Completamente Entregue



Quando eu estava estudando a Bíblia para tornar-me um discípulos, percebi que eu nunca havia sido entregue a Deus antes, nem completamente sincero na minha busca e no meu relacionamento com Ele. Foi quando me vi de frente com a Bíblia e Deus me mostrando que era necessário me entregar. Somente homens que decidem se entregar a Deus e se comprometem a serem e fazerem discípulos podem ser batizados. Cada discípulo de Cristo é entregue, mas a nossa luta é para manter nossos corações entregues a cada dia.
Três chaves para ter um coração entregue, ao meu ver:

1. Para onde ir?
João 6:60-69

A vida cristã tem dificuldades. A mensagem não é fácil se não encararmos com fé. A grande multidão aqui abandona Jesus mesmo depois de terem visto ele multiplicando pães.

* A multidão não tinha corações entregues.

A resposta dos discípulos no v.67 não foi “É fácil! Vamos te seguir!”

Jesus diz no v.62: “E se virem?”
Não podemos ver Deus, e muitas vezes não dá para ter certeza que o caminho de Deus é melhor. As dificuldades vão aparecendo e começamos a perguntar em nossos corações se vale a pena seguir Jesus.

Mas é melhor mudarmos a pergunta: Vale a pena seguir o mundo?

Muitos lutam tanto com o mundanismo por se esquecerem de onde vieram. Olham demais para “as coisas boas do mundo” que deixaram de fazer e olham só para “as coisas ruins de estar no Reino de Deus”. Precisamos pensar em quanto é ruim o pecado e o quanto podemos nos enganar sobre a vida.

O quanto essa vida não nos oferece um propósito verdadeiro; as vidas destruídas pela imoralidade, pelo sexo fora do casamento gerando adultérios, lares destruídos, AIDS, crianças abandonadas; os relacionamentos impuros e sem respeito que o mundo oferece; as amizades falsas, superficiais e agradadoras; as ilusões de festas e dinheiro; as igrejas mornas e coniventes.

Não podemos nos enganar! Os prazeres do mundo são momentâneos e não nos preenche. Precisamos parar e pensar se temos para onde ir, se há outra direção verdadeira.

2. Sem fugir, nem se esconder
Neemias 6:9-11

Neemias foi um homem que se levantou para reconstruir as muralhas de Jerusalém depois do cativeiro. Não ouve nenhum chamado especial, ele não recebeu nada e ainda sacrificou o que tinha. Era um homem que tinha um coração entregue porque entendia que apesar de não ser ninguém em especial, era responsável por fazer algo. Ele tinha um coração entregue porque amava a Deus, amava o seu povo e queria fazer algo por isso.

E você? Como você olha para a igreja? Como você enxerga sua responsabilidade na missão de buscar e salvar os perdidos?

Quem vai se levantar para construir o Reino de Deus? Quem vai levantar o padrão de amor, de servidão, de profundidade nos relacionamentos, de sacrifício e de zelo por Deus? Quem vai se levantar para as próximas missões?

Podemos ter corações que vão assumir a responsabilidade ou nos escondermos no convívio da igreja. Não podemos permitir nossos corações divididos.

Só vamos ter corações completamente entregues se nossos sonhos estão no Reino de Deus. Se é pela missão que estamos vibrando, se é pela missão que estamos dando nossas vidas.

3. Estamos indo para o céu!
Colossenses 1:5-6

Precisamos sempre nos arrepender, crescer, batizar, cuidar uns dos outros, ser exemplo, etc. etc. Todas essas coisas são incríveis, porém pode nos desanimar se olhamos como deveres. Os mais entregues a Deus são os que se focaliza mais e querem mais estar no céu, com Paulo (Fp 1:20-21).

O mundo não tem esperança. Quando as pessoas entendem isso e perdem as ilusões do mundo se entregam à morte. Não é difícil notar a falta de esperança em tantos idosos. O mundo se cansa de lutar em algum momento. O v. 6 diz que a mensagem dá esperança para a vida dos perdidos. Não precisamos ter receio de convidar as pessoas. Não é para algo ruim que estamos convidando.

Eu lembro de como no começo da minha vida cristã eu tinha receio de convidar as pessoas. As vezes por achar que elas não iam gostar de ouvir, outras por vergonha, ou então por achar que a mensagem só iria trazer dificuldades para as pessoas.

Pessoas recebem mal a mensagem, mas nós somos o problema? A mensagem é o problema?

A mensagem é incrível! É uma mensagem de perdão, de verdade, de amor, de humildade, paciência, fidelidade, enfim, vale a pena lutarmos por essa mensagem e dar esperança verdadeira para as pessoas. E no fim vamos ser recebidos por Deus na Sua Glória eterna para o descanso com nosso Pai.

Que tenhamos corações completamente entregues a Deus e a missão para que Seu nome possa ser glorificado!


Voltar à página anterior