Oswaldo A. Furlan e Franco Vidossich

Dicionário de Novos Termos de Ciências e Tecnologias

VIDOSSICH, Franco e FURLAN, Oswaldo. Dicionário de Novos Termos de Ciências e Tecnologias. São Paulo: Pioneira / ABIMAQ e SINDIMAQ, 1996. 362p., cinco mil verbetes. Obra candidatada pela Pioneira para o prêmio Jaboti/1997.

Teor: Alimentadas por suas próprias invenções, as ciências e tecnologias vêm lançando, no mundo, verdadeira avalanche de novas disciplinas, conceitos, teorias e produtos. Em períodos curtos, esses termos são adotados e geram necessidade de dicionários, área em que os páises de cultura, sobretudo greco e inglês, recheiam a mídia, as aulas, as obras didáticas e se impõem ao conhecimento das pessoas que pretendem acompanhar as múltiplas mudanças que ocorrem nas mais diversas atividades humanas.
Inovador, o dicionário quer ser obra a caminho do dicionário de amanhã: move-se do mundo cartesiano para o da lógica sistêmica; faz desfilar os verbetes nas diversas árcas de seu uso; remete a obras especializadas; ministra o étimo das palavras de origem greco-latina; destina-se não só à consulta, mas à leitura corrida, inclusive para leitores de 2º Grau de escolarização; coloca o Brasil no Ranking dos países de cultura avançada. Por isso, em menos de ano, alcançou a terceira reimpressão.

Aquisição:

Voltar a página principal