Quando Deus pede de volta



Jeremias 37 Sentir-se ameaçado não é muito agradável. Muitos se queixam da mensagem de Deus, ou da maneira como Ele coloca as coisas ou em como seus mensageiros a anunciam. Reclamaram de João Batista, pois ele era esquisito (comia gafanhotos e usava cinto de couro) e não se envolvia com as pessoas, mas reclamaram de Jesus também que se envolvia com as pessoas e comparecia a festas. Se estivermos procuramos uma mensagem para melhorar nossa vida aqui na terra devemos nos manter longe do cristianismo usando todas as desculpas possíveis. (1 Co 15:19)

É muito inspirador ver o quanto a mensagem muda nossas vidas, nossos relacionamentos, nosso caráter, nossas lutas. É incrível ver as promessas de Deus para nós. Com Jacó (Gn28:12-15) a promessa de Deus incluía a terra prometida aos seus descendentes. Porém séculos depois surge um homem, Jeremias, dizendo-se profeta do Deus Eterno, anunciando que o povo de Judá deveria entregar-se a Babilônia, deixando a terra prometida para trás, pois essa era a vontade de Deus.

A Terra Prometida? Não!!!

Algumas vezes achamos que servir e fazer a vontade de Deus é complicado em nossos dias, que é muito radical e incompatível com nossas época ou com nossa expectativa. Isso me dá muita certeza de que a mensagem é mesma de outros tempos: ENTREGA.

As bênçãos que Deus nos dá podem nos afastar dele por causa da maldade dos nossos corações. Não por elas serem ruins em si, mas por nos apegarmos demais a elas e nos afastarmos de Deus. Ele avisa muitas vezes, nos chama atenção para a idolatria, até que então pede para entregarmos algo ou simplesmente nos tira.

Algumas vezes estamos tão enganados pelos nossos corações que de repente nos deparamos perdendo coisas que só então descobrimos ser nossos ídolos.

É assim com a alegria, com os prazeres, com a diversão, com os relacionamentos, amizades. Deus criou cada uma dessas coisas, mas não para ser nossos deuses.

O povo de Israel pecou feio. E o orgulho de possuir a terra prometida os impedia de se quebrantar diante de Deus. A independência (política e de Deus) impedia o arrependimento profundo.

Nosso coração quer independência. Quer ir e vir, navegar pelas ondas das emoções e agir de acordo com o vento dos nossos desejos. A obediência é uma palavra ameaçadora. Cativeiro não parece compatível com um "Deus de amor"!

Naquela época, os profetas locais não tinham a mensagem de Deus. Profetizavam que tudo iria bem, que Jerusalém resistiria aos ataques da Babilônia. Mas a vontade de Deus era que eles se entregassem.

"Entregar a promessa que Deus fez a Israel? A terra de prosperidade do seu povo? Como Deus poderia pedir isso? Por que tamanho castigo? Por que Deus tiraria do seu povo a coisas mais importante?"

A resposta está na própria pergunta. O ponto é que a coisa mais importante é Deus e não suas bênçãos, não suas promessas.

Quando Deus retira Suas bênçãos sobre você qual a sua atitude? Quando Deus parece não cumprir Suas promessas o que você faz? Volta para Ele ou se amarga?

Às vezes não se trata de entender o porquê Deus faz assim. Nunca vamos compreender tudo, principalmente com nossa sabedoria. É fácil reconhecermos que os desafios na vida dos outros vão ajudá-los, mas reconhecer isso em nossa vida com fé é mais difícil.

Muitos anunciam por aí a fora que Deus não quer que nos entreguemos completamente, que podemos ficar tranqüilos nessa Jerusalém em que vivemos, que Deus nos fará prosperar aqui nessa vida, que essa é realmente a Terra Prometida. Eu prefiro ver isso aqui pegando fogo e estar na Jerusalém verdadeira!

Deus não está preocupado com essa vida. Ele deu a dele por nós para mostrar que há algo melhor quando confiamos nele. O caminho da cruz, da entrega total por amor aos perdidos.

Adivinha o que acharam da mensagem na época?

Que o problema estava com o mensageiro. Acusaram Jeremias de desertor (v.13), o espancaram (v.15) e o prenderam em uma cela subterrânea (v.16) para que ninguém mais fosse incomodado por essa mensagem assustadora.

No capítulo 38 a mensagem continua a mesma: entreguem-se. Acusam Jeremias de estar desencorajando o povo. Quando alguém acusa um profeta de Deus assim as perguntas a serem feitas são outras:

- Há motivos para encorajar o povo?
- Há motivos para encorajar a falta de arrependimento?

Zedequias, rei de Judá, no seu íntimo sabia que Jeremias está certo - no fundo sempre sabemos - mas tinha medo da reação das pessoas e das conseqüências disso na sua vida.

Deus faria seu povo prosperar. Ele poderia retirá-los da Babilônia como fez no Egito, e como fez depois, mas eles precisavam se entregar.

Qual área da sua vida precisa ser entregue hoje?

Deus quer nos ajudar, mesmo quando a mensagem nos ameaça, mesmo quando pede suas bênçãos de volta. Pois o Senhor trabalha para o bem daqueles que Ele ama. Que isso não seja uma ameaça, mas uma esperança para você hoje!



Voltar à página anterior