A não resistência agastamento revolta rebelião, e sim honra e submissão às autoridades de Deus pais marido patrão senhor governo rei igreja pastor, resulta em liberdade e grande progresso espiritual



1.5.  Submetendo-me ao Princípio da Autoridade

1.5.1. Atendendo à Autoridade

- Rm 13:1b Uma chave essencial para termos sucesso real (aos olhos de Deus, agradando-Lhe e sendo realmente felizes) é: Compreendermos que Deus opera através das autoridades * que Ele coloca sobre nós.

- Pv 6:20-23 Nossa atitude (nos anos de crescimento + na nossa saída de casa) para com a autoridade dos nossos pais se refletirá diretamente: No nosso relacionamento com todas as outras futuras autoridades * que Deus colocará sobre nós; e até nosso relacionamento com Deus!

- Pv 30:17 A falha em ver a mão de Deus nessas autoridades *, a começar nos nossos pais, resultará em:Desastre (no casamento, com os filhos, no trabalho, na igreja, com os amigos, etc.).



1.5.2. Uma Chave para Liberdade,

filhos, não é jogar fora toda autoridade * que Deus pôs sobre nós, mas sim: de todo coração relacionarmo-nos, subordinarmo-nos e cooperarmos com todas elas.

- Ef 6:1 Resistir à autoridade *  é resistir a Deus!



1.5.3. Entendimentos Chave para o Jovem Rebelde

Cooperar com Deus necessariamente inclui honrar seus pais * :

a. Foi Deus (onisciente, onipotente, e todo amor!) quem lhe deu exatamente os pais * que você tem!

b. Deus é maior que os seus pais *. Assim, confie em Deus para dirigir sua vida através da autoridade dos seus pais. Pv 21:1.

c. Compreenda o propósito de Deus, ao colocar seus pais * sobre você (Cl 3:20): foi quebrar sua vontade, de maneira que você aprendesse a única coisa que até Cristo (!) aprendeu (ser obediente: Hb5:8; Fp 2:8 ). Só assim assim você poderá alcançar maturidade.

d. As características "dificeis de aguentar" de seus pais * servem exatamente aos propósitos subjacentes de Deus, específicos para a sua vida. O importante, para você, não é que eles tenham essas características, mas que você aprenda a obedecer-lhes, a controlar-se, a vencer sua carne, a amá-los e reverenciá-los

e. Aprenda a distinguir entre a responsabilidade dos pais * ante Deus (pelas suas características atitudes e atos), e sua responsabilidade como filho (ou subordinado). Deus não tem que operar para mudar seus pais * até você mudar como filho (e subordinado).

 f. Só obediência com amor + responsabilidade assegurará (que sentimento de dever cumprido!) aos pais * que eles podem confiar ao jovem tomar suas próprias decisões. Aí, então, eles mudarão o modo como lhe vêm.



1.5.4. Uma Ilustração:

Boa moça crente. Chocada com o bom pai (descrente) ter-lhe proibido de ir para seminário. Expliquei-lhe 1.5.3. Ela prometeu mudar coração, pedir perdão ao pai, submeter-se. Ele não acreditou e passou a testá-la. Ela mostrou perfeita submissão. Ele permitiu e pagou para ela ir para o seminário, e mostra interesse pelo evangelho.



1.5.5. Diretivas Adicionais

a. Mostre toda deferência (muitísimo mais que mera obediência superficial! ): antecipe, procure, crie oportunidades para cooperar com seus seus pais *, agradá-los, honrá-los!

b. Não reaja ao que uma pessoa ordena com os lábios - Discirna o que ele quis dizer (quase sempre é para o seu benefício). Por exemplo, Daniel (cap 1) entendeu que o propósito do rei não foi destruir suas convicções religiosas, mas fazê-lo mais sadio e forte. Como Daniel tinha estabelecido um harmonioso relacionamento (mostrando lealdade e deferência, conquistando confiança e respeito) com o oficial do rei, ele pode sugerir-lhe uma alternativa, e foi atendido.

c. Compreenda que esta é a vontade de Deus, para você, para o seu melhor. E confie no poder de Deus para, dentro da Sua vontade, mudar decisões de seus pais, professores, marido, patrão, etc.

d. Mantenha sua contabilidade em dia: não adie seus arrependimentos, pedidos de perdão, restituições, conversões! (Mas não deixe de ver instruções [seção 1.9] sobre como confessar e pedir perdão!).

e. As Escrituras ensinam: todos honrarem supremamente a Deus (1Co 11:3a; 1Sm 15:22; Mt 22:38); a esposa com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao marido (1 Co 11:3b; Gn 3:16; 1 Co 14:34; Ef 5:22, 24, 33b; Cl 3:18, 20, 22; Tt 2:9; 1 Pd 3:1-6); o filho com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar aos pais (Ex 20:12; Cl 3:20; Ef 6:1); o empregado com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao patrão (Ef 6:5,6; Cl 3:22); o cidadão com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao governo (Mt22:21; 1Pd 2:13-18; Rm13:1-7); o crente com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao pastor (Hb 13:17); etc.

 

Aonde você precisa mudar, ó amado?... Baixemos as cabeças e oremos em silêncio, confessando nossos pecados a Deus, comprometendo-nos a mudarmos, com o Seu poder...                Hino "Crer e Obedecer”?



* Pais, professores, marido, cadeia de chefes no trabalho, igreja, pastor, leis, governo, ...



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) 1948) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




Retorne à homepage de geocities.yahoo.com.br/bereanas/