Voltar

 

 

                                      Estudo Biblico

 

Arrependimento e fé
por Marcos Antonio de Oliveira


".. Veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus, e dizendo: o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no Evangelho" Marcos1:14,15.
Notemos a natureza da pregação de Cristo: "Arrependei-vos e crede no evangelho"..
Este é o mesmo sermão que todos os pregadores de Deus têm feito desde o princípio do mundo. De Noé a nossos dias o tema principal das pregações tem sido: "arrependei-vos e crede".
O apóstolo Paulo disse aos presbíteros de Éfeso, quando despediu-se deles, que a substância de tudo que havia ensinado era conversão a Deus e a fé em Jesus Cristo. (Atos 20:21). O seu ensino, fundamentava-se no melhor de todos os precedentes: o exemplo que havia dado o Mestre dos mestres. O arrependimento e a fé eram pontos principais do ministério de Cristo, pontos em torno dos quais se desenvolvam os ensinamentos de todo o ministro que fielmente serve ao Senhor.
Por natureza, todos nascemos em pecado e necessitamos de arrependimento, conversão e novo-nascimento, se quisermos ver o reino de Deus. Por natureza, somos culpados e estamos condenados perante o justo Juiz, que é Deus. Se desejamos ser salvos, temos que recorrer à esperança que o evangelho nos apresenta e precisamos crer nele. Todos nós, mesmos arrependidos, precisamos aprimorar, diariamente, nosso sentimento de arrependimento pelos caminhos tortuosos em que antes estávamos; embora cristãos, precisamos de constantes exortações para o aumento da nossa fé.
Podemos chegar ao céu sem o saber, riquezas, saúde e grandes realizações em nossa vida terrena, porém, se morrermos impenitentes e incrédulos, nunca poderemos alcançá-lo. Para sermos salvos é indispensável um novo coração, transformado pelo poder de Deus e cheio de verdadeira fé no Redentor.
O fato de ser membro de uma igreja ou receber absolvição sacerdotal, a ninguém salva. Só é salvo aquele que se arrepende, crê de todo o coração e aceita a Jesus como Salvador. Só Ele (Jesus) tem poder para salvar o mais vil pecador e fazê-lo filho de Deus !.
"Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12