Matrimônio : união sagrada

"A instituição matrimonial não é uma ingerência indevida da sociedade ou da autoridade, nem imposição extrínseca de uma forma, mas uma exigência interior do pacto de amor conjugal que publicamente se afirma como único e exclusivo, para que seja vivida assim a plena fidelidade ao desígnio de Deus Criador". (João Paulo II- Exortação Apostólica "Familiaris consortio" n.11)

Sacramento é um símbolo santificante. Este sinal visível representa a verdadeira imagem da realidade invisível de nossa fé. Todo sacramento é fundamentado na aliança instituída por Jesus Cristo. Aliança confirmada pelos desígnios de Deus e que jamais pode ser rompida pela intervenção humana. Como sinais sensíveis e eficazes da graça divina, somos situados no plano de salvação.

O Matrimônio faz parte do desígnio de Deus imprimido desde a obra da criação. O casamento não é apenas uma instituição humana. Ele constitui uma comunhão de vida ordenada à dignidade de sacramento. A grandeza da união matrimonial é resultado do amor absoluto e perfeito de Deus para o homem.
O Sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja.

"As mulheres sejam submissas aos maridos como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da mulher, como Cristo também é a cabeça da Igreja, seu Corpo, do qual ele é o Salvador. Por outro lado, como a Igreja se submete a Cristo, que as mulheres também se submetam, em tudo, a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo também amou a Igreja e se entregou por ela". (Ef 5, 22-25)

O casamento é um estado de vida assumido livremente através do consentimento dos cônjuges. Unidade dos dois seres que Deus chama a ajudar-se mutuamente, no amor recíproco que exige disposição e doação.

"Não há homem nem mulher, pois todos vós sois um em Jesus Cristo".(Gal 3,28)
Ambos tornam-se "uma só carne".(Gn 2, 24)

Para que o relacionamento conjugal seja direcionado à vontade de Deus, é preciso o esforço pessoal dos cônjuges. Somente o amor é capaz de aperfeiçoar o ser humano. Esta perfeição realiza-se através da ação do Espírito Santo. Sua graça nos faz reconhecer a imagem do Pai imprimida em nós.

O Matrimônio é a celebração da unidade marcada pela manifestação da glória de Deus. Neste sacramento tão sublime, Jesus se faz presente ao lado de Maria, como na Bodas de Caná. Faltou vinho e sem vinho não haveria alegria. Por isso, Jesus realizou o milagre, para que o matrimônio fosse vivido como o sacramento da Nova Aliança. O matrimônio ganha um novo sentido, a partir da transformação da água para o vinho. Este milagre expressa o sublime mistério instituído por Deus.

"Este mistério é grande: eu digo com referência a Cristo e à Igreja. Em suma, cada um de vós também ame a sua esposa como a si mesmo; e que a esposa tenha respeito pelo marido". (Ef 5, 32-33)

O autêntico amor conjugal é assumido no amor divino, e é guiado e enriquecido pelo poder redentor de Cristo e pela ação salvífica da Igreja para que os esposos sejam conduzidos eficazmente a Deus.
(Gaudium et Spes- 351)

Voltar