BÍBLIA

A LUZ DE JESUS

"Santo Livro... bendito seja Deus por seus autores, bendito seja Deus por seus leitores".

A bíblia é oração mais completa que existe,o verdadeiro Cristão deve ter uma, e usá-la todo dia; não como um enfeite, ou amuleto, aberto no Salmo 90 , esquecida em cima de um móvel. Deve ser lida, meditada, orada e escutada.

O Espírito Santo transmite a voz de Deus através das Escrituras Sagradas, todo dia Jesus nos fala diretamente ao coração.

Nós que não somos formados em Teologia e Filosofia, não podemos interpretar as Escrituras, nem levar ao pé da letra o que está escrito isso é tarefa de estudiosos e Teólogos de nossa Igreja Católica. Podemos cair em erros se tentarmos interpretar as palavras, pois elas foram escritas originalmente em Hebraico e Aramaico; ondes as traduções e significados das frases, não são exatamente o escrito; exemplo: irmão em Hebraico é usado para designar parentesco como: primo, cunhado, tio.

Nós podemos escutar no coração quando lemos, o que Jesus nos fala através do Espirito Santo !

Como ? vejamos :

Em primeiro lugar escolhemos 3 textos: podem ser aleatórios ou siga as indicações da liturgia diária, que geralmente está no final de sua Bíblia, é lógico se ela for católica, ( Editora ave-maria, editora Paulus, Paulinas, Vozes etc.) se sua Biblia não possuir uma liturgia você poderá adquirir separadamente em qualquer livraria católica. Bem depois de escolhido as 3 leituras vamos a parte de concentração e pedagogia:

PREPARAÇÃO:

PARA MEDITAR A PALAVRA

1- procure ter a alma vazia, aberta e tranqüila, em um lugar de silêncio. Faça um pequeno silenciamento no seu coração, através de um exercício de respiração profunda procurando uma posição confortável,,..... esvazie sua mente, escute o pulsar de seu coração.

2- Invoque o Espírito Santo, qualquer oração para invocá-lo, ou diga várias vezes....Vem Espírito Santo ilumine minha mente, daí-me seu entendimento. Faça uma leitura bem lenta, com pausas freqüentes, pensando o que Deus está falando a você, neste momento, com estas mesma palavras que você está lendo.

3- Tem de ser uma leitura desinteressada, sem buscar utilidade alguma, como solução de problemas, doutrinas, ou verdades... o Senhor se manifestará livremente segundo os desígnios e projetos que tem para sua vida.

LEITURA ESCUTADA

4- Enquanto vai lendo lentamente, "escute" a Deus: é o Senhor que está falando de pessoa a pessoa. Estas palavras tão antigas, o Senhor as está pronunciando, para você, neste momento. Escute-o com atenção receptiva e serena, sem nenhuma ansiedade.

5- Não pretenda entender intelectualmente o que está escutando; não se esforce por buscar tanto o que significa esta frase, que quer dizer este versículo, mas o que o Senhor está querendo dizer a você com essas palavras. Se algumas expressões não lhe dizem muito, ou não as entende, não fique perdido nem ansioso, passe adiante com calma e liberdade.

DETALHES PRÁTICOS

6- Pode acontecer que algumas expressões o comovam, despertando em você ressonâncias, profundas e desconhecidas. Detenha-se aí mesmo, dê voltas em sua mente e em seu coração, remoendo, ponderando e saboreando essas expressões. Tome um lápis e as sublinhe e escreva à margem, uma palavra ou breve frase que sintetize aquela impressão.

7- Qdo na leitura escutada, aparecem nomes próprios como Israel, Jacó, Samuel, Moisés... substitua-os pelo seu nome, pensando e sentindo que o Senhor está se dirigindo a você pelo seu nome próprio.

8- Se a leitura não lhe diz nada, fique tranqüilo e em paz. Pode acontercer que essa mesma passagem , lida outro dia, lhe diga muito. Acima de nossa atividade humana está o mistério da graça que, por essência, é imprevisível. A hora de Deus não é a nossa hora. Nas coisas de Deus é necessario ter paciência.

9- Não se esforce tanto por captar e aprender exatamente o significado doutrinal da Palavra, mas sim procure meditá-la gozosamente, no coração, como Maria, dando-lhes volta na mente, deixando-se inundar, por dentro, das vibrações e emoções que se desprendem da proximidade de Deus. E conserve a Palavra, quer dizer, permita que continuem vibrando em seu interior essas ressônancias ao longo do dia.

SALMOS

10- Os Salmos não se lêem, se rezam. Anote em um carderno os Salmos que lhe dizem mais, classificando segundo diferentes sentimentos como admiração, gratitude, compreensão, louvor.. .Esforce-se, por sentir com toda alma o significado de cada frase, identificando sua atenção e emoção com o conteúdo das expressões, dizendo-as com o mesmo tom interior que sentiriam os salmistas. Coloque-se imaginativamente no coração de Jesus Cristo e trate de sentir o que ele sentiria ao pronunciar estas mesmas palavras. Com a ajuda do Espírito Santo trate de identificar-se com a disposição interior de adoração e assombro e ação de graças do coração de Jesus, no espírito dos Salmos.

COMPROMISSO DE VIDA

11- Procure questionar sua vida à luz da Palavra, aplicando permanentemente a Palavra escutada à situação concreta de sua vida, perguntando a cada momento, "o que Deus está dizendo" nesta frase, para minha vida, em que sentido os critérios divinos encerrados nesta Palavra interpelam meu modo de pensar e atuar, em que aspecto devo mudar, " que faria Jesus em meu lugar". Na medida que sua mente se adapte à "mente" de Deus, você será discípulo do Senhor. Se em qualquer momento da leitura escutada seu coração sentir o impulso de orar, deixe-o, livremente, desabafar-se com o Senhor.

12- Em resumo:

-ler a Palavra lentamente

-saboreá-la gozosamente

-meditá-la cordialmente

Que a Palavra seja para você:

lâmpada: que ilumine seu caminho

pão: que alimente sua alma

fogo: que incendeie o fervor

rota: que o conduza à salvação

pulsar: que anime seu espírito

vida: que jamais acabará

O texto de pedagogia de 1 a 12 são de autoria do

Frei Ignácio Larrañaga