O FASCÍNIO DE SÃO JOSÉ
Luiz Roberto Teixeira Di Lascio

O fascínio é uma força que nos move em direção ao mistério da alma. Ao olharmos para a figura de São José somos atraídos a entrar no mistério divino. O silencio que se apoderou deste homem o fez ser conhecido como servo bom e fiel se santificou procurando ajustar a sua vida a vontade divina tinha como lema: em tudo fazer a vontade de Deus.  

Na Igreja Católica, São José é venerado e cultuado como santo pelas suas virtudes e missão. Abraçou com ardor e amor a missão que Deus lhe pediu conforme o texto de Mateus: acolheu Maria em sua casa como esposa, exerceu a função de pai com relação menino que vai nascer e impor-lhe o nome de Jesus, reconhecendo-o como filho.  

São José não disse uma palavra, talvez isso o faça conquistar milhares de devotos. Todo o seu fascínio está no silencio misterioso que passa e transpassa a sua vida e a vida Maria e de Jesus. Tem uma sabedoria própria, pois o sábio é aquele que sabe fazer silencio em seu coração e deixa brotar do mais profundo do seu ser a sabedoria divina. Pois, escutar é o caminho que leva a felicidade.  

José, homem de fé aprendeu a caminhar na presença de Deus. Teve sempre  os olhos e o  coração voltado para o céu e as mãos e os pés voltados para  família, o trabalho e a comunidade. Tinha consciência de que era um escolhido por Deus e chamado a colaborar no plano da salvação da humanidade.  

O mistério que se esconde atrás da sua figura paterna e de chefe da família de Nazaré, leva os seus devotos a mergulhar cada vez mais no mistério da presença de Deus na historia da humanidade.  

São José é Patrono da Igreja Católica, padroeiro dos marceneiros e carpinteiros, da boa morte, dos órfãos e abandonados, das famílias. Padroeiro das centenas de congregações religiosas, dos migrantes, orientador das vocações sacerdotais, religiosas e dos casais.  

Seus devotos o homenagem e demonstram seu carinho pela assistência e presença em suas vidas dando o nome de José a seus filhos,  colocam o nome de José em estabelecimentos comerciais, a ruas, avenidas, cidades e até paises como São José da Costa Rica.  

São José continua a despertar em cada um de nós o cultivo do silencio interior e o desejo de sempre buscar e encontrar a vontade de Deus. Ele nos ensina a valorizar e amar a família e nos mostra que o homem e a mulher que procuram viver na presença de Deus são felizes e que e os filhos são um milagre de Deus, porque até Deus quis viver numa família humana.  

São José não falha diz os antigos devotos deste homem trabalhador e chefe de família que se santificou exercendo com fidelidade e amor a sua vocação matrimonial.  

Acredito que, aqueles que se dispuserem a meditar sobre esta figura bíblica, encontrarão pistas de como ser pai, esposo, trabalhador e homem de fé numa sociedade marcada pelo indiferentismo, o hedonismo  e o materialismo. Valei-me São José.  

Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio
Ttitular da Paróquia São Marcos, O Evangelista
Campinas–SP
Fone: (19) 9704-7070

Índice dos artigos