O Filho Pródigo

Jesus, durante sua missão terrena costumava ensinar por meio de parábolas. São muitos os ensinamentos em que Jesus usava de exemplos do cotidiano para anunciar a sua Palavra Salvífica. Uma dessas parábolas é a do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32).

Um dos objetivos de Jesus em sua missão era apresentar ao povo de Deus daquela época (que passava por dificuldades), um Pai diferente do que eles pensavam. O povo caracterizava-O como um Deus autoritário, cruel e distante de seus filhos, mas tudo isso foi completamente esquecido com a vinda de Cristo, o Messias.

Foi através desta parábola que Jesus mudou a idéia de muitos, ou seja, as características do Deus que eles pensavam ser, foi "substituído" por um Deus cheio de misericórdia para com os seus filhos.

A parábola do Filho Pródigo pode ser dividida em três partes:

Quando o filho menor decide abandonar a casa do seu Pai, para ir esbanjar sua herança em outro país, seu Pai fica profundamente triste, mas não perde as esperanças de um dia seu filho menor voltar para os seus braços.

Durante as orgias e gastos do filho, toda aquela riqueza acaba e ele passa por grande penúria. Agora para sobreviver teve que trabalhar, mas nem o emprego que arranjou foi o suficiente para o seu sustento.

Veio então o grande arrependimento, viu que tudo tinha na casa do Pai e de lá saiu para viver uma vida de orgias que acabou em grande miséria.

Decidiu então voltar para a casa de seu Pai, não para ser servido, mas sim para ser escravo de toda a sua família.

Enquanto o filho menor caminhava rumo ao encontro de seu Pai (ele se encontrava sujo e maltrapilho), seu Pai, movido de enorme compaixão e alegria, foi correndo ao encontro do filho mais novo beijá-lo e abraçá-lo. Seu filho pede de joelhos perdão e seu Pai nem responde, vai logo pedindo aos servos sandálias e roupas para o filho recém-chegado. O Pai organizou uma grande festa para comemorar a volta do filho.

Já seu irmão mais velho, vindo do trabalho, ao escutar música e a dança, foi ver o que acontecia. Ele ficou extremamente triste em saber que seu Pai perdoou o seu irmão menor e deu a ele grande festa por recompensa. Seu pai, então, movido de alegria respondeu o filho maior com as seguintes palavras: "Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Convinha , porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado" (Lc 15,32).

Através da parábola que acabamos de analisar, podemos constatar que o nosso Deus é extremamente maravilhoso e misericordioso. O Filho pecador que esbanjou riquezas, volta à casa do Pai arrependido, e Ele, movido de eterna misericórdia, perdoa sem pensar duas vezes e dá a ele todo amor que um filho merece receber. Isso acontece não só com o rapaz da história, mas sim com todos nós quando caímos em tentação. O Pai estende a sua mão e arranca de nós o pecado e nos deixa a doçura do Espírito Santo para nunca mais pecar.