COMO AFASTAR MEU FILHO DA IGREJA

Valdenira Nunes de Menezes Silva




"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).



Hoje, meu filho Mauro completaria 39 anos e eu, muito saudosa e chorosa repouso nos braços do Senhor agradecida a Ele por ter colocado em meu coração de mãe a obrigação de falar a ele (meu filho) do Seu amor ao enviar Seu Filho unigênito para morrer por ele e por mim.
Foi há onze anos atrás que o Senhor decidiu levá-lo para o Seu seio, porque ele já havia cumprido o tempo da sua peregrinação, aqui na terra. Ele aceitou Jesus como seu Salvador e trabalhou para Ele com muito zelo e amor.

Como mães, nós, muitas vezes, negligenciamos certas coisas que são importantes para a vida espiritual do nosso filho. O nosso caminhar diário (ou não) com o Senhor pode influenciar a vida dele para o bem ou para o mal.
O que eu faço ou deixo de fazer pode influenciar na decisão eterna da alma do meu filho.

Os meus olhos espirituais devem ver que tipo de sinal luminoso está aparecendo diante de mim ... É o vermelho? Então sei que devo PARAR e pensar no que eu estou errada. Que má influência ou mau exemplo estou dando a meu filho?
Vamos perscrutar, um pouco, o coração de uma mulher de Deus que tem andado pelos caminhos do mundo e descobrir que testemunho ela tem dado a seu filho para afastá-lo da igreja ...

1- Ela, com sua língua afiada, tem prazer de por defeitos no pastor ou nos líderes da igreja. Ela diz ... "O que ele ensina é exagero! A Bíblia diz assim mas eu acho que tudo é questão de interpretação!" E o pior de tudo é que fofoca em frente do seu próprio filho. A primeira carta aos Tessalonicenses 5:12-13 lhe diz, claramente ... "E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós."
E ainda o Salmo 34:13 lhe diz: "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano."

2- A chuva, a preguiça, uma festa, uma praia, um programa de televisão, a preparação do almoço ... são fatores importantes (para ela) que a impedem de ir aos cultos ou a Escola Dominical.
Esta é a maneira de agir da mulher carnal, mundana, diante de seu filho. Que testemunho! Como este tipo de mulher espera que seu filho, por ele mesmo, comece a gostar de ir à igreja? Só mesmo a misericórdia de Deus pode mudar o seu coração (do seu filho).
Não espere, mãe, que seu filho valorize aquilo que você mesma não valoriza!
Você ama seu filho? Quer estar com ele, um dia, no céu por toda a eternidade? Então mude esta sua maneira de agir e comece a ir a todos os cultos da igreja mostrando a ele uma alegria que o contagiará.
Hebreus 10:24 nos exorta dizendo ... "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."

3- Muitas de nós mulheres crentes no Senhor, mas também carnais, queremos um "lar norma" (assim é como algumas dizem), igual aos outros lares (isto é ter um coração conformado com o mundo ímpio).
Este tipo de mulher, creio, é aquela que crer que a Bíblia não é totalmente inspirada por Deus e aí ... elas usam apenas aqueles versículos que satisfazem à sua conformação com o mundo. Mas o que é que a Palavra de Deus nos diz sobre isto? Ela diz a mim e a você (e também a elas) que ... "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16).
Vemos então que o próprio Deus nos diz que TODA A ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA, então temos as obrigação de seguir passo a passo cada ordem dada por Ele em Deuteronômio 6:6-7 ... "E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás as teus filhos e delas falarás assentado em tua casa; e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."
Você agindo assim, vai ter um lar diferente? VAI! Mas não só você mas também seu marido e seus filhos terão um lar feliz e abençoado por Deus.

4- A televisão e o computador são meios de comunicação que tomam grande parte do nosso tempo, fazendo-nos não ter tempo para nossos filhos.
Quanto tempo passamos lendo a Palavra de Deus e orando junto com nossos filhos? Dez minutos? Meia hora? Uma hora? Ou você acha que tem que se atualizar sabendo das últimas notícias (Como posso ficar alheia ao que está acontecendo no mundo?), da novidades da moda (Como vou me vestir na última moda para ficar bonita para meu marido se fico alheia a tudo?), da última música gospel lançada e que está na parada de sucesso (Se não me atualizo, fico apenas naqueles hinos batidos do Cantor Cristão)?
Você se preocupa com tudo isto e não se lembra que seu filho está, exatamente, seguindo os seus passos ... assistindo muita televisão e passando horas em frente ao computador ... tempo para leitura da Bíblia, oração e ida à igreja não existe.
Deuteronômio 17:19 nos alerta dizendo ... "E o terá consigo [o livro da lei] e nele lerá todos os dias da suas vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos para cumpri-los."

5- A mulher que esquece que é uma filha de Deus, muitas vezes se encontra numa roda de escarnecedoras ... falando, sem misericórdia, da vida de alguns irmãos da igreja ou mesmo de outras pessoas. E, esta mesma mulher que se esquece que é uma filha de Deus e que ama fofocar ou ouvir fofocas, quando se encontra com aquelas pessoas de quem falou mal, ela a abraça, beija , pergunta como ela está e ... esquece que seu próprio filho a ouviu falando mal daquela irmã. Agindo assim, você está ensinando a seu filho a ser um hipócrita e que a vida cristã é uma hipocrisia.
A Bíblia nos diz ... "Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens (Tito 3:2).

Amada irmã, se você está afastando o seu filho da igreja por estar dando um mau testemunho ou por ser uma má influência na vida dele, então reconheça o seu erro e peça ao Senhor que Ele transforme a sua vida. Peça a Ele para ser uma influência benigna na vida do seu filho. Que ele possa amar o Deus que você ama e que o Santo Espírito do Senhor também transforme o coração dele e o faça dizer do fundo do coração o Salmo 122:1 ... "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor."
A minha oração por você é que o Espírito Santo possa convencê-la da necessidade de uma mudança em sua vida. Que Ele possa transformá-la numa mulher cujo coração agrada a Deus. Que Ele ainda possa convencê-la de uma mudança URGENTE em sua vida a fim de que você seja a mãe que anda nos caminhos do Senhor e que se importa com a alma eterna de seu filho.
--------------------------------------------------------------------------------

 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://geocities.yahoo.com.br/bereanas/ )


Retorne à homepage de geocities.yahoo.com.br/bereanas/