Casamento e a Vontade de Deus
Pr. Walter Santos Baptista

"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". (Mt 6.9,10)

Se o namoro há de ser posto sob a vontade de Deus, muito mais o noivado, e mais ainda o casamento como processo de doação e crescimento.

BUSCANDO A VONTADE DE DEUS NO CASAMENTO - I
A vontade de Deus é que o casal seja maduro para o casamento, pois casamento não é coisa de menino. Pelo contrário, o que a Bíblia diz, e aqui está no seu primeiro Livro, é o seguinte: "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão uma só carne." Menino não deixa pai e mãe, mas o adulto, sim. Só adultos deixam pai e mãe, e se tornam pais e mães. A vontade de Deus, portanto, é que eles se tornem uma só carne.
A vontade de Deus é que Seu Plano de Organização e Métodos seja praticado no lar. E sabem qual é o plano de O e M que a Escritura apresenta para o lar? Está em Efésios 5.22 a 6. 9. Diz aí que Cristo é o cabeça do marido, e o Senhor da família; diz que o marido é cabeça da mulher e autoridade sobre os filhos; diz que a mulher é ajudadora, cooperadora bem habilitada do esposo em termos de autoridade e responsabilidade; e diz que os filhos são sujeitos aos pais. Há uma hierarquia dentro do lar. Fora disso, queira ou não, discuta, argumente, invente desculpas, ou vá, até mesmo, pelo que dizem algumas Constituições nacionais, fora desse padrão de O e M, é problema. Os consultórios de psicólogos, de terapeutas de família, de psicanalistas, de psiquiatras estão lotados de pessoas com problemas familiares por causa de um revés na autoridade familiar: o pai não "manda", quem "manda" é a mãe; nem pai nem mãe "mandam", mas, sim, os filhos. E deste modo, esse revés dentro faz com que o bolso e a economia de muitos terapeutas e psicólogos engorde.
Mas isso não é fácil: há necessidade de um "filtro" para que esse padrão seja colocado dentro do lar. E esse filtro, o filtro de todo relacionamento é Jesus Cristo. Se você não O tem no lar, é só dor de cabeça. Literalmente! São problemas psicossomáticos, dores lombares, enxaquecas, dores de coluna, gastrites, colites, falta de ar, depressão, má disposição, dores estranhas que surgem porque Jesus Cristo não é o padrão, não é o filtro, não é o Senhor.
A vontade de Deus é que você seja o marido da mulher virtuosa. Veja Provérbios 31.10-31, e quanta coisa de importância fala do marido. Diz que ele é confiante na esposa, (v.11); homem de influência na palavra, nas ações, nos julgamentos, nos pareceres (v. 23); é homem reconhecido a Deus pela mulher que Ele lhe deu (v. 29). Afinal, na Escritura está dito de um modo também muito claro que "Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor".
A vontade de Deus é que a irmã seja "a mulher virtuosa". Aliás, que extraordinária mulher essa de Provérbios 31! Que administradora espetacular! Que dona de casa magnífica! É esse capítulo dos Provérbios um guia para a dona de casa, para a mulher administradora do seu lar. Tem muita sensibilidade para com o necessitado (v. 20). É uma negociante sem igual, grande pechincheira para que a economia doméstica tenha um pouco a mais para empregar em outra coisa (v. 24). É uma boa conselheira (v. 26), é elogiada pelos filhos e pelo marido (vv. 28, 29). É mulher religiosa, piedosa (v. 30). E há muito marido que se orgulha de descobrir este verso que é Provérbios 31.15: "E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas", e diz para a esposa "Por que você não faz como a mulher de Provérbios 31.15?" E para a irmã não ficar por baixo, bem que poderia responder com Provérbios 6.6, "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio".
É vontade de Deus que o marido ame a sua mulher, a ponto de ir para a cruz por ela, porque Jesus se sacrificou pela Esposa, a Igreja, e foi para a cruz pela Igreja assim o declara Paulo, apóstolo, em Efésios no capítulo 5.25.
É vontade de Deus que ame de modo a exercer autoridade com humildade, nos termos de 1Pedro 3.8,9:
Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção."
Que ame de maneira a cuidar do seu bem-estar espiritual, pois é ele o sacerdote do seu lar. 1 Pedro 2.9:
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz",
lembra esse fato que foi tão destacado na vida dos patriarcas: Noé, Abraão, Labão, Jó. Essa é uma doutrina que Lutero restaurou na Reforma. Como sacerdote, o irmão há de apresentar seus filhos a Deus, e guiá-los na Sua Palavra, como em Dt 6.4-9 (Jó 1.5). pelo exemplo (v. 6) e pelo ensino (v.9).

BUSCANDO A VONTADE DE DEUS NO CASAMENTO - II
A vontade de Deus é que a fé seja praticada dentro do lar, e observada e transmitida. Ensinar, praticar, observar e transmitir o quê? Diria que a primeira coisa a observar, praticar e transmitir é o amor integral, e também a esperança, e diria, mais ainda, o perdão. É preciso ensinar a valorização de cada pessoa em casa, da netinha à vovó, do vovô ao netinho . Ë preciso observar a boa comunicação (Rm 10.8-13), e os elevados valores da parte de Deus, Suas ordens e mandamentos. Por isso, a vontade de Deus é que o casamento, e a família por extenso, sejam plenos do fruto do Espírito (Gl 5.22,23). Um casamento cristão não é aquele no qual dois crentes simplesmente se casam. Isso não faz um casamento cristão, não. Casamento cristão é aquele onde há unidade, e cooperação, e submissão, e comprometimento, e esforço pela compatibilidade. E essa unidade começa com a graça de Jesus Cristo. Então, vai valer Efésios 4.5-7, trecho magistral sobre a unidade da fé.
Não há casamento problemático. O que há, na verdade, são pessoas com problemas que se casam. E a raiz está no tipo de relacionamento que você tem com Deus. E aqui vem, igualmente, um padrão para o casamento. Que tal o fruto do Espírito no casamento? Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Que tal colocá-lo no casamento? Amor não é uma capacidade humana: é fruto do Espírito. Falta alegria nos seu casamento? E a paz está em baixa no seu lar? Não se exercita mais a paciência dentro de casa? Nem a benignidade (gentileza, cortesia)? A bondade já foi embora? E a fidelidade? É difícil a mansidão? O autodomínio?
O milagre no casamento cristão começa quando dois corações procuram o coração de Jesus Cristo, e quando duas mentes procuram a mente de Jesus Cristo, e quando dois seres humanos procuram o ser de Cristo, a pessoa de Cristo, o propósito de Cristo, e o poder do Espírito Santo.
A vontade de Deus é que seu casamento tenha um clima espiritual, e dentro dos termos de Mateus 18.19,20): "Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Um estudioso do Novo Testamento explicou que esse "dois ou três" significa a família (pai, mãe e o filho, ou filhos) reunida em nome de Jesus Cristo. Quando Jesus Cristo é o Senhor, você olha para sua esposa com um novo olhar; e quando Jesus Cristo é o Senhor, você olha seu marido com nova compreensão, mesmo que ele não seja fiel à Palavra de Deus nos termos em que o Novo Testamento apresenta, mas a Escritura em 1Coríntios 7 diz que a mulher cristã santifica o marido que não o é, e vice-versa (v. 14).
Quando Cristo é o Senhor, você vê seus filhos com uma nova esperança, e a família toda vê o futuro com uma nova fé. Mas sem Jesus Cristo vai ficar muito difícil, terrível e absurda e pesadamente difícil o seu lar, o seu casamento, ter substância e consistência.