Oswaldo A. Furlan

Brava e Buona Gente,
Cem Anos pelo Brasil

FURLAN, Oswaldo Antônio. Brava e Buona Gente, Cem anos pelo Brasil, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil: Ed. do Autor, 1997. com 486 p., inclui 10 documentos, 11 tabelas, 12 mapas, 12 árvores genealógicas, 250 fotos. Áreas do saber: História Ítalo-Brasileira, Imigração, Sociologia, Antropologia, Historiografia, Genealogia, Economia.

Teor: Dentre os supostos 25 milhões de descendentes de italianos no Brasil, quase 12 milhões descendem dos cem mil que, em 1875-1918, ingressaram no Rio Grande do Sul. Estes, desbravando a selva das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, enfrentaram desafios e sofrimentos inerentes à condição de pioneiros. Mas graças a trabalho, talento e arte, desenvolveram, nessas Regiões, lastro cultural (agro-pecuário, industrial, comercial e prestador de serviços) a nível de primeiro mundo, a exemplo da Eberle, SADIA e Perdigão. A trajetória cultural desses 12 milhões é resgatada através de amostra de cinco mil descendentes de duas famílias ingressas em 1890, a dos Furlan e a dos Slongo, já em sétima geração.
Segundo Rovílio Costa, da UFRGS, "poucos terão o privilégio de reconstituição familiar, social e cultural tão bem elaborada. O relato, rico em episódios típicos de outrora, em rede de relações sociais e em árvores genealógicas, prima pelo rigor técnico - científico, constituindo-se em modelo de abordagem histórica no aspecto prático e teórico. Mediante transcrição fiel de documentos históricos e depoimentos pessoais, o Autor multiplica os narradores, que se comunicam em linguagem popular e jornalística, perfazendo tecedura acessível a partir de qualquer um dos momentos. Por isso, a consulta à obra se impõe como subsídio de notável valia, a estudiosos, artistas, historiadores e pesquisadores" (p.19-20).

Aquisição:
Volta a página principal.