Por que é tão fácil desanimar?
_ Por que a irmã acha que é tão fácil desanimar? – perguntei.
Após pensar um pouco ela me disse:
_ É mesmo, a gente desanima fácil mesmo!
Começamos nossa conversa durante o almoço e confidenciamos nossos “desânimos”.
Por que é tão fácil desanimar? E prosseguimos falando a respeito da tendência que o pensamento humano tem para o comodismo da carne, foi quando ela me confidenciou:
_ E eu que outro dia estava com um desânimo. Nem queria levantar da cama. Ás vezes chegava na igreja e já tinha vontade de ir embora. Mas eu não reclamava pra Jesus pois era preguiça mesmo. E eu não podia desanimar as outras irmãs sendo esposa de dirigente. Só Jesus para me dar forças para continuar...e nossa cooperação com a obra de Deus mal começou.
Entre uma garfada na salada e um gole de suco fomos trocando experiências e nos conhecendo um pouco mais (pois a irmã não participa da mesma igreja que eu). Foi uma conversa muito agradável e trouxe boa meditação na palavra de Deus. Depois fiquei pensando:  Se para muitos o desânimo é um dardo inflamado do maligno e se ele consegue nos atingir então nos falta fé, pois “o escudo da fé nos permite apagar todos os dardos do maligno” (Ef 6:16).
Que força é essa que o desânimo tem? De onde vem? Por mais que alguns prefiram ignorar o tema, outros o colocam em evidência. Na internet há pelo menos 135.000 sites abordando o assunto (incluindo desde diagnósticos médicos até páginas pessoais “desanimadas”) e também milhares de livros de auto-ajuda com receitas “infalíveis” para espantar o desânimo
O desânimo é até considerado normal para algumas pessoas, porém exageradamente é diagnosticado como causador de doenças autodestrutivas como a depressão. Mas afinal, o desânimo é de dentro para fora ou de fora para dentro? Algumas vezes não é preciso luta nem provação para desanimar o crente e sem desculpa nenhuma tem pessoas que lançam a mão do arado, e outras estão angustiadas com as lutas e acabam desanimando.
Quando Paulo disse “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados” (2Co 4:8) ele estava nos ensinando a não desistir. Se recorrermos ao dicionário veremos que desânimo é a ausência do ânimo, e este é sinônimo de espírito,alma, coragem, vontade!
Após o almoço lembrei-me do último culto no dia anterior quando o nosso dirigente falou sobre o fato de não sermos nada sem a presença de Deus!Este pensamento para quem vive sem acreditar em Deus pode ser desanimador...mas para nós que temos a Esperança de ir para o céu com Jesus Cristo e estar eternamente com Ele é uma idéia desafiadora. Somos desafiados a depender de Deus a cada instante e a deixar Ele transformar a nossa vida.
Foi assim que neste simples almoço pude sentir o quanto sou dependente do amor e da misericórdia do Senhor Jesus. Fiquei mais uma vez interrogando-me: “de que adianta meu diploma em papel amanteigado se o Espírito Santo não me ajudar a lutar contra o desânimo? Preciso muito de Jesus. Preciso muito conhecer mais e caminhar com Cristo”.
E finalmente fui digerindo junto com o almoço os sonhos, os planos e desejos que tenho para realizar em prol da obra de Deus e aos poucos me conscientizando que estes dependem também da minha boa vontade em OBEDECER o Ide de Jesus. Deus não irá obrigar-me.

Neste momento fiquei triste ao ver-me tão pálida no espelho espiritual de Deus...desejei ser melhor e arrependida me entristeci.
_ Tenho muito para aprender contigo Espírito Santo- sussurrei.
Então uma suave brisa de Paz inundou minha alma, como se o Espírito de Deus soprasse em meu coração: “Ensinar-te-ei...”

1Ts 5:14 Exortamo-vos também, irmãos, que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
Voltar