OUTRA PERSONAGEM DO ROB LELÉ (Postada originalmente em
22/03/2006)

Esta também foi outra criação do sujeito mais odiado dos quadrinhos daquelas bandas. Nesta, também fiz lápis e tinta, e foi publicada em página dupla. Mas os créditos...
RESPOSTAS:
- ROD GONZALEZ: Para quem acha que trabalhar para as editoras dos EUA é um mar de rosas, então pergunte a quem já fez algo para lá. Todos são unânimes em enumerar muitas más qualidades (e atitudes questionáveis) dos editores. Mozart Couto, que considero nosso melhor desenhista, foi um que não suportou e desistiu. Demorei um pouco, mas tomei a mesma atitude. Deixei por completo de fazer "amostras" para esse ou aquele personagem a fim de me tornar desenhista ou arte-finalista fixo (por um tempo, claro) de algum título. Não há comparação do nível de estresse entre os editores e as encomendas para fãs e leitores. Por isso, optei pela segunda. Paga bem menos, mas é muito mais tranquilo para se trabalhar.
Agradeço pela abertura das comunidades no Orkut. Pena que eut enha tão pocuo tempo para ir lá, alémd e nãos aber bem como mexer com aquele treco.
- FÁBIO TURBAY: Em cores eles eram muito bons.
- SANDRO MARCELO: Acertou em cheio. É a própria. Aliás, quando foi traduzida aqui no Brasil, a Abril esqueceu de colocar meu nome (e o de Carlos Mota) , nos créditos. Mais uma para minha coleção.
- NEL: A gente tinha de aguentar para ganhar dinheiro e ter mais trabalho. Mas, conforme disse, nosso agente até tentou a justiça, mas não ganhou a causa. Sem dúvida, há muita coisa saída com nomes trocados ou omitidos. Uma das formas de protesto que eu usava era colocar desenhos, logotipos ou nomes de minhas personagens ou coisas que lembrassem minha autoria, nos elementos dos desenhos. Se vc procurar em alguns títulos, vai achar revistas de Velta caídas no chão, roupões de personagens com o logotipo de Velta, e etc.
- MARCONI LAPADA: De fato, a história da figura é essa. Inclusive, na mão esquerda dela está um óleo bronzeador, que ela estava passando numa das pernas. Não dá para ver o óleo porque a figura é pequena, mas no original publicado ele fica claro.
- EDVÂNIO PONTES: Grato pelas notas, amigo.
- HÉLCIO ROGÉRIO: Aguarde, que qualquer hora lhe escrevo sobre o roteitro para Velta.
- SALAZA: Breve visitarei seu fotologue e comentarei conforme vc me pediu. Deixa só eu achar uma brecha no tempo.
- CLÓVES RODRIGUES: Bem-vindo à sua primeira visita por aqui. Breve estarei lá, vendo o seu. A turma antiga já conhece minha limitação de tempo devido aos compromissos, e por isso acesso a internet apenas para atualizar, fazer breves visitas, e com minutos contados.
Após UM ANO de fotologue, já estamos beirando um total de 50.000 visitas, numa média de 4.100 visitas mensais. Com esta postagem deverá se completar a 50.000ª visita. O sucesso só se deve a vcs, que estão sempre aqui conferindo as novidades, discutindo, e sugerindo. Se fosse uma revista em quadrinhos, seria uma campeã de vendas.
Um abraço a todos, e muito grato por tão grande visitação.
Emir
Comentários (10):
Em 22/03/2006, às 18:10:39, Ralf Risi | fotolog disse: nossa ,essa glory ficou demais!!espetacular.o colorido tambem ficou um show.o legal do seu flog é que mostra atraves de sua experiencia que trabalhar para as editoras americanas não é aquela maravilha que todo mundo pensa.o status(dentro da comunidade)vem acompanhado mais de dores de cabeça doque de outras coisas.
Em 22/03/2006, às 18:38:24, André Mantoano | fotolog disse: Muito bacana esse desenho! Mó gostosa... hehehe
grande abraço
Em 22/03/2006, às 19:16:07, pj | fotolog disse:
eh muita cachorragem, porisso q sempre digop...poxa, temos como fazer o nosso mercado..po, precisa de enducar melhor, tanto leitores quanto artistas? sim, mas temos condiçoes.. .temos artistas, temos ideias..e o q jah acontece aki no Terra, jah eh uma amostra disso!!
e o desenho? outz... .otimo!!
abraço
Em 22/03/2006, às 19:23:44, Kal J. Moon disse:
Tem gente pensando que essa é a Glory, Emir, mas na verdade chama-se Avengelyne... E parabéns por um ano de postagens... Que venham outros mil...!
Em 22/03/2006, às 19:44:55, anderson quespaner | página pessoal disse: Aeee..Legal!
Parabens por um ano de fotolog.
E muito legal que esses trabalhos estejam por aqui, pra que todo mundo possa conhecer.
Parabens:)
ps: Depois manda um pedaço do bolo. Ha,ha,ha....
Em 22/03/2006, às 23:24:29, Sebastião Seabra | fotolog disse: O EMIR tem um trabalho monumental, vasto, abranjente, uma produção/criação (roteiro, desenhos e personagens) de páginas e histórias invejável e... putz, está sempre elogiando e dando força pra todo mundo.
Cara, sabe o que eu estava lembrando um dia desses?, duma foto de quando vocês eram garotos, sentados ou apoiados num muro... Saiu na contracapa de um gibi da EBAL, no "Notícias em Quadrinhos". Lembra?
Acho que eram você e o DEODATO na foto.
Grande abraço.
Em 23/03/2006, às 08:58:35, edvanio pontes | página pessoal disse: outro trabalho lindo, Emir! rapaz... esse tá de deixar o queixo no chão! as cores estão muito massa tb! q pensa q role tanta merda assim com aqueles sacanas!
de qualquer forma, ÓTIMO (MESMO) trabalho!!!
abração!
Em 23/03/2006, às 11:20:16, Cloves Rodrigues | fotolog disse: Fala Emir... desenho destruidor! Muito bom mesmo! passa lá no meu mesmo, vai ser uma Honra.
Grande Abraço!
Em 23/03/2006, às 14:10:39, Kiko Moreira | página pessoal disse: Olá Emir,
Descobri há pouco seu fotolog e sempre que posso dou uma passadinha por aqui, quero dizer que sou mais um de seus fãs, tenho em minha coleção algum material seu publicado em inúmeras revistas nacionais e algo de fora tb. Adoro a Velta e venho descobrindo muitos personagens que não conhecia, até pq moro no interior da Bahia (embora seja da capitá) e aqui chega muita coisa não. valeu pelo fotolog e um abraço. VOCÊ É UM DOS ÍCONES DA HQ NACIONAL, Ao lado de M. Couto, Shima, Colin, W. Portela e alguns outros.
Em 23/03/2006, às 19:39:18, Helcio Rogério | fotolog disse: Diga aí hombre!! Rapaz, esses trabalhos que vc fez pro Rob Lelé estão show de bola, matou à pau, parabéns aí cumpade. Vou ficar aguardando teu roteiro. É verdade que Elton Brunnet desistiu dos quadrinhos? admiro muito o trabalho do cara, o bicho é fera.
Um abraço!
Não é possível comentar este post. Limite
de 10 comentários atingido.
PÁGINA COMPLETA DA MM
(Postada originalmente em 24/03/2006) 
Uma página da amazona da DC que eu fiz completa - lápis e tinta. Se não me falha a memória (pois a imagem está aqui nos meus arquivos e não lembro ao certo dos detalhes dela), é a primeira página do nº 100 da revista. Mas aí eu já havia sido avisado que não poderia sair meu nome nos créditos, pois os editores queriam mesmo só o de Deodato, que já virara estrela neste título.
Vou procurar mais páginas e postarei depois.
E vamos às respostas (na correria de sempre, claro).
- RALF RISI: Não é nada fácil trabalhar para os editores gringos. É preciso ter uma paciência sobrenatural para aguentar muito tempo.
- PÉRICLES: Disse verdade. Os artistas preciasam se educar para formar uma mentalidade de mercado interno e esquecer o estrangeiro. Enquanto eles continuarem sendo lembrados, continuarão sendo alimentados e ganhando força. Se começar esse movimento a partir dos artirtas, as editoras serão os próximos convertyidos, e por fim, os leitores.
Todos sabem o que precisa ser feito.
- ANDRÉ MONTOANO, KAL MOON, ANDERSON QUESPANER, EDVÂNIO e CLOVES: De fato, os caras são bons nas cores. E a personagem é mesmo a que o Kal falou. E quanto ao ano de postagem, talvez eu não tenha explicado direito e até me confundi nos dados. Completamos UM ano em fins de janeiro, e agora estamos compeltando 50.000 visitas. Acho que vale dar um prêmio para o 50.000º comentarista...
- SEABRA : Um elogio desses vindos de vc, um dos expoentes da HQ nacional, e um artista de quem sempre fui fã do traço, muito me orgulha. A foto em questão estava na contra-capa da HQ nº 1, editada por Deodato em 1982, e estamos lá eu, ele e o Augusto. Aliás, ainda há dessa revista em estoque com Deodato (assim como o nº 2 da mesma, onde Velta não aparece). Qualquer dia publico essa foto aqui.
- KIKO MOREIRA: Bem-vindo com seu primeiro comentário por aqui. Breve o visitarei. Não garanto quando, pois só entro na internet às pressas. Fico contente por ser mais um fã da Velta, e agradeço muito por me incluir entre esses mestres dos quadrinhos. Sinceramente, não me considero mestre, pois acho que estou sempre aprendendo. Por isso, sou ainda aprendiz. Mestres mesmo são esses que vc citou. Mas agradeço pela consideração. É sempre bom saber que consigo agradar com meu trabalho.
- HÉLCIO ROGÉRIO: Infelizmente é verdade que o Elton Brunettio deixou os quadrinhos e se dedica hoje a pinturas em telas. Dá mais dinheiro, e não tem muito desocupado para esculhambar. Há uns anos, soltaram um fanzine impresso (gastaram grana SÓ para isso), onde malhavam a mim e ao Elton. Ele ficou muito desgostoso com isso, e deve ter sido a gota d'água para ele abandonar os quadrinhos.
Aguarde aí que vou pensar num roteiro de Velta. Vai demorar, mas um dia chega.
Abração a todos e grato pelas visitas.
Emir
Comentários (10):
Em 24/03/2006, às 22:47:20, allan goldman disse: sensacional essa página emir! Digna dos grandes mestres!
uma abraço meu amigo!
Em 24/03/2006, às 23:32:37, Alexandre Menezes | página pessoal disse: Grande Emir!!!quem é o mestre? Leoroy, nada disso. Emir é o mestre...kkkkk
ei Emir são demais essas páginas, muito foda essas sujeiras dos gringos, mais é isso. Emir tem como vc enviar algum material novo?tô loco pra ver seu traço hoje sem influências do Deodato. falows!!!abraço.
Em 25/03/2006, às 01:23:16, Rafael Tavares | página pessoal disse: Página sensacional, Emir!! O cenário está espetacular!! Você postou um tempo atrás em meu fotolog e estou a um tempinho tentando postar aqui, mas você é cheio de fãs e o limite de 10 completa logo!! Sobre a questão da rejeição que você levantou dos demais Invictos com Peso-Pesado por ele ser gordo, apesar de ser uma conduta característica e autêntica de nossa sociedade atual, você sabe bem, até por ser um cara experiente, que quando se tem um amigo seus "defeitos" são deixados de lado ou ficam invisíveis!! Muitas pessoas reagem de forma adversa a pessoas diferentes, mas assim que as passam a conhecê-las essa estranheza e rejeição deixam de existir!! Um abraço!!
Em 25/03/2006, às 10:32:23, Paulo | página pessoal disse: emir,um trabalho de luz e sombra,muito legal! continue postando mais essas artes que fez para o mercado americano,amigo.
Em 25/03/2006, às 11:36:42, Helcio Rogério | fotolog disse: Que página fantástica Emir. Gostei muito do jogo de luz e sombra que vc fez, ficou demais. Esse lance de não colocar seu nome nos créditos é muita sacanagem. É realmente uma pena o Elton ter largado os quadrinhos, o cara é muito fera. Espero que só seja uma fase, e que ele retorne com carga total.
Um abraço!
Em 25/03/2006, às 12:28:38, Ralf Risi | fotolog disse: realmente muito boa essa pagina! quanto a esse lance da omissao do nome de quem realmente fez o trabalho, é no minimo lamentavel. quanto ao elton ,a unica coisa que posso dizer é que fico triste de saber do ocorrido, e como se deu o fato.
Em 25/03/2006, às 13:03:55, edvanio pontes | página pessoal disse: caraca! essa página é TUA? q massa! eu tenho essa edição! na época (claro) eu num sabia nem q o Déo tinha os ´´auxiliares´´! eu desconhecia o esquema de produção! pensava q ele fazia tudo sozinho (na época, claro)...
cara... q massa, Emir!
muito MASSA mesmo! q pena q num te creditaram!!!
abração, mestre!
Em 25/03/2006, às 18:48:49, marcelo salaza | fotolog disse: eu tenho esse material.E não sabia ke era vc o desenhista dessa page, eu pensava ser o M.Couto.Mas nesta demais!!!!!!!
Em 25/03/2006, às 23:17:51, Gratão | fotolog disse: eu tambem tenho essa fase da MM - o pior é que o próprio Deodato deu uma entrevista na época pro fantastico e falou que ele fazia tudo sozinho. Ele disse ainda que assinava como ele e o pai dele, pra ganhar a grana dobrada, de ilustrador e artefinalista - um lance assim. Eu sempre soube que um artista possui auxiliares, mas não concordo. Outra coisa q eu nao concordo é um artista ter que copiar um traço para poder publicar seu material. eu sempre apostei no meu próprio estilo.
Falando nisso, vc já leu as hqs dos vigilantes? se tiver um tempinho dá um pulo aqui: www.gratao.com/vigilantes
Não é possível comentar este post. Limite
de 10 comentários atingido.

EU BEIJEI A VENENOSA - Parte 1
(Postada originalmente em 26/03/2006)
Alô, amigos. Continuando as curiosidades com relação às páginas feitas para as editoras dos EUA, no mesmo título da postagem anterior, mas sendo no nº 95 da revista... resolvi me incluir na história.
Como vocês devem saber, eu costumava colocar umas coisas pessoais minhas nas páginas, a fim de identificar minha presença lá, caso meu nome fosse omitido nos créditos.
Neste título, o roteiro pedia que aparecesse um mercenário armado e com cara de machão. Aí como estava fazendo o lápis e a tinta, não tive dúvidas: me coloquei lá, e ainda inscrevi meu nome numa espécie de logotipo, no bolso esquerdo do personagem.
Eis a imagem em tamanho maior.
Infelizmente, vou ter de continuar a curiosidade desta página em mais duas postagens. Então, aguardem a segunda parte.
RESPOSTAS:
- ALLAN GOLDMAN: Grato, amigo. Fico contente que tenha gostado.
- ALEXANDRE MENEZES: Material novo só agora no álbum VELTA, NOVA IDENTIDADE, que está prontinho há quase dois anos. Só não consegui ainda grana para imprimir, pois o original é todo colorido e isso encarece muito a impressão. Mas ele sairá um dia. O jeito é esperar.
- RAFAEL TAVARES: Pois é. Infelizmente essa rejeição é um problema real e vemos todos os dias. Lógico que muitas vezes isso é infundado. Pior é que essas pessoas sofrem bastante com esses ditames da sociedade e da mídia, que prega o culto à magreza. Quem não se encaixa, é discriminado.
- KEN PAULO: Na falta de material pronto e imagens gravadas de desenhos de meus personagens, estou lançando mão do que está já prontinho aqui nos arquivos, que são essas páginas feitas para os EUA. Mas não tem tanta coisa assim, pois a maior parte do material eu tenho em fotocópias (sempre copiei TUDO que fiz).
- HÉLCIO ROGÉRIO: Tomara que seja mesmo uma fase o sumiço do Elton. Acho que seu último trabalho foi a arte à lapis na HQ "A Morte de um bravo", na "30 anos de Velta" (fins de 2003), no primeiro encontro entre Velta e Itabira.
- RALF RISI: Omissões, trocas e outros artifícios com os nomes dos verdadeiros autores das HQs é coisa corriqueira no mercado estrangeiro. Tudo em nome das vendas.
- EDVÂNIO PONTES: Muitos foram os "fantasmas" de Deodato naquela época. Que eu me lembre, habiam: Carlos Mota, Mozart Couto, Ed Benes e eu (sendo que eu cuidava mais da arte-final do que da arte a lápis).
- MARCELO SALAZA: Mozart fez muito lápis.
- RICK WOLF: Já fui lá.
- MARCOS GRATÃO: Não lembro quando foi ao ar esssa entrevista de Deodato, mas a julgar pelo que vc comenta, deve ter sido numa fase anterior ao aumento no volume do trabalho, quando ainda não eram usados os "fantasmas". De fato, foi nessa época que ele usava o nome do pai dele para ganhar mais alguma grana. Também não sou adepto dessa de copiar estilos para ser aprovado. Deve ter sido esse o outro motivo para não haver me adequado nesse esquema de produção.
Foi lá na sua HQ virtual dos Vigilantes, porém mal consegui chegar ao final, pois acho muito chato ler quadrinhos em computador. Para mim HQ TEM DE SER IMPRESSA, de forma que consigamos lê-la em qualquer lugar, sem ser nessa posição desconfortável. Seu material está muito bom, apesar do uso de muitos truques de programas de computador (ainda prefiro quanto menos interferências técnicas e virtuais, e mais arte PESSOAL e manual, melhor). Quer se queira ou não, os recursos do computador deixam o artista meio dependente deles, e na minha opinião, quanto menos forem usados na produção dos originais em preto e branco, melhor. Depois, as cores podem ser virtuais. Mas é apenas questão de minha preferência pessoal.
Bem, continua a história desta imagem na próxima postagem.
Vale registrar que em poucos dias já estamos em quase 51 mil visitas. Há pouco tempo faltavam apenas 18 visitas para completarem as 50 mil. Rapidamente, portando, mais de 1.000 pessoas estiveram aqui. Assim, tenho de agradecer a "audiência" a todos os que acessam este fotologue. Um abração, e até breve.
Emir
Comentários (10):
Em 26/03/2006, às 19:07:45, Helcio Rogério | fotolog disse: Que cara de matador é essa rapá?! el bigodon...hehehe!! Foi uma boa sacada deixar pistas nos trabalhos que vc fez pros gringos, mas essa aí ficou super explicita...hehehe!
Um abração cumpade!
Em 26/03/2006, às 19:52:57, anderson quespaner | página pessoal disse: Legal. Ainda bem que ninquem embarreirou .Mas,você poderia dizer que era nome de uma firma. A empresa de mercenarios independentes registrados. Ha.ha...Ah, piada boba.
Bem sacado.
Em 26/03/2006, às 22:01:29, ALZIR ALVES | página pessoal disse: fala grande Emir.
eu ja conhecia esses seus trabalhos pois na epoca que frequentava a casa do Deodato ele me mostrava seus trabalhos, tem uma pagina da artemes que sempre gostei muito fora outros trabalhos legais. Não sei se voce esta sabendo que estou fazendo o Story board de um filme nacional ( um longametragem ) que será gravado na Paraíba, estou curtindo muito esse trabaho com cinema mais logo logo eu voltarei as velhas paginas hehehe... te desejo muito sucesso e estou curtindo sempre esse seus postes.
quando puder passa no meu fotolog para dar uma olhadinho ok! UM ABRAÇO
Em 26/03/2006, às 23:25:41, joe bennett | fotolog disse: Emir.
Sei que foste muito sacaneado naquela época. Eu sempre achei um grande desrespeito à você,que muito fez belo nosso combalido quadrinho. Quisera eu ter feito um décimo que você fez.
Se existe um vilão nisso tudo ele chama-se: David Campit.
Muita coisa mudou desde aqueles primeiros anos de brasileiros nos comics. Somos respeitados como qualquer profissional deve e merece ser.
Teu trabalho é de uma seminalidade para a HQ do Brasil. Adoraria fazer algo com a Velta (no bom sentido, claro) qualquer coisa estamos aí.
Abração
Em 26/03/2006, às 23:36:19, Lorde Lobo | página pessoal disse: Hahahaha! Ficou show de bola esta idéia de se colocar nas histórias, Emir!
Lembrei agora que um grande quadrinista gaúcho (conhecido mundialmente), o Canini, assinava de forma escondida as HQs do Zé Carioca que ele desenhava pro Studio Disney!
Falando nisso, tu chegou a conhecer o Canini, Emir!
Hoje em dia ele mora na cidade de Pelotas. Eu o conheço e ele é um senhor bem bacana, mas atualmente não tem produzido mais...
Em 27/03/2006, às 01:27:26, Rod Gonzalez | página pessoal disse:
Então também é um super-herói Emir!
Esse desenho me deu uma idéia muito louca, a gente podia criar um grupo de heróis chamado CQBS (COMANDO dos QUADRINHOS BRASILEIROS) aí podia ter você, eu, o Lapadon, o Emolina, o Bruninho, Gedeone, Claudio Seto...
A gente podia entrar em guerra com os vilões do fotolog e se livrar da Vultosa de uma vez, que insiste em voltar da sua tumba, e ainda ter a participação da nossa musa Velta!
Não ia ficar demais?
Em 27/03/2006, às 09:40:18, edvanio pontes | página pessoal disse: kua-hahhhahahah!
boa sacada, Mestre! SE fez!! heheheh.
show! mas é foda esse lance dos créditos! vem cá: cê ainda tem vontade de trabalhar pra fora,ou realmente num quer mais nem saber?
mestre: abração!
Em 27/03/2006, às 10:21:17, Helton Cruz | página pessoal | e-mail disse: e isso ai grande lenda, sempre em produção
Em 27/03/2006, às 10:28:08, sueco psicopata | página pessoal disse: EMIR: PROGRAMADO PARA METRALHAR!!! rsrs
Abraços
Em 27/03/2006, às 11:55:40, pj | fotolog disse: heheheheheheheh...otima jogada, otima jogada!!!! parabens! hehehehe...
Não é possível comentar este post.
Limite de 10 comentários atingido.

EU BEIJEI A VENENOSA - Parte 2
(Postado originalmente em28/03/2006)
Agora, a página completa do detalhe visto antes. A seguir, veremos como a página foi publicada, em cores.
RESPOSTAS:
- HÉLCIO ROGÉRIO: Ficou tão explícita a minha marca na página, que acabou não sendo impressa como foi desenhada. Explicarei adiante.
- ANDERSON QUESPANER: Infelizmente, houve "embarreiramento", sim. Esta página foi modificada antes de ser impressa.
- ALZIR ALVES: Deodato comentava comigo as suas visitas e do resto da turma, também.
- BENÉ (JOE BENETT): Fui mesmo muito sacaneado, mas como não estava próximo do centro decisório, nem sei a quem atribuir a culpa. Mesmo porque havia muito jogo de um culpar o outro. Sempre fui de estar na prancheta desenhando, e a parte do dinheiro, dos negócios e contatos nunca foi meu forte. Seja como for, segui a decisão de Deodato, quando ele se separou do Art & Comics, e ficou agenciado apenas pelo Campiti. Este veio aqui umas três vezes, nos visitar. Numa dessas vezes ele comentou que um editor me havia escolhido para ser desenhista de uma série, mas ao consultar o Art & Comics, foi-lhe dito que eu estava "ocupado" com outra série (quando na verdade, não estava), e assim o trabalho acabou indo para alguém lá de São Paulo. Não sei o quanto dessa história é verdade, e nem vale a pena saber agora.
Então, quer fazer algo com a Velta ? Olha que eu pego pela palavra...
- LORDE LOBO: lembro do Canini dos tempos do Historieta. E em dias mais atuais, soube que o mestre Shimamoto usava do emsmo expediente em HQs feitas para persoangens estrangeiros e publicados no Brasil. As HQs eram produzidas aqui, e ele camuflava seu nome em jornais, papéis, placas e letreiros, etc, visto que seu nome não sairia nos créditos (os editores queriam que os leitores pensassem que eram HQs desenhadas pelos gringos).
- ROD GONZALEZ: Gostei da idéia de colocar pessoas dos fotologues comos e fosse um grupo de heróis. Será engraçado e interessante (e com minha Velta, mais ainda.. Eh! Eh!). Quanto a esse outro maluco vândalo da internet, nem vale gastar tempo tendo raiva do mesmo. Façamos coisas mais importantes e produtivas do que dar cartaz a um desocupado que passa o dia na internet destratrando pessoas que trabalham.
- EDVÂNIO PONTES : Não nego que o pagamento para trabalhar nos EUA é muito bom e muito superior ao que qualquer editora Brasileira paga (QUANDO pagam), mas é corrido demais e estressante. Os prazos de entrega são sempre curtos, e somos obrigados a varar madrugadas e perder o mínimo de tempo possível com outras coisas. Além de ter uma paciência ilimitada para lidar com a chatice dos editores (nem sei mensurar o nível de chatice deles - salvo raras exceções). E para falar a verdade, JAMAIS tive vontade de trabalhar para fora fazendo personagens deles. Se fosse para fazer MEUS personagens, aí sim, faria com gosto, pois meu trabalho sempre foi eminentemente AUTORAL.
Porém, já disse ao Campiti que, se aparecer trabalho de editores que não são chatos de galocha, então eu faço (como por exemplo, os das editoras de cartões). O que não dá é fazer diversas amostras gratuitas para ser aprovado num título, pois acaba sendo um trabalho gratuito e jogado fora, quando não vem a aprovação. Deixei de fazer as tais amostras por isso, e consequentemente, quem não as faz dificilmente consegue trabalho lá. Assim, fico desse jeito. Prefiro me estressar menos com as artes sob encomenda para fãs e leitores. Paga bem menos, mas não tem essa chatice e exigências ilimitadas.
- HELTON CRUZ, SUECO PSICOPATA e PÉRICLES: Pois é. Vamos metralhar e produzir (Eh! Eh!).
A todos, muito grato pelas visitas e um abração.
Emir
Comentários (10):
Em 28/03/2006, às 10:32:53, joe bennett disse:
Que tal:Velta em Belém? Poderia render algo legal. É contigo homi.
Em 28/03/2006, às 10:57:08, pj | fotolog disse: q peguei a se seu na venenosa hein? a Velta nao fico com ciumes nao?heheheeh...mas e ae Emir, quanto tempo vc ofereceu seus traços pros gringos e se vc axa uma boa tentar (disse tentar) fazer trabalhos tipo exportaçao, mantendo sempre uma identidade brasileira? serah q eh possivel???
Abraços
PJ
Em 28/03/2006, às 14:03:40, Ricardo.Jaime | página pessoal disse:
Na.Epoca.ficavamos.eu.e.Alzir.garimpando.tuas.assinaturas.escondidas.
nas.revistas.q.vc.desenhava.com.o.Deodato...(WW.GLORY..VINGADORES)..ac
havamos.aquilo.muito.engracado.e.ao.mesmo.tempo.meio.subversivo.as.con
dicoes.de.mercado.
Mas.nos.sempre.reconhecemos.o.valor.artistico.q.vc.empregava.nas.pagi
nas.Emir...
Espero.continuar.vendo.sempre.coisa.nova.tua.
Sucesso.
Em 28/03/2006, às 15:56:43, Ralf Risi | fotolog disse: bela pagina emir. e como ja disse antes o legal daqui é que mostra que não é todo aquele glamour trabalhar para as editoras americanas.
Em 28/03/2006, às 16:40:24, Léo Duarte | fotolog disse: Mestre, estou pegando o bonde atrasado...essa é daquela hq da Mulher Maravilha?? Saiu em edição, ou edições aqui?? Vou correr atrás delas.
Obrigado tb pelas palavras de força e apoio, é muito bom mesmo, principalmente recebidas de um amigo que admiro tanto.
Abs!!
Em 28/03/2006, às 18:59:59, Marconi Lapada | página pessoal disse: Agora você não escapa, Emirzão, já fez o Rod agarrado com a Velta e agora saiu de machão mercenário, então não vai escapar, também quero aparecer junto da Velta aí mano.
Legal essa página.
El Lapadón
Em 29/03/2006, às 08:48:38, edvanio pontes | página pessoal disse: é complicado! a gente... ou uma boa parte de leitores, num têm idéia de como é penoso caminhar por essas paragens! sim! teste e mais testes! prazos curtissimos! às vezes tem até q refazer páginas inteiras pq um editor naum gostou disso ou aquilo! deve ser uma pé-no-saco! mas nada tira o seu brilho, Mestre! isso é impagável!! sou seu fã! hehe!!
abração!
Em 29/03/2006, às 10:50:21, LAUDO | página pessoal disse: Grande Emir !!!! Rapaz, página estupenda . Maravilhosamente desenhada . Você com pinta de herói, ficou indescritível, meu velho . Abração !!!!!
Em 29/03/2006, às 15:42:43, MARCILIO FERREIRA | e-mail disse: Sou um grande admirador do seu trabalho e você sabe disso. Quando tiver publicado o novo trabalho com velta, me avise, ok .Meu e-mail mudou marcarcoverde@uol.com.br
Em 29/03/2006, às 19:52:56, Helcio Rogério | fotolog disse: E aí muchacho!!
Cumpade, tu botou pra lenhar nessa página aí, ficou muito boa. Gostei tb da arte-final. Quer dizer que os carinhas ainda mexeram nas pistas que tu deixou? é muita sacanagem mermo.
Um abraço!
Não é possível comentar este post.
Limite de 10 comentários atingido
.
EU BEIJEI A VENENOSA - Parte Final (Postada originalmente em
30/03/2006)

Afinal, a página como saiu nas revistas (EUA acima, e na tradução BR, abaixo). Vou direto às respostas.
- BENÉ (JOE BENNETT): Velta em Belém ? Sem dúvida renderia um bom roteiro. O problema aí é eu não conhecer a cidade, e poderia cometer alguma gafe. Eu teria uma sugestão: convidar algum roteirista Belenense para escrever um roteiro inicial que sofreria modificações posteriores minhas, a fim de adequar às diretrizes da personagem. Que tal ? Vamos discutindo que chegaremos em algo bom.
- PÉRICLES: Comecei em 1993. Os trabalhos foram escasseando por volta de 2003. Ainda fiz um em 2004, e 2005 e 2006 não fiz nada para editoras (apenas fãs e leitores de lá). Aliás, há uns dias um deles me escreveu encomendando TODAS as revistas de Velta que eu tivesse, mesmo sendo escritas em português (ele disse que iria procurar um tradutor para entender as histórias). Quanto a tentar publicar no estrangeiro, acho uma boa apenas na questão monetária, pois eles não abrem espaço para personagens que não sejam deles. A não ser que estes se encaixem naqueles clichês e estereótipos de sempre. No fundo, todos os editores norte-americanos são por demais tradicionalistas e não procuram inovar. São presos demais àquelas determinações dos códigos de gibis, às padronizações antigas, às mesmas coisas feitas há anos e anos. Quem não buscar realização profissional (caso faça apenas trabalho autoral), mas queira apenas ganhar dinheiro, é uma boa. Mas, muna-se de muita paciência, senão não vai aguentar tanta chatice e exigências. 
- RICARDO JAIME: Tinha gente que fazia isso mesmo de garimpar minhas assinaturas, nomes de personagens e logotipos escondidos nos desenhos que fazia para as editoras dos EUA. A idéia era mesmo fazer uma espécie de protesto velado contra as safadezas dos editores. Coisa nova para lá, não fiz mais. Nem amostras, pois enchi mesmo.
- RALF RISI: Não há mesmo glamor algum em trabalhar para os EUA. Dá uma certa fama e se conquista muitos leitores de fora do país, mas não há espaço para se desenvolver projetos pessoais. Eles o contratam exclusivamente para ser desenhista ou arte-finalista (roteirista então, é que não tem vez mesmo) dos personagens das editoras. Não há personalidade nesse trabalho. O artista é um mero ilustrador.
- LÉO DUARTE: Espera lá..! Se o que estou publicando aqui o está incentivando a procurar edições estrangeiras, então vou parar por aqui mesmo. Pois minha intenção é apenas narrar o que hoje é história. Na verdade, não faço questão alguma que um Brasileiro compre as traduções gringas ou mesmo as originais para apreciar o trabalho que fiz nelas. Para os Brasileiros eu desenvolvi o meu trabalho autoral, com personagens Brasileiros - Velta, Nova, Itabira, Homem de Preto, e etc. Eles são do meu trabalho autoral. São eles que me realizam profissionalmente. São eles que quero que venda aqui no Brasil. Foram criados para os Brasileiros, mas se os estrangeiros também se interessarem por eles, melhor ainda.
Nada a agradecer pelas palavras ou qualquer tipo de incentivo. Para mim, é obrigação. E ainda sendo para um bom amigo como você, é um prazer.
- MARCONI LAPADA: O problema é estar muito ocupado com diversos projetos e as encomendas. O desenho do Rodrigo foi uma breve folga que apareceu entre um e outro (visto que o desenho nem era tão detalhado, e assim foi fácil fazer). Mas qualquer dia faço algo nesse sentido. É só esperar a ocasião certa.
- MARCÍLIO FERREIRA: Sei o quanto gosta das minhas produções, e isso me alegra muito. Grato pelo envio de seu novo endereço. Se bem que assim que houverem novidades, elas serão noticiadas aqui. Portanto, dê semrpe uma olhadinha por essas bandas.
- HÉLCIO ROGÉRIO: Foi coisa do Deodato. Não estou dizendo isso por trás dele, pois ele me conhece bem, e sabe que quando digo algo, faço na frente e sem falsidade. Ele mudou as feições para que os editores não suspeitassem e se irritassem (e com isso, não pedissem mais trabalho).
Abraços a todos e grato pelas 52.130 visitas (mais de mil em um dia).
Emir
Comentários (10):
Em 30/03/2006, às 12:01:30, Sebastião Seabra | fotolog disse: E não é que beijou mesmo???
Hahahahahaha...
Seu trabalho é maravilhoso, EMIR.
Grande abraço!
Em 30/03/2006, às 13:16:08, Rod Gonzalez | página pessoal disse: Caramba Emir, tá foda com as mulheres dos quadrinhos hein? Depois de pegar a Kátia e traçar a Velta, até a Venenosa já passou pelos seus braços. Isso é que eu chamo de pegador!
Agora falando sério, parabéns pela postura de mostrar seus trabalhos realizados para os gringos e nos contar todas as dificuldades e dor de cabeça que é trabalhar para eles.
Isso só nos incentiva (quer dizer, a mim não porque já estou com a cabeça feita, mas a muitos desenhistas) lutarem pelo nosso próprio mercado. Ao menos a tão almejada união dá sinal de estar acontecendo, e você sem dúvidas é o grande responsável por tudo isso!
Em 30/03/2006, às 13:29:44, Tito Augusto | página pessoal disse: Pois é gente boa, tem como ñ ser fã desse cara ????
Vão no meu flog q postei o cartaz da recente expo de quadrinhos do Emir aqui em João Pessoa, contendo desenhos inéditos do novo álbum da Velta, Nova identidade, q tá todo mundo doido e pulando num pé só p q ele saia logo pq é todo em cores e c novidades incríveis em relação a Velta, nossa musa maior.
http://fotolog.terra.com.br/titoaugusto:15
Em 30/03/2006, às 14:29:27, Sandro Marcelo | fotolog disse: Eu tenho essa revista publicada pela Abril chamada Shazam, onde aparece essa página! E só agora pude entender o "logotipo malfeito" no peito do segurança... Olhando de perto você pode ver que do nome EMIR deixaram apenas as letras MI e apagaram parte das letras E e R. Mas dá pra ver partes das letras por baixo da elipse preta... Taí um mistério que eu jamais saberia...
Em 30/03/2006, às 18:23:26, Kal J. Moon | página pessoal | e-mail disse: Eu percebi na hora que era você, Emir...
Mas dá uma olhada no meu flog e veja a surpresa que o Ricardo Jaime me fez hoje por e-mail...
Em 30/03/2006, às 19:04:11, Léo Duarte | fotolog disse: Ô Mestre, se aborreça ñ! É coisa de fã, do tipo que quer guardar os trabalhos do artista que curto, e do amigo que prezo, só isso.
Mas fique tranquilo pq é MUITO difícil encontrá-las, e ñ fico procurando, na verdade, na época que saíram eu ñ me interessei por elas, beleza?
O amigo sabe que sou fã da Loira, e sem contestação!!!
Em 30/03/2006, às 19:53:00, Helcio Rogério | fotolog disse: Agora tá parecendo o Magnum...hehehe! É lenha essa parada que aconteceu contigo, é pro cara ficar virado na porra mesmo. De qualquer forma, a página ficou ótima, vc manda bem no traçado, parabéns.
Um abraço!
Em 30/03/2006, às 20:42:33, Rick Wolf | fotolog disse: Emir meu mano, seu trabalho é muito bom...como sempre!!!!! abração e obrigado pela visita ao meu blog...se quiser passar lá, estou atualizando quase tds os dias...
Em 31/03/2006, às 04:45:13, Erick Artmann | página pessoal disse: olá emir! fiquei um tempo sem postar, e praticamente sem tempo pra navegar; mas estou de volta com artes inéditas. legal esse lance de "making off", mostrando a arte em diferentes fases... só qm produz sabe q mesmo estas aà são apenas algumas das muitas etapas de um trabalho árduo, mas gratificante artisticamente (muitas vzs não financeiramente :S)
um abraço!
Não é possível comentar este post.
Limite de 10 comentários atingido.
--------------------------------------------------------------------------------
VOLTAR
À 1ª
MAIS POSTAGENS DO FOTOLOG, A SEGUIR: CLIQUE AQUI.
Volte à página principal, clicando aqui. |