Quem é Deus

Todos nós alguma vez nos perguntamos: quem é Deus? Ele existe? De onde vem o início de todas as coisas? Ou então ao admirarmos a perfeição da natureza podemos nela ver uma fagulha do poder de Deus.

E para você quem é Deus?

Se retornarmos na história, com a ajuda da ciência poderemos observar, que num determinado momento não haverá resposta de como surgiu o universo e tudo que existe, de onde o início da vida.

Talvez nesse momento você tenha se deparado com um Ser Superior, Aquele que criou tudo o que existe e então tivesse dito: realmente não há como negar a
existência de Deus.

Segundo as Sagradas Escrituras esse Ser Supremo criou o universo, o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança. Deu-lhes o domínio do mundo, porém
impôs-lhes uma ordem: a de não comer do fruto da árvore do bem e do mal, ou seja, não deveriam ousar igualar-se a Deus. Os primeiros homens, sejam eles um casal ou um povo, desobedecerem as ordens recebidas, encheram-se de orgulho, quiseram ser deuses e dessa maneira acabaram por cometer ao que chamamos de pecado das origens, ou original. Convém ainda lembrar, que embora Deus tivesse feito a proibição, os havia dotado do livre arbítrio, assim sendo, pela liberdade de escolha os primeiros homens romperam sua amizade com Deus.

O interessante é que o ser humano, que rompeu a amizade com Deus por pretender ser igual a Ele, parte em busca do sagrado, do supremo, porque o homem tem necessidade de algo maior, do transcendente. Começa então a criar seus próprios deuses e a idolatrar a natureza.

Podemos notar através dos relatos bíblicos, que Deus não quis abandonar suas criaturas, pelo contrário, quis reatar Sua amizade com os homens e para isso era necessário que Ele se revelasse.

Então, Deus se faz conhecer primeiramente a Abraão. No meio de tanta idolatria e de tantos deuses Abraão soube resguardar-se e acolher Sua voz. Depois Deus se revela a Noé, a Moisés, aos Profetas e muitos outros. A eles Deus se comunica, dá-lhes orientações, indica-lhes os caminhos a seguir. Através de Seus escolhidos, gradativamente, Deus vai se revelando à humanidade e reunindo seu povo.

Aos profetas, Deus fala a respeito do Messias que viria para resgatar toda a humanidade (Isaías 61). Promete também enviar ao mundo o Espírito Santo,o consolador,que permaneceria entre os homens até o final dos tempos (Joel 3, 1-3).

Conforme anunciaram os profetas, nasceu Jesus, o Messias prometido.

Jesus inicia sua missão, a de proclamar o reino de Deus, por volta dos 30 anos. Através de suas atitudes, testemunhos, pregações e prodígios revela ser o Filho de Deus. Escandaliza a muitos pois referia-se a Deus como "Meu Pai" e ensina seus discípulos uma nova maneira de relacionar-se com ele. Um exemplo disso é a oração do Pai-Nosso.

Entre seus discípulos Jesus escolheu doze, a quem chamamos de apóstolos. Prepara-os pessoalmente para que se concretizasse o plano de Deus,ou seja, a vinda do Santo Espírito sobre toda a humanidade. Entre os doze elege um a quem determinou a guarda da sua Igreja (Mt 16, 15-19).

Portanto, passo a passo, Deus orientou seu povo através daqueles que se dispunham a ouvi-lo.Enviou ao mundo Seu Filho para redimir a humanidade. Não a deixou só, enviou seu Santo Espírito a todos e por todos os tempos.

À comunicação que Deus manteve com homens chamamos de "Revelação".

A seqüência dos acontecimentos e etapas da revelação chamamos de "História da Salvação".

O cuidado de Deus para com suas criaturas pode ser observado desde o início da humanidade e a medida em que vai se fazendo conhecer,demonstra seu amor complacente para com os homens.

E volto a perguntar: quem é Deus para você?

Deus é realmente o Criador e Senhor de todas as coisas.Ele faz parte de sua vida, é o seu Senhor?

Assim como os profetas, você abre o seu coração a sua voz? Busca sua presença, seus cuidados, sua proteção a cada dia? Ou lembra-se de Deus e a ele recorre somente nos momentos de grande aflição?

Meu irmão, eu gostaria de lhe dizer que Deus é Pai, com um coração de mãe. Você é lindo, pois é um pensamento de Deus. Seu nome está escrito na palma da mão de Deus, você é precioso aos olhos dele, ele o chama pelo nome, o resgata e salva. Deus o ama como se você fosse a única criatura no mundo, tamanho é o carinho daquele que o criou. Em Isaías, capítulo 41, versículo 13, Deus fala: "Eu, o Senhor, teu Deus, te seguro pela mão, e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio".

Deus é eterno e eterna é Sua Palavra. Sua promessa é para toda a humanidade. A revelação de Deus, concluiu-se com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, mas a História da Salvação é contínua e você faz parte dela. Deus ama você e espera ser amado. Ele quer lhe falar e ser ouvido. E, no meio de tantas vozes, só ele tem palavras de vida.

Eu lhe proponho uma experiência: silencie e ouça a voz de Deus que ressoa em seu coração. Peça que ele ilumine seus caminhos e nos momentos de tribulação lhe dê sabedoria e fortaleza a fim de que você possa com firmeza peregrinar nessa vida rumo ao céu.

O Espírito Santo de Deus

 

Desde a ruptura da amizade dos Homens com Deus, por causa do pecado original, o Pai traçou um plano amoroso para nos resgatar, reatar a união com Ele.

No Antigo Testamento, Deus foi revelando Seu plano de enviar o Espírito Santo. Em Isaías, 35, há um trecho que diz :
" Tomai ânimo, não temais! Eis vosso Deus!...Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; então o coxo saltará como um cervo e as línguas dos mudos darão gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes na estepe". Mais adiante, no capítulo 44, o Profeta Isaías torna a revelar as promessas de Deus:
"Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, minha bênção sobre teus rebentos". Em Joel 3, 1, temos:
"Depois disto, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo...". Por intermédio dos Profetas o Senhor ia prometendo a vinda do Messias e, consequentemente, a vinda do Paráclito Consolador.

Inicialmente, o Espírito Santo não era conhecido pelos Homens, embora desde sempre existisse. Estava presente na criação. Em Gênesis está escrito que na criação do mundo, a terra estava vazia, informe e havia trevas e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gen 1,2b)

No decorrer do Antigo Testamento, vemos que o Espírito de Deus era derramado somente para algumas pessoas, a fim de movê-las a uma ação especial. Esta unção era temporária, e beneficiava aos escolhidos por Deus, os Juízes, os Reis, os Profetas, entre outros.

O Espírito Santo era chamado de Ruah, que significa vento, sopro, hálito. Era tido como algo proveniente de Deus, mas não Deus.
Foi Jesus quem O revelou como Pessoa divina, a terceira da Trindade.

No Novo Testamento, o Espírito Santo está diretamente ligado a Jesus e as Suas ações. Encontramos várias descrições do Espírito Santo como: pomba, vento, água, fogo.

E assim, o Messias prometido, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, com Sua morte na Cruz nos resgatou por inteiro e com sua ressurreição cumpriu-se a promessa. Fora nos enviado o Espírito Santo de Deus no dia de Pentecostes, porém não somente para os presentes naquele momento e local; mas sim para toda a humanidade.

O Espírito Santo nos foi dado para nos auxiliar em nossas fraquezas. É Deus em nós, nos unindo a Deus. É Deus em nós, orando a Deus. Sempre que tivermos consciência de Sua presença, podemos contar com Sua força, basta nos esvaziarmos de nós mesmos e nos entregarmos à moção poderosa do Espírito Santo agindo em nós. É Ele quem nos impulsiona para o Senhor e a tudo que se refere a Ele.

O livro do Apocalipse 7, 16 diz: "...porque o Cordeiro, o que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará as fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos".

Ainda no Apocalipse, no capítulo 22: "Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandescente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro".

Tudo o que vem do Senhor vem em abundância, Deus não coloca limites no derramamento de Suas graças. Portanto, ao pedir dessa Água que nos saciará plenamente, do nosso coração também jorrará desta água. É o Senhor quem assim quer. Ele quer que nós também sejamos pequenas fontes para que possamos saciar a sede daqueles que Ele nos confiou. Temos a confirmação no Evangelho de São João 7,37-39 : "...estava Jesus de pé e clamava: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu interior manarão rios de água viva. Dizia isto, referindo-se ao Espírito Santo que haviam de receber os que cressem nele; pois ainda não fora dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado".

O Apocalipse, Cap.22,17, também nos diz: "O Espírito e a Esposa dizem: "Vem!’ Possa aquele que ouve dizer também: "Vem!"
Aquele que tem sede, venha! E o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida".

Digo a você, Vem! Vem saciar a sua sede com o Espírito Santo e matar a sua fome com a Palavra de Deus. O Espírito Santo é Deus em nós, nos revelando Deus.

 Necessário vos é nascer de novo

 "Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes donde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito."

( Jo 3, 7-8 )

"Necessário vos é nascer de novo" Esta é a exortação de Jesus para cada um de nós. É preciso renascer, renovar sempre, a cada dia. Mas como isto é possível? É possível sempre que buscamos as coisas do alto, as coisas de Deus. Para nascer de novo é necessário estar em sintonia com a Trindade Santíssima.
Muitos de nós buscamos o Pai e o Filho, mas omitimos o
Espírito Santo. Esta é a nossa grande falha, pois é o Espírito Santo quem nos faz reconhecer o que vem ou não do Senhor, é Ele quem nos impulsiona a ler as Escrituras, quem nos move à oração, quem aprimora nossas virtudes, corrige nossos defeitos e falhas e suscita em nós as virtudes e os dons de Deus.

Um coração aberto ao Santo Espírito é um coração desejoso de ser o Templo de Deus, de abrigar em si o divino a ponto de transbordar o amor caridade.

O Espírito Santo é fonte inesgotável de riquezas e quanto mais as distribuímos, mais e mais o Senhor nos abastece.

Não abriguemos em nós um coração de pedra, que abate o espírito. O espírito abatido é chamariz para toda a espécie de mal e infortúnios. O espírito elevado é fonte de bênçãos e felicidade. Nossa felicidade depende do nosso estado de espírito, portanto tenhamos coragem para sermos vencedores em Cristo, tendo em mente que a cada dia nos espera uma nova vitória, um passo a mais em nosso
crescimento espiritual, um novo renascimento.

Nascer de novo é caminhar em busca da paz, do equilíbrio, do maior de todos os tesouros que existem. Nascer de novo é não ter medo de trilhar novos caminhos, que por sua vez podem até ser difíceis e doloridos, mas tudo isso é válido pelo doce sabor da vitória; afinal nós nascemos para brilhar, pois somos filhos de REI!

Para que o Santo Espírito habite em nós em plenitude é necessário renunciar a tudo que é contrário aos ensinamentos de Jesus, firmar-se num único objetivo, ou seja, caminhar atrás do Mestre.

Para isso três atitudes são necessárias:

O Senhor Jesus é o Deus fiel, deu-nos exemplo de vida, tudo o que ensinou Ele praticou; revelou ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Derramou até a última gota de sangue por nós, não nos deixou desamparados, deu-nos Sua vida, Sua Mãe, os Sacramentos, Sua Igreja. E Jesus sendo fiel, quer de nós fidelidade: a Ele e a Sua Igreja.

Pertencemos à Igreja Católica Apostólica Romana, não conhecemos nossa doutrina e muitas vezes não sabemos nem diferenciar o Catolicismo de outras religiões, mesmo as consideradas Igrejas irmãs.

As três grandes cacterísticas da nossa fé são: a obediência ao Papa, a devoção a Maria e a Sagrada Eucaristia.

 

Voltar