Hgeocities.com/Baja/Mesa/8205/biela.htmgeocities.com/Baja/Mesa/8205/biela.htm.delayedxWJwOKtext/html`yiwb.HSun, 07 Nov 1999 23:52:20 GMT(Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *WJw BIELA

Como verificar o virabrequim?

Problemas relacionadas ao virabrequim sempre estão entre os problemas mais caros para consertar e podem causar problemas ainda maiores com pistão e cilíndro se não foram detectados a tempo.

Imagine um motor a 10.000 giros por minuto. O pistão deste motor sobe e desce 166 vezes por segundo! Os rolamentos da biela suportam a massa do virabrequim e pistão em movimento. Se você não usa um bom lubrificante ou não limpa com frequência o filtro de ar, os rolamentos gastam e criam pequenas folgas que podem destruir o seu motor. Lembre-se, tudo isso pode acontecer em questão de segundos!

Uma frequente e boa análise da biela pode evitar problemas catastróficos. Abaixo explicamos várias técnicas para você analisar o estado do virabrequim da sua moto.

Folga de rotor

Pegue o rotor com sua mão e tente move-lo para cima e para baixo, para dentro e para fora. Se você sente qualquer folga os rolamentos principais estão gastos. Tire o rotor e a placa do estator e verfique se o retentor está vazando combustível. Um retentor com vazamento permite entrada de sujeira dentro do motor. Geralmente quando isto acontece o motor dá um sinal de afogamento em baixos giros.

Movimento da biela

Desmonte o cilindro e pistão, pegue a biela e tente move-la para cima e para baixo. Uma pequena folga axial é normal porque o rolamento é do tipo agulhas. Se você sente qualquer folga radial, o virabrequim está gasto. Às vezes você tem que mudar a posicão do rotor para sentir a folga porque os rolamentos não giram em voltas completas. Às vezes a folga é pequena e difícil de se detectar. Para tirar sua dúvida põe a biela no ponto morto em cima e puxe ela para cima. Com sua outra mão bata (martele) em cima da biela. Se voce escuta qualquer vibração no som é um sinal que o rolamento está gasto. Também, a folga axial entre a biela e as ruelas é um bom indicador de desgaste. Meça a folga com as lâminas apropriadas (veja embaixo) e compare o resultado com as tolerâncias no manual da sua moto.