Batismo

Podemos caracterizar o Batismo desta forma, pois, sem ele nenhum outro Sacramento pode ser recebido. O Batismo é a porta para a vida cristã.

Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus.

Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criados por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

O sacramento é definido como um sinal do Amor de Deus, que nos é oferecido para a nossa santificação durante nossa caminhada terrena.

Leonardo Boff, criador da Teologia da Libertação, em um de seus livros definiu sacramento de um modo bem simples: Na sua juventude de estudo teológico em Roma, Leonardo recebeu a notícia do falecimento de seu pai. Sua irmã enviou-lhe uma carta contando bem explicado os últimos momentos da vida de seu pai, e no final da carta, lá estava a guimba do último cigarro que seu pai tragou antes de morrer. Leonardo então, definiu que aquela pequena guimba de cigarro significava um sacramento, ou seja, um gesto, um sinal do amor de seu pai.

Sacramento é exatamente isso, a demonstração do amor divino. Esse amor divino também é demonstrado no Batismo.

O Batismo faz parte de um sacramento de Iniciação Cristã (junto com a Crisma e a Eucaristia). Nos evangelhos, é explicado sem sombra de dúvidas a sua existência.

O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1,2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo.

O papel de batizar foi passando de João para Jesus, e de Jesus para os Apóstolos (que por sinal são os leigos, diáconos, padres e bispos de hoje).

Saindo da parte bíblica, vamos passar para a parte doutrinal. O ato de batizar significa renascer para uma nova vida.

O batizando, quando pequeno, não possui a consciência da importância do sacramento, pois ainda não chegou a idade da razão (em que pode raciocinar e saber o que é certo e errado). Então essa consciência e responsabilidade cabe não ao batizando, mas sim aos pais e padrinhos, pois são eles que decidem se os filhos serão ou não batizados.

Muitos são aqueles que vão para a pia batismal com valores errados, pensando que o dia do Batismo é dia de festivo, como um aniversário (isso ocorre muito no sacramento do Matrimônio). Esse pensamento é extremamente errado, pois o dia do Batismo representa um dia de transformação para a criança, ou seja, ela deixa de ser criatura de Deus, para ser Filho de Deus.

As responsabilidades dos pais são também importantes. Desde o momento em que o filho recebe o Espírito Santo no Batismo, os pais têm o compromisso de levar aquele batizado no caminho da Fé Cristã (buscando a Santidade). Só assim podemos considerar o sacramento do Batismo consciente e válido.