DISCIPLINAR MEU BEBÊ?

Valdenira Nunes de Menezes Silva
 



"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá" (Provérbios 23:13).


"A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe" (Provérbios 29:15).




Disciplinar meu bebê? Esta é uma pergunta que deixa muitas mães, que não conhecem a Palavra de Deus, desorientadas.
Muitas dizem que "jamais disciplinarão os seus bebês" mas outras, que conhecem a Bíblia, que sabem que o Senhor as pode orientar, estão abertas para seguir os Seus ensinamentos.
O Deus do tempo de Sara, mãe de Isaque, é o mesmo Deus de Rebeca, mãe de Jacó, o mesmo Deus de Ana, mãe do profeta Samuel, o mesmo Deus seu e o mesmo Deus meu. Ele não está fora de moda, os seus mandamentos estão atualíssimos, pois Ele é um Deus onisciente que sabe todas as coisas e conhece a mim e a você. Ele sabe que somos falhas, carnais e impetuosas.

Educar o filho com sabedoria é educá-lo do modo que o Senhor ensina na Sua Palavra.
A Bíblia, que é a Palavra de Deus, nos diz ...

* e nos assegura, em Provérbios 22:6, que se educarmos nossos filhos da maneira correta (que é a maneira de Deus), sem medo de lágrimas, com firmeza, sabendo que tudo aquilo é para o bem do nosso filhinho, ele vai crescer e nunca vai se desviar daquilo que ele aprendeu.
* e nos alerta, em Provérbios 23:13, que não devemos deixar de disciplinar o nosso filho. Mesmo com o coração cheio de pena, devemos seguir as instruções do Senhor, pois Ele nunca erra. Ele nos manda usar a varinha e ainda nos consola dizendo que se a usarmos nem por isso a criança morrerá.
* em Provérbios 29:15, que devemos aprender que o uso da vara e a disciplina dão sabedoria mas o não uso delas dão às crianças poder e isto vai envergonhar a sua mãe.

Estes sábios conselhos não são meus mas do nosso Deus e Pai que nos ama, que ama o nosso bebê, quer ensiná-lo a ser reto diante dEle e ensiná-lo a amá-Lo acima de todas as coisas.

Contam que havia um certo menino que era tremendamente insubordinado, trabalhoso e levado. Quando ele completou sete anos, os pais fugiram de casa. Estes pais, realmente, deixaram o seu filho se transformar num tirano, numa pessoa que assumiu o lugar deles em seu lar. Ele agora estava no poder e seus pais não mais o aceitaram ... TARDE DEMAIS!

Você está com este problema em sua casa? Você já não sabe mais o que fazer? Você está exausta, deprimida e irritada? Então, se ainda há tempo, comece a treinar, ensinar e disciplinar o seu filho. Mas se seu filho é ainda um bebê então procure ler a Palavra de Deus e, com toda a sabedoria e um coração cheio de amor eduque o seu filho e discipline-o do modo de Deus.

Existem dois tipos de bebês... 1- Aquele que já nasce exigindo os seu direitos e 2- Aquele que nasce de bem com o mundo.

1-
Aquele que já nasce exigindo os seu direitos

Ele nasce aos gritos, reclamando do médico, das enfermeiras e querendo comer a todo o momento. À medida que ele vai crescendo, seus direitos também vão aumentando e, pouco a pouco, ele vai ganhando terreno e a vida dos pais se transforma em um verdadeiro furacão. Mas ... assim como fazemos com a plantinha que, quando está torta, colocamos uma pauzinho para desentortá-la, devemos fazer com nosso filhinho ensinando a ele os caminhos retos e perfeitos do Senhor que o levarão a ter uma vida plena e eterna no céu.

Quando você for disciplinar o seu filho lembre-se do que Deus disse ... "A vara e a repreensão dão sabedoria ..." Dão sabedoria para ...
a) em vez de tomar a forma imperfeita do mundo, tomar a forma perfeita que Deus tem preparado para ele;
b) em vez de desrespeitar os pais, amá-los e obedecê-los como fez Jesus em obediência a Deus Pai.

Amada irmã, você sabe que o choro do bebê pode significar que ele está com fome ... ou com a fralda molhada ... ou com alguma dorzinha ... ou com algo desconfortável ..., ou, o que é pior, querendo dobrar e manipular você. Sei que devemos ficar atentos quando o bebê está chorando. Mas ... se ele está alimentado, com a falda trocada e fica bem quietinho nos seus braços, então deixe-o chorar quando você o colocar no berço. Ele, pouco a pouco, vai aprendendo que não pode ter seu colo sempre que ele quiser.
Enquanto ele usa o choro como sua arma principal, lembre-se de que Deus quer que você use o seu escudo da disciplina. Discipline-o mesmo sabendo que ele ainda é um bebê. Mas lembre-se de que ...
a- a disciplina deve ser aplicada com amor, pensando no bem futuro dele, nunca com raiva ou ódio no coração;
b- Você, como mãe, tem obrigação de ter persistência e sabedoria ao disciplinar. Não deixe de discipliná-lo até que tenha quebrado a teimosia dele.
c- Não se impressione com as lágrimas. Mesmo que seu coração de mãe esteja condoído com a situação, pense que você o está disciplinando para o próprio bem dele.
d- Ensine a ele o significado da palavra NÃO.

Certo pastor separava um tempo, todos os dias, para treinar os seus filhos. Quando eles ainda eram bebês, o pai sentava-se numa cadeira, deixava no centro do conjunto da sala de visita todos os enfeites e jarros. Em seguida, ele colocava o seu bebê, que estava engatinhando, em direção à mesinha (ele estava treinando a criança a ser obediente). Quando o bebê ia chegando perto de tudo aquilo que ela queria pegar, o pai dizia ... "Ana, NÃO!" Geralmente, o bebê olhava para ele e continuava em direção ao seu alvo. Novamente o pai dizia ... "Ana, NÃO!" Mas, como ela estava ainda aprendendo, então continuava em direção ao objeto proibido. Quando ela tocava, por exemplo, no jarro, o pai usava uma varinha bem fininha e, com amor mas de modo decisivo, olhava-a com olhar de repreensão. Novamente, ele a trazia para o início da sala e a colocava na mesma direção. Quando ele menos esperava, lá estava ela de novo tentando conseguir o seu objetivo e, de novo, era aplicada a mesma disciplina. Com apenas duas ou três treinadas, o bebê já aprendia que não deveria tocar naqueles objetos que se encontravam em cima da mesa.
Este pai tinha tempo de treinar os seus filhos. Você tem tempo de educá-los, de discipliná-los, de brincar e de conversar com eles? Você tem tempo para eles?

Hebreus 12:11 nos diz que "na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela."

2-
Aquele que nasce de bem com o mundo

Há ainda aquele bebê que nasce de bem com o mundo. Ele nada exige, é quietinho, dorme a noite toda (deixando a mamãe dormir também), não se desespera se a mamãe demora um pouquinho para amamentá-lo. Esse bebê bem humorado é o sonho de toda mãe! Ele faz gracinha, sorria à toa e deixa seus pais orgulhosos. Ele é, realmente, um bebê muito simpático e querido por todos que o rodeiam. Mas ... não esqueça de que este bebê tão bonzinho deve também, de vez em quando, ser ensinado e disciplinado porque, afinal de contas, ele não nasceu sabendo de tudo e, como todo ser humano, ele está incluído naqueles de quem a Bíblia diz ... "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Minha amiga, lembre-se sempre de que o modo como você e eu devemos educar e disciplinar os nossos bebês deve ser do modo de Deus. Os princípios eternos dEle sobre como educar e disciplinar os filhos são aplicáveis a qualquer época e cultura.

Que o Senhor abençoe cada mãe aqui presente! Que Ele possa dar a cada uma o mesmo tipo de sabedoria que Ele deu ao rei Salomão a fim de podermos educar e disciplinar os nossos filhos do modo que agrade a Ele.
Mãe, prepare desde cedo o coração do seu filho para que ele possa, um dia, ser fiel a Deus e ser transformado em um homem (mulher) de honra cujos frutos de justiça estão presentes em sua vida.
----------------------------------------------------------------------

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://geocities.yahoo.com.br/bereanas/ )


Retorne à homepage de geocities.yahoo.com.br/bereanas/