos). A despedida de jogadores e comissão técnica acompanhante, foi realizada num ambiente harmonioso e alegre, com a confraternização dos familiares presentes. Na bagagem, além dos pertences de costume, foram levados instrumentos musicais para animar o ambiente da concentração na França e também para o Carnaval de rua do qual estarão participando ativamente como bons brasileiros. Apenas pudemos lamentar a ausência total de qualquer órgão da imprensa (TV, Rádios e Jornais) para documentar e divulgar fato tão inédito e relevante para o esporte amador do Brasil.

Curiosidades:
Durante o período de treinamento, ou seja, nas 8 semanas anteriores ao Campeonato Mundial de Rugby, haverão pelas manhãs, percursos de oxigenação em florestas próximas ás concentrações dos jogadores, nas cidades onde estarão hospedados.

Os jogadores terão também aulas de Francês, quase todos os dias, no período de treinamento, o que lhes permitirá adquirirem o conhecimento de uma nova lingua.

Estarão participando, do Campeonato Mundial de Rugby Juniors, 34 Nações, durante 12 dias e no final estarão se confraternizando num jantar de despedida, onde estarão presentes 2.000 pessoas, sendo 1.500 jogadores de Rugby. Neste encontro haverá troca de lembranças das mais variadas e curiosas, como já se tornou tradição nos Campeonatos anteriores e que vão desde camisas, calções, chuteiras, agasalhos, gravatas, bonés, pins, chaveiros, bandeiras, instrumentos musicais típicos, até coisas menos comuns, tais como cuécas e meias, vale tudo para trazer de volta alguma lembrança daquela ocasião.

Retorna à página anterior