MINHAS PRIORIDADES





Provérbios 31:10-31 "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis... Dai-lhe do fruto das suas mãos e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."




Este trecho do livro de Provérbios nos mostra uma mulher que realmente viveu segundo as suas prioridades. Devemos agradecer a Deus por ter colocado diante de nós um tipo raro de mulher que soube viver colocando no lugar certo as suas prioridades. É com ela que devemos caminhar no nosso dia a dia, seguir seus passos sem desanimar, sem nos cansar mas tendo como exemplo tudo o que esta mulher bela aos olhos de Deus fez. O seu dia tinha 24 horas assim também como o nosso. E então eu pergunto:
Por que esta mulher maravilhosa, virtuosa, bela aos olhos de Deus fazia tantas coisas e eu, por mais que me esforce, não consigo fazer nem a metade do que ela fazia?

coisas importantes e coisas muito importantes e cabe a nós saber distinguir entre uma coisa e outra para fazer primeiro o que é mais importante. Temos que conhecer as nossas prioridades e colocá-las na ordem certa, assim como a mulher virtuosa fazia.

Ao ler esta passagem do livro de Provérbios, podemos ter a nossa energia renovada, conhecer as prioridades de Deus para a nossa vida e nos dedicar mais ao Senhor.

"Onde, exatamente, nós deveríamos colocar ênfase do nosso tempo, da nossa energia e da nossa devoção? Vamos procurar as nossas respostas na fonte;"

Nossas prioridades devem ser colocadas na seguinte ordem:
1- Ponha Deus em primeiro lugar;
2- Sirva aos outros;
3- Cuide de si mesma.


1-
Ponha Deus em primeiro lugar

Quando eu coloco Deus em primeiro lugar em minha vida, isto significa que a primeira coisa que eu devo fazer pela manhã, ao me levantar, é ter meus momentos de comunhão com o Senhor, num local especial e aconchegante. Devo ler a minha Bíblia, e então, devo procurar aplicar tudo aquilo que estou lendo à minha vida. Depois derramo o meu coração e a minha alma diante dEle, através da oração. Vivo, então, aqueles momentos inigualáveis com o Senhor e sempre devo agradecer por Ele ter morrido por mim para me dar vida eterna junto a Ele.

Coloco também Deus em primeiro lugar em minha vida, procurando obedecer o que a Sua Palavra me diz. Salmo 19:7 diz: "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices."
sabedoria aos símplices - é exatamente isto que devo almejar em minha vida:

a- sabedoria para saber colocá-Lo em primeiro lugar em minha vida;
b- sabedoria para saber da importância de ler, diariamente, a Sua Palavra;
c- sabedoria para orar, diariamente, sabendo que, como diz a Bíblia, "nada tendes porque nada pedis."
d- Sabedoria para obedecê-Lo, porque só assim sou feliz;
e- sabedoria para ser uma ajudadora fiel do meu marido;
f- Sabedoria para criar meus filhos nos caminhos do Senhor;
g- Sabedoria para transformar minha casa em um lar.

"A mulher de Provérbios 31 foi elogiada e exaltada por Deus e por outros. Por quê? Porque ela temia ao Senhor. (Pv 31:30)"
"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."


2-
Sirva aos outros

Ao ler Marcos 12:30-31, vemos que o Senhor Jesus respondeu a um escriba que Lhe perguntou qual era o primeiro de todos os mandamentos, o seguinte:
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." E ainda acrescentou: "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."

Vemos, então, que quanto à ordem das prioridades, Deus está em primeiro lugar e logo em seguida vem amar ou servir aos outros como: meu marido, meus filhos, meus pais, meus irmãos, meus colegas de trabalho, meus ajudantes...
Uma coisa aprendi é que "quanto mais tempo passamos com nosso Deus, mais nós nos enchemos de Seu amor, que transborda sobre aqueles que estão à nossa volta."

Vemos na vida da mulher virtuosa (Pv 31) que ela sabia usar as suas prioridades de acordo com a Bíblia: primeiro Deus e, depois, os outros.
Como ela tinha muitos afazeres, então, ela se levantava bem cedinho, ainda escuro, para ter seus momentos com o Senhor e, diante dEle, ela derramava todo o seu coração. Depois, ela se voltava para a sua família e para as pessoas mais próximas a ela, com as mãos e o coração cheios de amor. Por ela pensar e ajudar tanto os outros é que ela é elogiada por Deus, por seu marido, por seus filhos e pela comunidade.

Então, conhecendo as prioridades de Deus em minha vida - Deus em primeiro lugar e, depois, os outros - posso organizar o meu dia a dia procurando fazer tudo, primeiramente, "nEle", "por Ele", "por meio dEle" e "para Ele". Em seguida procuro ajudar os outros descobrindo as suas necessidades (meu marido, minhas filhas, seus maridos, meu filho, sua esposa, meus netos, meus pais, meus irmãos, etc.).

Para eu ter tempo suficiente para Deus e para os outros tenho que eliminar atividades não essenciais tais como: "preguiça, excesso de horas dormindo, cochilando e em ociosidade." Podemos acrescentar como atividades não essenciais: horas demais no telefone, tempo demais na Internet, muito tempo assistindo a programas de televisão, etc.


Cuide de si mesma

Cuide de si mesma com sabedoria. Quando cuidamos de nós mesmas nos sentimos muito dispostas tanto para servir a Deus como para servir aos outros.

Quando você deixa de fazer exercícios, que são tão importantes na sua vida, você começa a sentir dores nas costas, fica desencorajada para fazer determinadas coisas e fica sem vida.

Se você não se alimentar bem, então fica fraca, sem energia e, até mesmo, com pressão alta.

Se você, por causa de televisão, Internet ou algum hobby que você tenha, não consegue se levantar cedo para ter seus momentos de comunhão com o Senhor ou momentos para organizar os seus afazeres do dia, então, você está errada.

Se você não é disciplinada com os remédios que toma, ou com a cafeína (para dor de cabeça), ou não toma a água necessária que tem que tomar, então, você começa a ter má qualidade de vida, não tem vitalidade, nem saúde necessárias para servir a Deus e aos outros.
"Existe um perigo em negligenciar a sua saúde e os bons hábitos. Afinal, de onde vem a energia para viver as prioridades de Deus e desempenhar as funções na sua vida? Bem, do cuidado consigo mesma que é outra característica da sabedoria."

Como vocês responderiam às seguintes perguntas?
* A que horas você vai se deitar todos os dias?
* A que horas você se levanta?
* Quantas vezes você come durante o dia e o quê?
* Quantas vezes você faz exercícios por semana?
* Quais exercícios você faz?
* Você sempre se lembra de tomar os seus medicamentos?

Irmã, procure a partir de hoje, pedir a Deus sabedoria, pois a mulher sábia, caracterizada pela sabedoria de Deus, com certeza, colocará as suas prioridades de maneira correta:
1- Deus em primeiro lugar em sua vida;
2- Os outros (seu marido, seus filhos, seus pais...);
3- Você .

"Então, comece hoje a pôr em prática aquilo que você aprendeu sobre prioridades de sua vida... e prolongue isso por toda a vida!"


Versículos que aquecerão o meu coração e darão sabedoria para eu saber usar as minhas prioridades de acordo com a Palavra de Deus

Provérbios 31:30 "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."

Provérbios 31:11-12 "O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo."

Provérbios 31:15 "Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas."

Provérbios 31:20 "Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado."

Provérbios 31:27 "Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça."

Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
============================================



Valdenira Nunes de Menezes Silva



 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne à homepage de geocities.yahoo.com.br/bereanas/