ðHgeocities.com/Baja/Mesa/8205/DT.htmgeocities.com/Baja/Mesa/8205/DT.htm.delayedx×WÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈþ÷OKtext/html€çhÿÿÿÿb‰.HTue, 02 May 2000 00:30:46 GMT¯(Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *ÖWÔJ Novidades

Como Preparar

DT's ?

Durante os últimos meses a redação do Enduro World recebeu muitas perguntas de pilotos que se divertem com DTs180 ou DTs200 em trilhas e querem tirar o melhor destas motos nacionais. Para estes pilotos Enduro World preparou uma matéria exclusiva sobre a preparação básica dessas motos.

Primeiro comece aliviando peso. Se você não for rodar na rua, tire tudo o que for de equipamento obrigatório, como: painel, lanterna traseira, farol, piscas, pedaleiras de garupa, bateria, chicote, etc.. Use somente o necessário para a moto funcionar.

Depois siga os seguintes passos:

Vedação. Para passar sem problemas por rios, é bom vedar a caixa de filtro de ar, se for possível feche a entrada original e passe-a para parte de cima da caixa. Vede bem as conexões do carburador, use cola de silicone nos cabos de comando e no botão de "corta-corrente" para evitar choques (aiiiiii!!!) ou curto-circuitos, ainda na elétrica, vede bem a tampa esquerda do motor, onde se encontra o volante do magneto - mantenha este chicote sempre bem vedado para não apagar no meio, ou após passar por um rio.

Rolamentos. Desmonte as duas rodas, engraxe os rolamentos com graxa a base de sabão de lítio, graxa branca ou até bissulfeto de molibdênio. A caixa de direção é um outro ponto a ser bem engraxado, para evitar o desgaste prematuro. Na suspensão traseira, desmonte e engraxe as buchas da balança. Os pneus devem ser trocados por off-road, os mais conhecidos são os "Gara-cross" da marca Pirelli. São duráveis, mas não muito bons para terrenos moles e extremamente ruins de curvas. Dependendo do tipo de terreno que se vai andar dá para escolher o tipo de pneu mais apropriado. Os pneus Michelin ou outros modelos da Pirelli são ótimos e têm grande variedade para escolha. A pressão recomendada, fica em torno de 13 a 15 lbs.

Relação. Tem que ser mudada, se for andar em trilhas bem fechadas e com muitas subidas. É bom usar um pinhão minúsculo (13 dentes). Para terrenos mistos, um pinhão de 15 dentes vai bem. A coroa pode ser original (49 dentes).

Guidão. Em caso de tombo, para não acabar com a diversão mais cedo, aconselhamos o uso de um Renthal, que segundo a lenda: "a moto entorta inteira e o guidão continua reto".

Para auxiliar quando encalhar nas cavas mais profundas, use duas cintas de nylon: uma presa a mesa inferior e a outra perto da terminação traseira do chassi. Leve tambem sempre ferramentas como: - 2 chaves fixas 10mm - 1 alicate de bico - 1 chave phillips - 1 chave de fenda - 1 chave 13mm - 1 chave de vela Também: - 1 emenda de corrente (da mesma marca da que está usando) - 1 pedaço de arame (pode ajudar) - 1 vela, cabos de embreagem e acelerador de reserva: Prenda-os aos que estão sendo usados na moto, se quebrar, os reservas já estão colocados no lugar certo, é só tirar o velho e encaixar o novo !

Use sempre equipamento de proteção apropriado e boa diversão !!

Marcelo Coulturato / Enduro World

PS: Para os fanaticos existe um livro somente sobre os Yamaha's DT na www.amazon.com